PC MG 2018: Assembleia Legislativa solicita cronograma de nomeações

Informações sobre concurso PC MG vão permitir que a Comissão acompanhe a recomposição do deficitário quadro de escrivães de Polícia.

05/04/2021 14:21 | Atualizado: 05/04/2021 14:55

Por: Natalia Fuly

05/04/2021 14:21 | Atualizado: 05/04/2021 14:55 - Por: Natalia Fuly

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais publicou um requerimento visando obter informações sobre o cronograma de nomeações dos candidatos aprovados no concurso Polícia Civil MG, realizado em 2018 para Escrivão de Polícia. 

O pedido foi divulgado por meio de um relatório publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais da última quinta-feira, dia 1º de abril de 2021.

O documento solicita que o presidente da Assembleia envie à Secretaria de Estado de Governo (Segov) e à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais um pedido de informações consubtanciadas no cronograma de nomeação, conforme o anúncio feito pelo secretário de Governo em 30 de novembro, durante o Assembleia Fiscaliza. 
 

PC MG 2018: Assembleia Legislativa solicita cronograma de nomeações (Foto: Divulgação/ Segurança MG)
PC MG 2018: Assembleia Legislativa solicita cronograma
de nomeações (Foto: Divulgação/ Segurança MG)


Ao fazer esse pedido, a Casa está cumprindo sua atribuição constitucional de fiscalizar a maneira como o Poder Executivo está desempenhando suas funções. E as informações vão permitir que a Comissão acompanhe a recomposição do deficitário quadro de escrivães de Polícia da PC MG.

 

Pedido de novo concurso PC MG é apresentado ao chefe da corporação

Atualmente, a Polícia Civil de Minas Gerais conta com mais de 7 mil cargos vagos, chegando a 50% das vacâncias. E as entidades de classe seguem se movimentando para pressionar o Estado pelo novo concurso Polícia Civil MG.

No último dia 16 de fevereiro, essas Entidades de classe da PC MG estiveram reunidas com a chefia da PC MG para fazer diversas reivindicações para melhorias nas condições de trabalho dos policiais civis. Dentre elas está o pedido de realização do concurso Polícia Civil MG para os cargos vagos na corporação.

As entidades de classe representando a categoria no encontro como novo chefe da PC MG, Joaquim Francisco, eram Sindpol/MG, Sindep/MG, Aespol/MG, Sinapol, Acemg, Sindepominas, Sindpecri, AMML/MG e Feipol Sudeste (Federação Interestadual dos Policiais Civis).

De acordo com informações do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol MG), Joaquim disse que fará o possível para melhorar a Instituição, ouvindo também demandas trazidas pelas entidades de classe que representam a Polícia Civil.
 


Últimos concursos foram em 2018 e 2013

O concurso PC MG realizado em 2018 foi para os cargos de escrivão e perito. Mas para as carreiras de perito, médico, analista e técnico, a última seleção foi realizada em 2013. 

O edital trouxe a oferta de 1.497 vagas. Das oportunidades, 121 eram de médico legista e 95 de perito criminal. Outras 415 eram para analista e 866 para técnicos. 

Sob organização da Fumarc, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Eram 60 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Criminalística, Noções de Medicina Legal, Noções de Contabilidade, Noções de Informática e Direitos Humanos, variando de acordo com o cargo.

As demais etapas compreendiam:

  • avaliação psicológica;
  • exames biomédicos e biofísicos;
  • investigação social; e
  • curso de formação policial. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Polícia Civil-MG - 2018 - Escrivão

MG
Não informado
Fund...
119 vagas

Carregando...