15/09/2020 08:45 | Atualizado: 15/09/2020 12:31
Por: Mateus Carvalho
Perto de oficializar a vitória do Instituto AOCP como banca do concurso PC PA, a Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará - Seplad ainda aguarda a fase de recursos. A pasta divulgou que ainda faltam algumas decisões.
De acordo com a Seplad, o processo licitatório está em fase de impugnação de recursos contra o resultado da segunda fase. Em seguida, entrará na fase de decisão por parte da comissão, que vai submeter à autoridade competente quanto aos recursos.
Com tudo solucionado, a pasta divulgará se será possível, ou não, oficializar a contratação do Instituto AOCP. Vale lembrar que a banca foi a vencedora da segunda fase e está a um passo de assinar o contrato.
O nome da banca foi revelado pela própria Seplad. Em nota, a pasta afirma que a empresa obteve o melhor resultado após as análises da comissão especial de licitação, após a 2ª fase do processo licitatório, que aconteceu no dia 20 de agosto, com a presença das seis bancas habilitadas.
Também concorreram ao processo licitatório outras cinco bancas, sendo elas: Iades, Cebraspe, Cetap, Fadesp e Consulplam. A Secretária adjunta de gestão e modernização da Seplad, Josynélia Tavares, disse que a gestão trabalhou para que a licitação fosse realizada o mais breve possível, de forma transparente:
“O concurso da PM e da PC é um compromisso de governo com a categoria, que já possui uma defasagem de servidores, em razão de vacâncias no quadro. Nesse sentido, a Seplad, por meio da Diretoria de Gestão e logística e em conjunto com a comissão formada para a licitação desses concursos, vem trabalhando sem medir esforços, para dar continuidade ao processo de seleção da banca organizadora, buscando a melhor proposta no quesito técnica e preço, envidando pela legitimidade e o devido processo legal em todas as fases, sem perder o ritmo intenso de trabalho objetivando a conclusão dessa seleção o mais breve possível”, destacou Josynélia Tavares.
O próximo edital é aguardado não somente pelos candidatos, mas também pela corporação, que espera renovar o efetivo e suprir uma carência que cresce a cada ano.
Segundo a delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo, o efetivo está muito abaixo do esperado. E, segundo ela, isso faz com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipe.
"Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente", explicou.
A Seplad prevê e trabalha para divulgar o concurso ainda este ano, com a publicação do edital. Dessa forma, ela age com celeridade nos preparativos e na escolha da banca.
Uma notícia pegou muitos de surpresa na última semana. A Polícia Civil do Estado do Pará não será mais comandada por Alberto Teixeira, que lutou de forma assídua e transparente por este concurso. Ele mesmo, antes de deixar o cargo, comentou sobre a expectativa de aplicar provas no início de 2021.
“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.
O novo diretor-geral da corporação é o delegado Walter Resende de Almeida, que tomou posse em 1994 e já passou por diversas unidades. Ao que tudo indica, a mudança não deve impactar na publicação do edital, que é de suma responsabilidade da Seplad.
O quantitativo de vagas do concurso já está confirmado, bem como os cargos que serão ofertados, sendo todos de nível superior. A oferta será de 1.495 vagas, sendo:
Delegado | 265 vagas |
Escrivão | 252 vagas |
Investigador | 818 vagas |
Papiloscopista | 160 vagas |
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!
✔ E-books
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Polícia Civil-PA - 2020 - delegado, escrivão, investigador e papiloscopista