Concurso PC AC: governo do Acre anuncia convocação de 202 policiais

Homologado em fevereiro deste ano, o concurso Polícia Civil Acre 2017 contará com mais nomeados até novembro. Saiba mais!

23/09/2020 10:10 | Atualizado: 23/09/2020 10:20

23/09/2020 10:10 | Atualizado: 23/09/2020 10:20

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou a convocação de 202 aprovados no concurso Polícia Civil Acre, realizado em 2017.

A confirmação foi feita na tarde de segunda-feira, 21, durante uma cerimônia no auditório da instituição.

Desse total de profissionais que serão convocados, estarão: 29 delegados, 22 escrivães, 131 agentes de polícia e 20 auxiliares de necropsia. Todos já estão formados pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Segundo o governador, essas nomeações serão publicadas até o mês de novembro, por meio do Diário Oficial do Estado. Na ocasião do anúncio, Gladson também falou sobre a reestruturação na área de segurança. 

“Temos problemas que só vamos conseguir amenizar reestruturando toda a área de segurança e aqui nós estamos vencendo, esse é um passo. Mesmo com a crise, nós estamos fazendo todo um realinhamento para que possamos honrar a nossa palavra."

Vale lembrar que o governo já nomeou um grupo de 67 policiais em junho deste ano. Já o edital do concurso ficará válido por mais um tempo, após ter sido homologado em fevereiro deste ano. 

Após o prazo de dois anos terminar, em 2022, haverá a possibilidade de prorrogação por mais dos anos. O curso de formação (última etapa do concurso) foi concluído em novembro de 2019. Ao todo, foram 277 classificados na seleção. 

Concurso PC AC terá mais 202 convocados (Foto: Divulgação)
Concurso PC AC terá mais 202 convocados
(Foto: Divulgação)

Resumo concurso PC AC 2017

  • Órgão: Polícia Civil do Acre
  • Cargos: agente de Polícia Civil, auxiliar de Necropsia e escrivão
  • Vagas: 250
  • Requisitos: nível superior
  • Salários: R$3.007,78 a R$15.378 
  • Banca: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade)

Nomeados terão ganhos de até R$13,5 mil

Publicado em março de 2017, o edital de abertura do concurso PC AC veio trazendo 250 vagas distribuídas entre diversos cargos de nível superior. 

Desse quantitativo, a distribuição aconteceu da seguinte forma: 18 oportunidades para delegado de Polícia Civil, 36 para escrivão, 176 para agente da Polícia Civil e 20 para auxiliar de necropsia.

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Para concorrer, foi exigida graduação de nível superior em qualquer área, sem outros requisitos complementares.

A exceção ficou para o cargo de delegado, que teve a formação em Direito como requisito. Além disso, era preciso ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial.

Os profissionais contratados terão vencimentos iniciais de R$15.378 para delegado e de R$3.007,78 para os outros cargos.

Concurso PC AC avaliou por diversas etapas

Como de costume entre os concursos públicas na área de segurança, os inscritos na seleção para a Polícia Civdo Acre foram avaliados por diversas etapas. Na primeira fase, foram realizadas as provas objetivas, discursivas e de títulos.

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Para os cargos de agente de Polícia Civil, auxiliar de Necropsia e escrivão, os exames contaram com 80 questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (10);
  • Noções de Informática (5);
  • Raciocínio Lógico (5); 
  • Noções de Direito Administrativo (10);
  • Noções de Direito Constitucional (10);
  • Noções de Direito Penal (10);
  • Noções de Direito Processual Penal (10);
  • Legislação de Direito Penal e Processual Pena Especial (10);
  • e Noções de Medicina Legal (10).

Já no caso do delegado de Polícia Civil, os candidatos contaram com 100 questões de:

  • Língua Portuguesa (5);
  • Raciocínio Lógico (5);
  • Noções de Informática (5);
  • Direito Administrativo (10);
  • Direito Civil (5);
  • Direito Constitucional/Direitos Humanos (10);
  • Direito Penal (2);
  • Direito Processual Penal (20);
  • Medicina Legal (5); e 
  • Legislação Penal e Processual (15).

Na etapa da prova discursiva, os concorrentes precisaram elaborar uma peça processual de representação. Já o cargo de delegado de Polícia Civil e os demais cargos, houve uma redação de texto dissertativo.

Todas as avaliações foram realizadas no dia 7 de maio de 2017, inclusive a entrega dos documentos para a análise de títulos

Os candidatos ainda contaram com outras etapas, sendo elas: prova de aptidão física; exame psicotécnico; prova prática de digitação (apenas para o cargo de escrivão); e exame médico e toxicológico.

Depois dessas fases, houve, ainda, uma investigação criminal e social e curso de formação, organizado pela Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (Sepc).

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