Concurso PC SE: Cebraspe é definido como banca organizadora

O concurso da Polícia Civil do Estado de Sergipe terá o Cebraspe como banca. Mas, a validação ainda depende de confirmação da PGE.

23/12/2020 15:57 | Atualizado: 23/12/2020 18:21

23/12/2020 15:57 | Atualizado: 23/12/2020 18:21

O concurso PC SE terá o Cebraspe como banca organizadora. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 23, de maneira oficial pela própria Polícia Civil do Estado de Sergipe.

A definição da banca, no entanto, ainda não foi anunciada em publicação no Diário Oficial, pois depende de trâmites burocráticos e validação.

De acordo com a Polícia Civil de Sergipe, a validação pela escolha do Cebraspe ainda dependerá de confirmação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o que deve, provavelmente, acontecer nos próximos dias.

"A próxima etapa é o encaminhamento da justificativa da escolha da banca organizadora em conformidade com os critérios técnicos observados para a seleção do concurso público da Polícia Civil de Sergipe", esclareceu a corporação.

Além disso, a corporação explicou que a definição foi feita a partir de uma análise da documentação enviada pela instituição e também pelo conhecimento técnico do Cebraspe 'na organização de concursos públicos na área da segurança pública em todo o país', disse.

Em seguida, será feita a homologação do Cebraspe como banca organizadora. Isso deverá ser feito, também, por meio de assinatura do contrato com a banca.

Resumo dos próximos passos enviado pela Polícia Civil
Com a homologação do Cebraspe como banca organizadora, é feita a justificativa, pois o processo organizatório é feito por inexigibilidade de licitação, apresentando as justificativas e motivos pelos quais a instituição foi escolhida. A justificativa é elaborada e encaminhada para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A definição será submetida ao crivo da PGE, que emitirá o parecer.

A corporação ainda revela que essa etapa é considerada como uma formalidade para o cumprimento das diretrizes sobre a contratação de empresas para o fornecimento de serviços às instituições públicas.

"Na maioria dos casos, a banca selecionada pela comissão organizadora é aprovada pela PGE e recebe autorização para a elaboração do edital e adoção dos demais processos cabíveis à organização e aplicação das provas do certame", finalizou a PC SE.

(Foto: Governo de Sergipe)
Polícia Civil de Sergipe anuncia que concurso terá Cebraspe como banca
(Foto: Governo de Sergipe)

Candidatos já haviam demonstrado preferência pelo Cebraspe

No início deste mês de dezembro, a Polícia Civil de Sergipe confirmou o envio do projeto básico à quatro bancas organizadoras, sendo elas:

  • Cebraspe
  • Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Fundação Getulio Vargas (FGV)
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Os nomes foram confirmados pelo chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) e membro da comissão organizadora do concurso público, Evandro Machado. Ele, que anteriormente participou do anúncio de autorização do concurso.

Partindo desse princípio, a Folha Dirigida realizou uma enquete pelo Instagram e perguntou aos candidatos qual das bancas eles queriam para organizar este concurso.

De forma disparada, o Cebraspe venceu a enquete com mais de 50% dos votos, desbancando a segunda colocada - a Fundação Getulio Vargas (FGV), que obteve cerca de 30% da preferência. Em uma votação com quatro opções, a banca foi muito votada e já era a preferência dos candidatos.

Resumo Polícia Civil SE 2020

  • Órgão: Polícia Civil do Estado de Sergipe
  • Banca: em definição
  • Vagas: 60
  • Cargos: agente e escrivão
  • Requisito: nível superior
  • Status: em processo de escolha da banca

prepare-se

Concurso Polícia Civil SE foi autorizado para agente e escrivão

concurso da Polícia Civil do Estado de Sergipe foi oficialmente autorizado em setembro. A portaria já foi divulgada. O documento foi assinado pelo governador Belivalgo Chagas.

Com isso, está confirmado o quantitativo de 60 vagas para as carreiras de agentes e escrivães, sendo:

  • 50 para agentes de polícia; e
  • dez para escrivães de polícia.

Ambas as carreiras exigem o curso de nível superior em qualquer área. Conforme dados do Portal da Transparência, os ganhos são de R$4.500 para as duas funções. A carga horária de trabalho ainda não foi confirmada.

"A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado", disse o delegado.

Último concurso PC SE é referência para preparação

A Polícia Civil não realiza concurso desde 2018, mas este último concurso PC SE não contemplou as carreiras em questão. A oferta foi apenas para o cargo de delegado substituto.

Mas, de qualquer forma, o edital serve de referência para os estudos e para ajudar na preparação dos futuros policiais. Isso porque ajuda a saber como a corporação costuma avaliar os candidatos.

A oferta foi para dez vagas imediatas e quem participou foi avaliado através de nove etapas de seleção, realizadas em Aracaju, capital de Sergipe, sendo:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Prova de capacidade física;
  • Exame psicológico;
  • Exame toxicológico;
  • Sindicância da vida pregressa;
  • Prova oral;
  • Avaliação de títulos; e
  • Curso de instrução e preparação técnico-profissional.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Civil SE - 2021 - agente e escrivão

SE
Não informado
Fund...
60 vagas

Carregando...

Preparação