Com edital iminente, concurso PM TO está previsto no PLOA 2021

O concurso PM TO com mil vagas de soldado está previsto no PLOA 2021. Esse é um grande indício de que a seleção está confirmada.

07/12/2020 12:37 | Atualizado: 07/12/2020 14:03

07/12/2020 12:37 | Atualizado: 07/12/2020 14:03

Com edital previsto para os próximos dias, ou a qualquer momento, os candidatos que concorrerão no concurso PM TO já podem comemorar. Ao que tudo indica, os provimentos devem aconteceu de forma rápida, podendo ser em 2021.

Mas, tudo isso vai depender de quando o edital será publicado e como o cronograma do concurso será efetivado durante o referido ano pelas etapas de seleção.

Fato é que o concurso da Polícia Militar está previsto no Projeto de Lei Orçamentária de 2021 do Estado de Tocantins. O documento prevê diversas seleções, incluindo as da Segurança Pública.

Embora o projeto seja apenas uma previsão e estimativa do governo, reservando recursos e orçamentos para estes fins, o da PM TO já pode ser dado como confirmado em virtude das últimas notícias.

O documento, no entanto, não traz quantidade de provimentos, tampouco estimativa da datas. Mas, cita uma reserva de mais de R$11 milhões apenas para essa finalidade.

(Foto: Governo de Tocantins)
PM TO tem edital de concurso adiado, mas está previsto no PLOA 2021
(Foto: Governo de Tocantins)

Concurso PM TO teve edital adiado por 'adequações técnicas'

Previsto para sair em 27 de novembro, conforme confirmou o próprio governador Mauro Carlesse, o edital do concurso PM TO atrasou. A informação foi confirmada pela reportagem da Folha Dirigida antes mesmo do anúncio oficial da PM TO.

O jornalismo da Folha Dirigida questionou a corporação, que respondeu dizendo que o edital somente seria divulgado após que 'todos os trâmites técnicos forem finalizados.' Mas, não chegou a descartar, em nota, conseguir cumprir o prazo do governo e publicar o edital na sexta, 27.

Logo após, a PM TO veio a público e confirmou a informação já apurada pela Folha Dirigida. Pelas redes sociais, esclareceu o atraso na publicação do edital, dizendo que o governo do estado solicitou 'adequações técnicas', que atrasaram o cronograma previsto.

Por meio de sua conta oficial do Twitter oficial, a PM explicou que:

"...a fim de implementar o edital do concurso público da PMTO, o Governo do Tocantins determinou que fossem realizadas novas adequações técnicas, o que provocou alteração no cronograma de trabalhos inicialmente planejado, desenvolvido em conjunto entre a Comissão Organizadora do Concurso e o CEBRASPE."

Além disso, a Polícia Militar garantiu que todos os novos trâmites técnicos solicitados estão e serão cumpridos de forma rigorosa. Isso porque a corporação quer garantir a segurança jurídica do concurso.

prepare-se

Resumo do concurso PM TO

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: soldado
  • Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 
  • Vagas: mil
  • Status: cronograma em definição

Oferta de mil vagas no concurso PM TO está confirmada

Uma informação que está confirmada é que a PM TO fará seu concurso com uma oferta de mil vagas, para a carreira de soldado. Diferentemente do edital anterior, o próximo não prevê a oferta de oficiais.

A banca organizadora também já está definida e será o Cebraspe. O contrato com o Cebraspe já foi assinado e não há mais burocracia de formalização com a banca.

"O concurso da PM TO terá o Cebraspe como organizador. Eu quero que seja muito sério, que não tenha nenhum risco de dizer que o concurso é 'mais ou menos', para que não tenhamos nenhum risco, como teve no anterior", disse o governador Mauro, lembrando sobre a seleção de 2018, que foi anulada.

O que é preciso para concorrer?

Para entrar na corporação e ocupar o cargo de soldado é preciso ter nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

Poderão concorrer nesta seleção candidatos de ambos os sexos. O próximo concurso deve atrair um bom número de inscritos, já que o último foi anulado e não teve nenhum aprovado convocado.

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...