Concursos PCDF podem ter provas a partir de maio? Entenda!

Diretor-geral da PC DF acredita que provas correrão em breve. Qual previsão pode estar certa? Confira!

11/01/2021 19:05 | Atualizado: 12/01/2021 14:14

Por: Natalia Fuly

11/01/2021 19:05 | Atualizado: 12/01/2021 14:14 - Por: Natalia Fuly

Contrariando as expectativas dos candidatos, de acordo com o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, as provas dos concursos PC DF podem ocorrer somente a partir do mês de maio. 

Em entrevista para o Correio Braziliense, na tarde desta segunda-feira, 11, o secretário afirmou que, mesmo com a proximidade de uma vacina, é necessário esperar que todos estejam imunizados para que as etapas sejam realizadas em total segurança. 

Eu estava lendo hoje pela manhã que apesar de a vacina estar chegando, acho que uma segurança somente a partir do mês de maio. Foi o que estava lendo hoje, um especialista da Saúde falando. Não é porque está vacinando todo mundo que imediatamente nós vamos ter uma imunização. Então, assim, no mínimo no mês de maio.

Secretário de Segurança Pública do DF acredita que provas do concurso PCDF só serão realizadas a partir de maio (Foto: Lucio Bernardo Jr)
Secretário de Segurança Pública do DF acredita
que provas do concurso PCDF só serão realizadas
a partir de maio (Foto: Lucio Bernardo Jr)


Os concursos para a Polícia Civil do Distrito Federal estão suspensos desde setembro do ano passado, devido à pandemia de Covid-19. E Anderson lamenta que as seleções não puderam ser realizadas até o momento.

A Polícia Civil tem um déficit muito grande de policiais, agente de polícia, escrivães de polícia. Um déficit gigantesco. Isso impacta no nosso trabalho, não tenho dúvida disso. E soltamos o concurso, talvez o maior concurso da história da Polícia Civil. No entanto, ele não foi realizado. A gente não conseguiu realizar nem a primeira fase ainda.

Todos os fatores ainda precisam ser analisados pela Polícia Civil para definir o melhor momento para que os concursos sejam realizados. No entanto, o secretário destaca seu interesse em ter mais policiais nas ruas:

Para se ter uma ideia, o cancelamento dos eventos em razão da pandemia liberou todo um efetivo policial para as ruas. Quantos policiais a gente coloca em jogos, manifestações, eventos e tudo enfim? Não atender a isso e ter que tirar esse efetivo e colocar nas ruas, nos ajudou demais. Então veja que eu tenho um déficit muito grande de policiais. Eu sou o maior interessado nisso. Agora vamos fazer de acordo com as possibilidades.

 

Diretor-geral da PC DF acredita que provas correrão em breve

Enquanto o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, acredita que as provas dos concursos PC DF serão realizadas somente em maio, o chefe da corporação, Robson Cândido, acha que as avaliações podem ser aplicadas em breve.

Nesta segunda-feira, 11, o diretor voltou a falar pelas redes sociais a respeito da retomada das seleções. Em seu post, ele afirma que a Polícia Civil vem trabalhando para que essa retomada ocorra rapidamente. Anteriormente, no dia 30 de dezembro, ele salientou que o concurso é uma das estratégias do órgão para esse ano.

Continuem os estudos, pois um dos eixos estratégicos da PCDF para 2021 será a realização dos concursos para Agente de Polícia e Escrivão de Polícia!!!!!

Já a Secretaria destaca que diversos fatores ainda precisam ser analisados, como a eficácia de uma vacina contra o Coronavírus e o cumprimento das medidas sanitárias para a realização de todas as etapas do concurso em segurança.

Afinal, qual das duas previsões faz mais sentido? Apesar das divergências, o debate leva a crer que a definição de um novo calendário para as provas pode estar cada vez mais perto, já que as declarações dos dois profissionais mostra que as opções estão sendo avaliadas e estudadas.

Enquanto isso, os candidatos podem aproveitar esse período para canalizar as energias de suas expectativas para o que pode surtir mais efeito: a preparação para os exames. A suspensão da seleção trouxe o benefício do tempo para quem quer ter uma chance de passar no concurso. 

As avaliações serão compostas por 120 questões no modelo Certo ou Errado, típico da banca organizadora Cebraspe. Confira abaixo o que vai cair em cada prova: 

Escrivão de polícia

Conhecimentos Básicos - 50 questões

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Conhecimentos específicos - 70 questões

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Informática
  • Matemática e raciocínio lógico

Agente de polícia

Conhecimentos Básicos - 50 questões

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Legislação
  • Matemática e Raciocínio Lógico
  • Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Conhecimentos específicos - 70 questões

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Informática
  • Estatística
  • Contabilidade

 

 
Juntos, os editais das seleções da PC DF ofertam 2,1 mil vagas

Os concursos para a Polícia Civil do Distrito Federal trazem uma oferta de 2.100 vagas. São dois editais pulicados até agora para os cargos de agente e escrivão, ambos destinados a candidatos de nível superior.

Somente para a carreira de agente são 1.800 oportunidades, sendo 600 imediatas e as demais para a formação de um cadastro de reserva, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade da seleção, que será de dois anos. Esse período poderá ainda ser prorrogado pelo mesmo tempo. 

Já para o cargo de escrivão, a corporação oferece 300 chances, sendo todas para provimento imediato. 

Além da comprovação o nível superior, ambas as funções exigem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.

Quanto a remuneração, ambas as carreiras proporcionam salário inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões de carreira, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Polícia Civil-DF - 2020 - agente de polícia

DF
Não informado
Fund...
600 vagas

Carregando...