MP recomenda lockdown em Belém e concursos PM e PC PA correm risco

Belém também poderá ser afetada com um lockdown, que foi recomendado pelo Ministério Público. Isso afetará os concursos PM e PC PA.

04/03/2021 16:59 | Atualizado: 04/03/2021 18:01

Por: Mateus Carvalho

04/03/2021 16:59 | Atualizado: 04/03/2021 18:01 - Por: Mateus Carvalho

Mais uma capital corre o risco de entrar em estado de lockdown nos próximos dias. O Ministério Público do Estado do Pará recomendou que o município de Belém, capital paraense, suspenda serviços não essenciais e entre em lockdown.

Essa medida imediatamente afetaria a realização dos concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar, que estão previstos para este mês.

O registro da recomendação do MP PA foi publicado pela delegada Flávia Leal. O MP dá as seguintes recomendações ao Estado do Pará:

  • criação e ampliação do número de leitos clínicos e de UTI de internação nos hospitais de referência para Covid-19, elencados nos Planos Estadual e Municipal de contingência; 
  • a imediata suspensão total do funcionamento de serviços não essenciais (lockdown) na Região Metropolitana I e no município de Belém, respectivamente;
  • após a decretação do lockdown,a  adoção de estratégias adequadas para continuidade da campanha de vacinação contra Covid-19.

Ainda de acordo com o documento, o MP PA dá um prazo de até 48 horas para que as autoridades se manifestem, de forma fundamentada, de modo que acatem de forma parcial ou total a presente recomendação.

(Foto: Seplad/PA)
Concursos PA podem ser suspensos se confirmado lockdown em Belém
(Foto: Seplad/PA)

Governador do Pará promete antecedência em caso de suspensão

Até o momento, os concursos PA estão mantidos. Mas, tudo pode acontecer a qualquer momento, haja vista que Belém, a capital, é o principal polo de provas de todos os concursos com avaliações previstas.

Nesta quinta-feira, 4, o governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho, falou sobre um possível adiamento e prometeu antecedência.

O chefe do executivo paraense explicou que, enquanto houver segurança, as provas estarão mantidas. Mas, observará o cenário epidemiológico. E, se for necessário suspender, ele fará isso com pelo menos uma semana de antecedência.

Inicialmente, o governador se posicionou pelas redes sociais. Mas, agora, afirma em um vídeo que circula na internet, dizendo:

“Nós estamos avaliando a partir do cenário epidemiológico, se até a prova do dia 21 houver segurança epidemiológica de que as provas poderão ser realizadas, elas serão feitas. Vamos ter a certeza com pelo menos uma semana de antecedência […]”, disse Barbalho.

Em fevereiro, Barbalho se posicionou pelas redes sociais a favor de manter as provas no dia 21, dizendo:

"A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplad) informa que o cronograma referente ao concurso da Polícia Civil permanecerá conforme o que já foi divulgado, obedecendo todas as recomendações e medidas de prevenção necessárias.   #EquipeHB  "

Vale destacar que, de lá para cá, tudo mudou. O cenário nas últimas semanas é bem mais cauteloso e o Brasil vem batendo recordes de mortos em 24 horas. 

Deputada pede que concurso PC PA seja suspenso

Além disso, o que reforça a possibilidade de suspensão do concurso PC PA e adiamento das provas é um ofício enviado pela deputada Vivi Reis (Psol). Ela protocolou o pedido junto à Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).

De acordo com a parlamentar, um argumento importante para suspender as provas da Policia Civil é o quantitativo de inscritos. Estão inscritos mais de 130 mil.

Em uma outra publicação, a deputada disse:

"O @GovernoPara anuncia um novo decreto que prevê o endurecimento nas medidas de contingência do Coronavírus no estado. Nesse momento de alerta que atravessamos no país e no Pará, o enrijecimento no combate ao Coronavirus é muito importante. As vidas devem ser a nossa prioridade.

Somente nos dois primeiros meses de 2021, cresceu 225% o n° de óbitos no Pará. Permanecer em casa é uma necessidade urgente para salvar vidas, mas é preciso também dar as garantias de sobrevivência para o nosso povo. Por isso, o retorno do auxílio emergencial é urgente e imprescindível."

Na tarde desta quarta-feira, 4, a pasta responsável publicou pelas redes sociais informes de segurança e manuais de conduta para a aplicação das provas de concursos públicos. Por ora, os exames seguem mantidos no Estado do Pará.

Folha Cursos

Prepare-se com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Polícia Civil-PA - 2020 - delegado, escrivão, investigador e papiloscopista

PA
Até R$18050,00
Fund...
1088 vagas

Carregando...