Concurso PC SE: em live, SSP prevê edital em 2021 e cita bancas

A Polícia Civil do Estado do Sergipe realizou uma live para falar sobre o concurso autorizado de agente e escrivão, com 60 vagas.

26/08/2020 12:37 | Atualizado: 28/08/2020 11:18

Por: Mateus Carvalho

26/08/2020 12:37 | Atualizado: 28/08/2020 11:18 - Por: Mateus Carvalho

Após o aval do novo concurso Polícia Civil SE ter sido confirmado por meio das redes sociais na última semana, a corporação voltou a utilizar do seu Instagram para divulgar novas informações. Em live, foi confirmada a previsão de edital em 2021 e citado o nome de algumas bancas.

A transmissão AO VIVO foi feita simultaneamente pelos perfis da Polícia Civil de Sergipe e da Secretaria de Segurança Pública , mediada pela Assessoria de Comunicação da corporação.

As informações foram passadas pelo agente de Polícia Civil, Evandro Machado, que também é chefe de gabinete da secretaria e representa a pasta. Ele começou a transmissão agradecendo o apoio do governador Belivaldo Chagas, em ter autorizado o concurso.

"Gostaria de agradecer, sobretudo, ao governador Belivando Chagas, que mesmo em meio a um momento de instabilidade econômica no país permitiu autorizar o concurso para agente e escrivão."

Ele explicou, também, que o aval ainda não foi oficializado e esse é o próximo passo. A corporação e a pasta esperam que a publicação da portaria autorizativa com a assinatura do governador saia nos próximos dias, se possível ainda esta semana.

Evandro comentou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já se mostrou favorável e, seguindo um caminho burocrático e necessário, o aval está na Secretaria de Administração. Será a própria pasta a responsável por liberar o documento para publicação no Diário Oficial.

(Foto: Governo de Sergipe)
PC SE prevê edital do concurso autorizado para o início de 2021
(Foto: Governo de Sergipe)

PC SE deve ter edital no início de 2021; Cespe e IBFC cotados

De acordo com os representantes da corporação, assim que o aval for divulgado o próximo passo será formar a comissão organizadora. Evandro comentou que, inclusive, já há um esboço do grupo que será montado.

A comissão ficará responsável por se reunir para elaborar e preparar a publicação do edital. O documento está previsto para sair no início de 2021, mas se tratando apenas de uma expectativa, pois depende de uma série de fatores.

O agente de polícia ainda revela que a comissão, geralmente, é composta por representantes da Polícia Civil, da PGE e da SSP, sendo presidida por um servidor da pasta, que comandará as principais ações.

prepare-se

A secretaria e a Polícia Civil, segundo ele, têm recebido diversas perguntas sobre qual será a banca organizadora. Para esta pergunta, no entanto, ainda não há resposta. Porém, ele cita o Cebraspe e o Instituto Brasileiro de Formação e Capaticação (IBFC) como exemplos e possíveis candidatos.

Isso porque, segundo Evandro, a corporação escolherá uma empresa renomada, que tenha transparência, lisura e responsabilidade. Ele citou as duas bancas por terem organizados os últimos concursos e apresentados bons retrospectos, portanto, certamente estarão na disputa.

Concurso PC SE terá 60 vagas de agente e escrivão

De acordo com o anúncio da secretaria e da Polícia Civil, o aval do governador foi para realizar concurso e preencher 60 vagas. A oferta será dividida em 50 para agente de polícia e dez para escrivão de polícia

Ambas as carreiras exigem o nível superior completo em qualquer área, devendo o diploma ser de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os ganhos, de acordo com o Portal da Transparência do Estado, são de R$4.500 para ambos os cargos

"A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado", disse o delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro.

Na ocasião, o próprio secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, chefe da pasta, disse que as autorizações e processo do concurso se encontram na Secretaria de Estado da Administração (Sead) para os detalhes finais.

"Isso faz com que oxigene a polícia melhor e com muito trabalho. Quem ganha é toda a sociedade e o povo sergipano", destacou o Thiago.

De acordo com João Eloy, as provas também podem acontecer já no início de 2021, mas não precisou datas. Vale destacar, inclusive, que o Plano Plurianual de Sergipe (PPA) de 2020 a 2023 traz a previsão de oito novos concursos públicos para o Estado do Sergipe. Entre esses concursos está incluída a Segurança Pública. 

Conforme consta no Plano Plurianual de Sergipe, o objetivo é, também, reduzir o déficit de servidores da Segurança Pública em 100% com a realização de concursos periódicos.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...