Concurso PM TO: governador anuncia edital de oficiais com 30 vagas

O governador do Tocantins autorizou o início dos trabalhos para o concurso PM TO para oficiais com 30 vagas. A comissão já foi formada!

16/01/2021 10:56 | Atualizado: 16/01/2021 11:21

16/01/2021 10:56 | Atualizado: 16/01/2021 11:21

Um novo concurso PM TO está confirmado e deve ser realizado ainda em 2021. O governador Mauro Carlesse autorizou o início dos trabalhos para uma seleção com 30 vagas de oficiais.

O anúncio foi confirmado pelo próprio Governo do Tocantins , que fez um registro da assinatura do governador e também anunciou que a comissão organizadora já está formada.

De acordo com o anúncio, as vagas serão para Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

"Temos feito uma gestão com planejamento, responsabilidade e eficiência para recuperar as finanças do nosso Estado e melhorar a vida do povo tocantinense. E isso nos possibilita, agora, dar um suporte maior para a nossa honrosa Polícia Militar, que tanto prezo, fazendo com que ela siga sendo a melhor Polícia do Brasil. O concurso para a formação de novos oficiais é uma necessidade que a instituição tem e é uma grande oportunidade para as pessoas ingressarem em uma excelente carreira dentro do serviço público”, disse o governador.

Concurso PM TO de oficiais já tem comissão formada

O governo também anunciou que o concurso PM TO para o curso de oficiais já tem comissão organizadora formada. O grupo foi designado pela portaria n° 001/2021-QCG, sendo composto por cinco policiais militares.

O grupo é presidido pelo chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

Segundo informa a PM TO, o CFO da corporação forma policiais militares para o exercício das funções de chefia, comando e execução dos diversos serviços e atividades inerentes à PMTO. O aluno do CFO é chamado de cadete.

Comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, também falou sobre a importância da realização de um novo concurso que visa atender as necessidades da segurança pública estadual.

“Este é um concurso esperado pela população tocantinense no que tange à segurança pública, a fim de melhorar o policiamento em todo o Estado com o emprego de mais policiais nas ruas, bem como na oportunidade de vagas para um cargo público em uma corporação de reputação honrosa e conduta ilibada. Sabemos que centenas de pessoas sonham em ser policial militar e irão se candidatar às vagas”, destacou.

Presidente da comissão, o chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, também destacou a realização de um novo concurso e o início dos trabalhos da comissão.

“A comissão está empenhada em atuar com moralidade, transparência, segurança, além de celeridade para que o concurso não sofra entraves no processo e que o mais breve possível seja disponibilizado o edital do certame”. 

(Foto: Carlos Eller/Governo TO)
Mauro Carlesse anuncia edital para oficiais em novo concurso PM TO
(Foto: Carlos Eller/Governo TO)

Connheça todos os quadros e especialidades de oficiais

QOPM - Quadro de Oficiais Policiais Militares, composto por oficiais da carreira de combatentes, diplomados em Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado em Academia de Polícia Militar ou em Unidade de Ensino Militar equivalente, iniciando a carreira no Posto de 2º Tenente, após o aspirantado, podendo alcançar o posto de coronel;

QOSPM - Quadro de Oficiais de Saúde é constituído de oficiais de formação superior, admitidos mediante concurso público específico, nas áreas de Medicina, Odontologia, Serviço Social, Bioquímica ou Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Nutrição e Educação Física, iniciando a carreira no Posto de 2ª Tenente, após o aspirantado, podendo alcançar o posto de coronel;

QOEPM - Quadro de Oficiais Especialistas, composto por oficiais de formação superior, admitidos mediante concurso público específico, nas áreas de Administração, Direito, Economia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Engenharia, Tecnologia da Informação e Teologia, iniciando a carreira no post de 2º Tenente, após o aspirantado, podendo alcançar o Posto de major;

QOAPM - Quadro de Oficiais de Administração, formado por Oficiais possuidores do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA), admitidos mediante seleção específica, dentre os Subtenentes e Sargentos do QPPM (Quadro de Praças Policiais Militares) habilitados em Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), podendo alcançar até o Posto de Major;

QOMPM - Quadro de Oficiais Músicos - formado por oficiais habilitados em Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (CHOM), admitidos mediante seleção específica, dentre os Subtenentes e Sargentos do QPE (Quadro de Praças Especialistas), podendo alcançar o Posto de Major.

Resumo concurso PM TO

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Tocantins
  • Vagas: 30
  • Cargo: oficial
  • Requisito: nível médio
  • Status: comissão formada

Útimo edital de oficial da PM TO foi publicado em 2009

A Polícia Militar não realiza concurso para oficiais há mais de dez anos. O último edital foi publicado em 2009 e foi organizado pela Copese.

A carreira no último edital teve exigência de nível médio. A carreira ainda tem outros requisitos, como:

  • idade entre 18 anos até 35 anos
  • altura mínima de 1,63m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino

Vale destacar, também, que a Polícia Militar tem um concurso PM TO em andamento. O edital foi publicado em 23 de dezembro e oferta 1.000 vagas para vários cargos, sendo:

  • 50 vagas para músicos;
  • 20 vagas para técnico em enfermagem;
  • 5 vagas para técnico em saúde bucal;
  • 950 vagas para soldado.

Resumo do concurso PM TO 2020

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: soldado, músicos e técnicos na área da saúde
  • Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 
  • Vagas: mil
  • Inscrições: 4 a 23 de janeiro

Estude para o concurso PM TO com a Folha Cursos

Folha Dirigida agora também é CURSO

Isso mesmo, a Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...