Governador Wilson Witzel pretende fortalecer a Polícia Civil

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o governador Wilson Witzel afirmou que pretende fortalecer a atuação da Polícia Civil-RJ.

02/01/2019 16:18 | Atualizado: 02/01/2019 18:24

02/01/2019 16:18 | Atualizado: 02/01/2019 18:24

É grande a expectativa para o concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro . Autorizado em meados de 2018 pelo então governador Luiz Fernando Pezão, o concurso está em fase de definição de banca organizadora. Durante uma coletiva de imprensa, realizada logo após a cerimônia de transmissão de cargo do novo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel ressaltou a necessidade de fortalecer a Polícia Civil. 

Governador priorizará a Segurança
Pública em sua gestão
(Foto: Divulgação)

Segundo o governador, serão feitos investimentos em inteligência para reduzir custos desnecessários e aumentar a qualidade do serviço público. Embora não tenha falado sobre o concurso para a PC-RJ, tudo leva a crer que essa seleção deverá acontecer em breve, visto que a questão da Segurança Pública é uma das prioridades do governo de Witzel. 

"Vamos reorganizar a Segurança Pública. Vou usar como base meus conhecimentos em Direito Penal para combater o tráfico e o crime organizado", defendeu Wilson Witzel em seu discurso.

O governador aproveitou a ocasião para reforçar que as despesas orçamentárias devem ser analisadas com cuidado.

"Temos que fazer com que alguns contratos sejam revistos para que possamos tomar medidas orçamentárias. O orçamento é deficitário e há necessidade material para se cumprir hoje os mínimos constitucionais, mas as medidas que vamos tomar até o final do ano vão permitir que o défict seja suprido", garantiu.

Durante o período eleitoral, o então candidato concedeu uma entrevista à FOLHA DIRIGIDA em que falou sobre os concursos da PM e da Polícia Civil. Confira a entrevista na íntegra.

Fundação Ceperj é a mais cotada por organizar a seleção

A seleção deverá ofertar vagas para delegado e oficial (antigo inspetor). A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) é a mais cotada para organizar o concurso para a Polícia Civil-RJ. Essa prioridade obedece ao que está previsto no  Decreto 42.298/2010.

A estrutura do concurso também já está definida. Os candidatos serão submetidos a cinco etapas de seleção:

  • Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Exame Médico, de caráter eliminatório;
  • Curso de Formação Profissional, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito, de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Academia Estadual de Polícia Civil Silvio Terra.

De acordo com o órgão, o termo de referência do concurso, documento que serve como base para a elaboração do edital, está em processo de finalização. O documento apresenta alguns detalhes como a estrutura das provas, cronograma e estimativa de números de candidatos interessados nessa seleção.

É através do termo de referência que as empresas candidatas a organizar o concurso conhecem mais detalhes da seleção. 

PC-RJ: Direito Penal — Estatuto do desarmamento

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!