Quem sonha em ingressar na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pode contar com novas oportunidades, além dos concursos que estão em andamento. Isso porque a intenção do secretário da PC RJ, delegado Allan Turnowski, é 'abrir um concurso atrás do outro' na corporação.
A revelação foi dada em live no Instagram na noite desta quarta-feira, dia 12.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de chamada de excedentes do concurso em andamento, o titular da corporação falou das possibilidades reais disso acontecer, mas também destacou que aqueles que não forem aprovados agora terão novas chances.
"A gente sabe que a necessidade da Polícia Civil é muito maior do que as vagas abertas. Existe hoje um Regime de Recuperação Fiscal que, para você aumentar o número de vagas, você tem que cumprir uma série de exigências. E é óbvio que, no momento certo, a gente vai ver a necessidade das polícias para tentar colocar o máximo de pessoas possíveis na nossa polícia por uma questão de necessidade. Mas independentemente dessa questão de buscar mais vagas neste concurso, uma coisa é certa: vai ser um concurso atrás do outro. Então perdeu esse, continua estudando porque a gente vai abrir outro", disse Allan Turnowski.
Sobre a convocação de aprovados, além das vagas imediatas no concurso atual, o delegado falou que está em contato com o Governo do Estado e a PGE RJ para isso, já que a carência de pessoal na corporação é muito grande.
Hoje a PC RJ trabalha com cerca de 20 policiais por delegacia, número muito aquém do ideal.
"Hoje eu trabalho com 8.300 homens. Desses, 700 são readaptados, 2 mil em abono de permanência e mais 2 mil entre perícia e administrativos. Então estamos falando aí de 3.500 a 4 mil homens na ponta para 200 delegacias. Dividindo, dá 20 policiais por delegacia. Isso não é nada. Então é óbvio que tem uma necessidade, uma emergência nos nossos concursos", pontuou.
O secretário também foi questionado sobre a previsão de contratação dos aprovados do concurso em andamento. De acordo com ele, será de forma iminente à conclusão do concurso.
"Vou querer o mais rápido possível. No dia que forem aprovados, quanto tempo demora para todo mundo assinar a ficha? É isso que vai demorar. Nem um dia a mais", disse o secretário.
Allan Turnowski fez questão de enfatizar que o cronograma dos concursos da PC RJ estão mantidos. Surgiram dúvidas nos últimos dias em virtude do aumento de casos de Covid em todo o país e também no Estado do Rio de Janeiro. O titular da corporação descartou qualquer adiamento.
"O cronograma está mantido. Os concursos estão sendo realizados pelo Brasil e não estão sendo suspensos. Nós vamos cumprir todos os protocolos, distanciamento, máscaras... Então peço que continuem focados, estudando, porque vai ter a prova e eu preciso de vocês aqui em breve. Precisamos desse pessoal vocacionado entrando para combater o lado do mal e fortalecer as fileiras do bem", destacou.
As avaliações objetivas estão marcadas para os seguintes dias:
Os exames para perito legista e perito criminal já foram aplicados em dezembro de 2021.
O secretário também deixou uma mensagem aos mais de 270 mil candidatos da seleção da PC RJ.
"Vocês vão ser recebidos como aqueles que vêm para somar, para fortalecer a instituição. Só tragam a vocação e a vontade de ser policial. O resto a gente vai ensinar e estaremos juntos nos momentos para viver esse filme de aventura policial. Você vai ver que faz parte da melhor profissão do mundo", concluiu.
Confira a seguir os detalhes das provas que ainda serão realizadas:
Para auxiliar de necropsia, as provas objetivas terão 60 questões, das quais 30 sobre Conhecimentos Gerais (20 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática) e 30 de Conhecimentos Específicos (Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas, Noções de Prova no Processo Penal e Noções de Direito Administrativo).
As provas objetivas serão compostas por 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa) e 40 de Conhecimentos Específicos (Anatomia e Fisiologia Humanas, Noções de Prova no Processo Penal e Noções de Direito Administrativo).
Os exames objetivos terão 100 questões, das quais 30 de Língua Portuguesa, 60 de Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional) e 10 de Conhecimentos Básicos de Informática.
A prova para inspetor será composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Língua Portuguesa, 60 de Conhecimentos Específicos (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Leis Especiais, Direito Processual Penal) e 10 de Conhecimentos Básicos de Informática.
O exame terá 100 questões, das quais 20 de Direito Penal, 20 de Direito Processual Penal, 20 de Direito Administrativo, 20 de Direito Constitucional, 10 de Direito Civil e 10 de Medicina Legal.
O concurso ainda será composto pelas etapas de: teste de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico, curso de formação e investigação social.
Ao todo, o concurso Polícia Civil RJ registrou o total de 271.026 inscritos. Mais de 120 mil inscrições foram somente para o cargo de investigador, que exige o ensino médio completo.
Outros destaques são auxiliar e técnico de necropsia, carreiras com mais de 30 mil candidatos cada. A relação de inscritos no concurso PC RJ 2021 ficou da seguinte forma:
Você sabia que a Folha Dirigida tem curso preparatório para ingresso na Polícia Civil do Rio? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação para esta reta final. São videoaulas, material escrito e questões comentadas.
Garanta já a sua participação no Reta Final PC RJ AO VIVO - Auxiliar e Técnico de Necropsia
Garanta já a sua participação no Reta Final PC RJ AO VIVO - Investigador e Inspetor