Concurso PC AM 2021: comissão trabalha na escolha da banca

Previsto para este mês, o concurso PC AM 2021 ainda está em fase de escolha da banca e processo de finalização do edital, segundo o governo.

13/10/2021 10:41 | Atualizado: 18/10/2021 12:22

13/10/2021 10:41 | Atualizado: 18/10/2021 12:22

concurso PC AM segue previsto para este mês de outubro, segundo a Segurança Pública do Amazonas (SSP AM). No entanto, de acordo com o Governo do Amazonas, o processo de escolha da banca ainda está em andamento, o que pode atrasar a abertura da seleção.

Segundo informou o governo, no último dia 7, o edital está sendo finalizado, já a comissão está em fase de consulta da banca examinadora

Vale lembrar que o edital do concurso chegou a ser adiantado para este mês de outubro. Antes, a previsão de publicação era para novembro deste ano.

No entanto, alguns processos podem atrasar essa publicação. Primeiro, a banca precisa ser definida e contratada e, em seguida, alguns Projetos de Lei, enviados pelo Governo do Estado, aguardam aprovação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Um deles propõe a redução dos prazos de realização do concurso, medida que visa acelerar as etapas de seleção para os novos policiais. Sem a conclusão desses trâmites, o edital não pode ser publicado. O Governo tem pedido urgência nos processos.

Além da Polícia Civil do Amazonas, outros órgãos têm seus editais previstos, sendo eles: Bombeiros AMPM AMDetran AM e Secretaria de Segurança Pública (SSP AM).

Quer se tornar um policial civil?
Então prepare-se para concursos PCs com a Folha Cursos!

Folha Cursos

Concurso PC AM tem 362 vagas previstas

Ao todo, o concurso da Polícia Civil do Amazonas oferecerá 362 vagas e ganhos entre R$11.281,26 e R$20.449,05, para as seguintes carreiras:

  • delegado (62 vagas);
  • escrivão (62);
  • investigador (200); e
  • perito (38).

Em todos os casos, será preciso ter o nível superior completo. Para o cargo de delegado, o curso em Direito será exigido. Além disso, a PC AM costuma exigir CNH tipo "B" e experiência na área (perito e delegado).

A necessidade de um novo edital não é reconhecida apenas pelo Governo do Estado. Este ano, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, reiterou a urgência do concurso PC AM.

O órgão chegou a recomendar a realização da seleção dentro de um ano. A reiteração foi feita em julho, após o MP realizar uma inspeção ordinária nas unidades das Polícias Civil e Militar do Amazonas.

As inspeções nas delegacias especializadas começaram no dia 18 de junho, com o objetivo de conhecer as estruturas e identificar necessidades.

"A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal, que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás", afirmou a promotora de Justiça, Christiane Dolzany Araújo, que responde pela 60ª Proceap.

A promotora reforçou ainda que, no Amazonas, a quantidade de efetivo nas delegacias para atendimento das demandas da sociedade apresenta insuficiência, o que levou o Ministério Público a expedir recomendação à Secretaria de Segurança Pública pela realização do concurso PC AM.

Concurso PC AM tem edital previsto para este ano (Foto: Rodrigues/PC AM)
Concurso PC AM tem edital previsto para este ano
(Foto: Rodrigues/PC AM)

Prepare-se para o concurso PC AM e outros

Deseja ser aprovado em um concurso para a Polícia Civil? Então a Folha Cursos pode te ajudar. Com o curso destinado às carreiras de policiais civis, os alunos podem acessar os principais conteúdos cobrados nos concursos públicos PCs de todo o país.

Isso inclui os cargos de investigador, escrivão, agente e inspetor das polícias civis, tanto os de nível médio quanto os de nível superior. No curso, é possível estudar para as disciplinas de:

Língua Portuguesa, Redação Discursiva, Raciocínio Lógico Matemático, Estatística, Informática, Atualidades, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial.

Os conteúdos de Criminologia e Medicina Legal serão incluídos em breve. São, aproximadamente, 576 aulas e 303 horas de estudo. Quer saber mais? Então confira as condições e inicie já a sua preparação!

Acesse aqui o curso para concursos PCs da Folha Cursos!

Último concurso PC AM completou 12 anos

O último concurso da Polícia Civil do Amazonas ocorreu em 2009. Na época, foram oferecidas 930 vagas, por meio da Copec, organizadora.

As oportunidades foram distribuídas pelos cargos de perito odontolegista, perito legista, perito criminal, escrivão de polícia, investigador de polícia e delegado de polícia. 

A primeira etapa de avaliação contou com provas escritas, contendo as seguintes disciplinas:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal;
  • Legislação Especial;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Medicina Legal; e
  • Direitos Humanos.

Na segunda fase, os candidatos foram avaliados por meio de teste físico, com os seguintes exercícios:

  1. corrida de doze minutos, com valor máximo de dez pontos; 
  2. barra fixa, com valor máximo de dez pontos, devendo o candidato do sexo masculino realizar flexões completas, em suspensão, devendo o queixo ultrapassar a altura da barra, no tempo máximo de vinte e cinco segundos; se do sexo feminino, deverá manter-se em suspensão pelo tempo de até vinte e cinco segundos; e
  3. impulsão horizontal, com valor máximo de dez pontos, devendo o candidato realizar salto à distância.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...