Concurso Polícia Civil-MT: resultado final sairá na sexta-feira, 9
Os candidatos do concurso PC-MT poderão consultar o resultado final da seleção na data provável do dia 9 de novembro.
06/11/2018 11:19 | Atualizado: 12/11/2018 10:15
06/11/2018 11:19 | Atualizado: 12/11/2018 10:15

Os candidatos do concurso para o cargo de delegado substituto da Polícia Civil do Mato Grosso (PC-MT) terão que esperar mais um pouco. É que os resultado finais na investigação social e da seleção serão liberados na próxima sexta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado e também no site do organizador, o Cebraspe. 

Os resultados estavam previstos para serem publicados na segunda-feira, 5. No entanto, o organizador emitiu um comunicado adiando a divulgação. O motivo do adiamento não foi informado. O comunicado pode ser consultado no site do organizador. 

Comunicado sobre divulgação do resultado final:

Mais de 13 mil pessoas se inscreveram para o concurso da PJC-MT. A seleção é para formação de cadastro reserva para a carreira de delegado substituto. Quem for nomeado terá remuneração inicial de R$19.316,46, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Os inscritos foram avaliados por prova objetiva, prova discursiva, prova oral, análise de títulos, exame de saúde, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica e investigação social. 

As provas objetivas foram compostas por 30 questões sobre Conhecimentos Gerais e Espefícicos. Os conteúdos de Conhecimentos Gerais foram: Língua Portuguesa, Princípios da Ética e da Filosofia, Geografia, História, Política e Economia do Mato Grosso. 

E as disciplinas de Conhecimentos Específicos foram de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Complementar. 

Já avaliação discursiva consistiu em cinco questões, no valor de oito pontos cada, e os participaram tiveram que respondê-las em até 20 linhas. As disciplinas cobradas foram sobre Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Complementar.

Resultado final do concurso PC-MT será divulgado no dia 9 de novembro.
(Foto:Divulgação/PJC)

Concurso PJC-MT já foi investigado e suspenso por 60 dias

O concurso para a Polícia Civil já foi alvo de investigações. Após suspeita de irregularidades durante a aplicação da prova objetiva, a seleção ficou parada por 60 dias. Uma das suspeitas de fraude era a constatação dos lacres dos envelopes rompidos antes da avaliação. A avaliação objetiva foi aplicada no dia 8 de outubro de 2017. 

Houve também alguns relatos de candidatos em grupos  sobre vazamento de fotos dos gabaritos, bem como a suspeita de que imagens da prova circularam em grupos de estudo. 

A princípio, a Polícia Judiciária Civil ficou responsável por investigar o caso. Mas logo após, as investigações seguiram para o Ministério Público. A investigação e a conclusão do inquérito sobre as suspeitas de fraudes durou, aproximadamente, quatro meses. 

O Ministério Público concluiu que houve falha processual, uma vez que o inquérito foi baseado em uma falsa perícia que atestou violação dos envelopes das provas do concurso. A decisão de arquivamento foi do promotor de justiça Ezequiel Borges, da 6ª Promotoria de Justiça Cível da Capital.

Em julho deste ano, porém, uma nova polêmica envolveu o concurso de delegado. O MP abriu novas investigações sobre irregularidades no TAF. A apuração começou após o órgão obter informações de que todos os candidatos que concorreram às vagas reservadas para pessoas com deficiência foram eliminados. 

No entanto, em agosto o Ministério Público decidiu arquivar as investigações. O motivo se deu porque, de acordo com o órgão, não foram apresentados indícios suficientes de ilegalidade para propor uma ação judicial. 

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...