Às vésperas do edital, concurso PM TO tem mudanças na comissão

A Polícia Militar do Estado do Tocantins realiza mudanças na comissão organizadora do concurso às vésperas do edital.

15/09/2020 08:08 | Atualizado: 15/09/2020 08:33

Por: Mateus Carvalho

15/09/2020 08:08 | Atualizado: 15/09/2020 08:33 - Por: Mateus Carvalho

O concurso PM TO para o cargo de soldado está perto de ter o edital publicado, uma vez que a banca já foi contratada. Mas, a publicação pode atrasar após mudanças na comissão organizadora.

A alteração foi publicada na última edição do Diário Oficial do Estado de Tocantins, publicada na segunda-feira, 14. A portaria comunica a dispensa de uma servidora, mas não informa a possível substituição.

Dessa forma, não se sabe se a Polícia Militar ficará com um membro a menos ou se futuramente será comunicada o novo componente do grupo.

Foi a comissão que realizou os procedimentos internos até a contratação da banca organizadora e é quem faz o intermédio com a empresa para viabilizar a realização do concurso, bem como a publicação do edital.

A portaria publicada já entrou em vigor e está assinada pelo chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Barbosa de Mendonça.

(Foto: Divulgação)
PM TO tem banca definida para realizar concurso de soldados
(Foto: Divulgação)

Concurso PM TO terá organizado pelo Cebraspe

Em agosto, o Cebraspe foi anunciado como banca organizadora do concurso para soldados da PM TO. Essa notícia acelerou os preparativos e deixou a publicação do edital ainda mais evidente.

Menos de uma semana após, o contrato com a banca foi publicado, oficializando a escolha da banca. Essa costuma ser a última fase que antecede a publicação do documento com todas as regras.

O extrato informa que o contrato foi assinado na própria terça-feira, 25, e terá uma vigência que se encerra com a convocação dos candidatos aprovados para a quarta etapa do concurso.

"O concurso da PM TO terá o Cebraspe como organizador. Eu quero que seja muito sério, que não tenha nenhum risco de dizer que o concurso é 'mais ou menos', para que não tenhamos nenhum risco, como teve no anterior", disse o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, lembrando sobre a seleção de 2018, que foi anulada.

Resumo do concurso PM TO

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: soldado
  • Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 
  • Vagas: mil
  • Status: autorizado

“Nossa polícia é agora uma polícia muito mais forte, cada vez mais firme e decidida. Agradeço à Polícia Militar pela confiança, dedicação e por tudo que têm feito. Vamos a cada dia melhorar mais, para dar as condições necessárias aos policiais militares, civis, aos bombeiros e todos que fazem parte da segurança que cuida do nosso Estado. O Governo sempre procura melhorar, dar condições, estruturação e, se Deus quiser, vamos fazer esse concurso que vai trazer mais mil policiais militares.  Ainda é pouco, mas é o inicio de uma mudança muito grande”, disse o governador.

Concurso PM TO terá mil vagas de soldado

Para este próximo edital, estão autorizadas mil vagas para o cargo de soldado. O edital trará a oferta total, destinada a candidatos de ambos os sexos.

Interessados em concorrer deverão ter o nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

A seleção está autorizada desde outubro de 2019, quando foi anunciado pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, durante uma solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar na Assembleia Legislativa.

prepare-se

Quem quer se preparar, o último edital é a melhore referência. Afinal, nem chegou a ser concluído. O concurso anterior foi cancelado ainda em 2019 após denúncias de irregularidades nas provas.

O cancelamento ainda resultou no rompimento de contrato com a AOCP, banca organizadora naquela época. A foi ainda em 2019 que a Polícia Militar anunciou que realizaria uma nova seleção.

A primeira fase no último concurso seria composta por prova objetiva, com 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Raciocínio Lógico e Matemático: cinco questões;
  • Atualidades e Conhecimentos Regionais: dez questões;
  • Noções de Direito: dez questões;
  • Noções de Informática: cinco questões;
  • Normas Pertinentes à PM-TO: dez pontos. 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

PM-TO - 2019/2020 - soldado

TO
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação