Concurso PM PR e PC PR: deputado fala sobre provas, déficit e mais

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, deputado Mauro Moraes fala sobre o concurso PM PR, Bombeiros PR e Polícia Civil PR. Confira!

05/06/2020 05:30

Por: Juliana Goes

05/06/2020 05:30 - Por: Juliana Goes

O Estado do Paraná realiza diversas seleções públicas este ano, entre elas os concursos Polícia Civil PRPM PR e Bombeiros PR. Um dos apoiadores e que acompanha de perto ambos os processos é o deputado estadual, Mauro Moraes. 

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o parlamentar fala, com exclusividade, sobre a importância de ambos os concursos para o estado, previsão de convocações e adiamento da primeira fase da seleção: a prova objetiva.

Segundo Mauro Moraes, a realização dos concursos PM PR e Bombeiros PR ocorre após uma longa espera desde o último edital, publicado em 2012. "Foram muitas tentativas de diálogo com o governo passado para a abertura de um novo processo de seleção para policiais e bombeiros militares", diz.

Ainda de acordo com o deputado, é evidente que, em oito anos, o déficit da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros aumentou.

"A demora não é descaso do estado com a área da Segurança Pública, mas as restrições ao aumento de despesas na folha de pessoal. Para a abertura do edital 2020, o Governo do Paraná compôs uma comissão para analisar a capacidade de arcar com as despesas da nomeação de servidores", explica. 

O mesmo ocorre com o concurso Polícia Civil PR, que é cobrado antes mesmo do atual governo de Ratinho Jr. "Desde a gestão passada, tenho articulado politicamente a reposição e ampliação do quadro funcional", diz o deputado.

Quer sair na frente nos estudos para o concurso PC PR? Clique AQUI!

Segundo o parlamentar, o Paraná possui hoje um déficit preocupante de delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas, prejudicando assim o trabalho diário nas delegacias.

"Existe ainda um grande número de municípios paranaenses que não contam com um único delegado, sobrecarregando comarcas vizinhas e atrasando investigações", diz. 

Déficit de servidores na área da Segurança

Mauro Moraes explica que as cidades cresceram e a demanda por todos os serviços também. "Com a população maior, o trabalho das polícias Civil e Militar também aumentam, pois a parte preventiva exige um trabalho estratégico realizado não apenas nas ruas", explica.

"Ou seja, a ampliação do quadro funcional tem que acompanhar a evolução dos municípios do estado. É evidente que faltam profissionais na área da Segurança Pública e que o número atual está abaixo do ideal", revela o parlamentar.

Segundo o deputado, houve um aumento de quase 20% do número de policiais civis nos últimos anos. Porém, com o crescimento populacional, esse percentual mantém o déficit total de profissionais na faixa de 35%

Na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Paraná a situação, de acordo com o deputado, é igualmente preocupante.

"O número de policiais militares que nos últimos anos foram para a reserva é superior ao de ingresso de soldados nos últimos anos", explica. 

Provas dos concursos PM PR e PC PR

A realização das provas objetivas preocupa os candidatos de ambas as seleções. No caso do concurso PM PR e Bombeiros PR, as avaliações para soldados foram adiadas. Os exames estavam marcados para o dia 28 de junho, mas devido à pandemia seguem agora sem uma nova data.

 

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!

OU

Já possui uma conta?

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Concursos abertos

Polícia Civil-PR - 2020 - investigador, papiloscopista e delegado

PR
Até R$18280,05
Fund...
400 vagas