Concurso PM TO: edital atrasa e não sairá nesta sexta, 27

Previsto para ser publicado na sexta-feira, 27, o edital do concurso PM TO terá atraso devido a 'trâmites técnicos', segundo a corporação.

26/11/2020 16:19 | Atualizado: 27/11/2020 13:27

Por: Mateus Carvalho

26/11/2020 16:19 | Atualizado: 27/11/2020 13:27 - Por: Mateus Carvalho

Previsto para sair na próxima sexta-feira, dia 27, o edital do concurso PM TO vai sofrer atrasos e deve ficar para a próxima semana. O documento não sairá no prazo previsto, conforme apurou a reportagem da Folha Dirigida.

A informação de que o edital do concurso para a Polícia Militar de Tocantins seria divulgado nesta data foi dada pela própria PM recentemente, após previsão do governador Mauro Carlesse.

Nesta quinta-feira, 26, a reportagem da Folha Dirigida questionou a PM TO, que respondeu dizendo que o edital somente será divulgado após que 'todos os trâmites técnicos forem finalizados.'

A corporação não chegou a descartar, em nota, conseguir cumprir o prazo do governo e publicar o edital na sexta, 27. Entretanto, de acordo com apuração do Jornalismo da Folha Dirigida, o documento não será divulgado dentro desse prazo.

Após não conseguir cumprir a previsão, a PM TO não trabalha com uma nova estimativa. Entretanto, ao que tudo indica, o edital deve sair nas próximas semanas pois os trâmites estão avançados.

Resumo do concurso PM TO

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: soldado
  • Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 
  • Vagas: mil
  • Status: cronograma em definição
(Foto: Divulgação)
Edital do concurso PM TO não será publicado dentro do prazo estimado. Veja!
(Foto: Divulgação)

O que é preciso para concorrer?

Para entrar na corporação e ocupar o cargo de soldado é preciso ter nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

Poderão concorrer nesta seleção candidatos de ambos os sexos. O próximo concurso deve atrair um bom número de inscritos, já que o último foi anulado e não teve nenhum aprovado convocado.

prepare-se

Concurso PM TO já oficializou a escolha do Cebraspe

O que deve agilizar os preparativos internos do concurso PM TO é o fato da banca organizadora já ter sido definida. Além disso, o contrato com o Cebraspe já foi assinado e não há mais burocracia de formalização com a banca.

A empresa foi anunciada em agosto, tendo o seu contrato assinado naquele mesmo mês. Além disso, a escolha da PM TO peolo Cebraspe não surpreendeu os candidatos, já que desde que o concurso foi anunciado ela era a banca mais cotada.

"O concurso da PM TO terá o Cebraspe como organizador. Eu quero que seja muito sério, que não tenha nenhum risco de dizer que o concurso é 'mais ou menos', para que não tenhamos nenhum risco, como teve no anterior", disse o governador Mauro, lembrando sobre a seleção de 2018, que foi anulada.

Já está confirmado que o próximo edital de concurso da PM TO terá um quantitativo de 1 mil vagas para o cargo de soldado, que deve atrair um bom número de participantes - ainda mais com o cancelamento do último concurso, que não chegou a ter aprovados convocados.

Último concurso PM TO é referência para os estudos

último concurso PM TO de 2019 é a melhor referência para os estudos. Mas, este edital foi cancelado após denúncias de irregularidades nas provas. A seleção recebeu mais de 80 mil inscrições homologadas;

A expectativa é para que o próximo edital seja publicado com a mesma estrutura do anterior, que trouxe cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social. 

Na primeira fase, a prova objetiva contou com 60 questões que foram divididas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Raciocínio Lógico e Matemático: cinco questões;
  • Atualidades e Conhecimentos Regionais: dez questões;
  • Noções de Direito: dez questões;
  • Noções de Informática: cinco questões;
  • Normas Pertinentes à PM-TO: dez pontos. 

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...