Concurso PM TO: governo confirma adiamento de provas para abril

O concurso da PM TO teve a aplicação de provas suspensa em todo estado. Anúncio foi dado em coletiva na tarde desta quinta, 4.

04/03/2021 12:06 | Atualizado: 04/03/2021 17:05

Por: Mateus Carvalho

04/03/2021 12:06 | Atualizado: 04/03/2021 17:05 - Por: Mateus Carvalho

O concurso PM TO teve a aplicação das provas objetivas suspensas em todo o estado. A informação foi adiantada pelo secretario chefe da Casa Civil, Rolf Vida, através de post em seu Twitter:

As 15h o comando da PM concederá entrevista sobre a suspensão da data da prova do concurso da corporação; A suspensão, já alinhada com os demais órgãos de controle no decorrer da semana, será aplicada para todo território tocantinense.

Durante a coletiva, o Coronel da PM Silva Neto confirmou o adiamento das provas que seriam aplicadas no dia 14 de março. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, agora os exames deverão ser aplicados em 4 de abril.

"Estamos passando por um momento difícil, a segunda onda do Covid e, pensando nisso, nosso governador, reunido com o comando e a organização do concurso, acha por bem adiarmos para o dia 4 de abril as provas. Nesse intervalo iremos monitorar o andamento do estado para saber se teremos condições de efetuar, mas a princípio seria nesse dia 4 de abril", disse. 

Ainda durante a coletiva, foi informado que a nova data provável para a divulgação do local de provas deverá ser 24 de março, no site da banca Cebraspe.

Governo do Tocantins fez coletiva esta quinta, 4

O Governo do Estado de Tocantins veio a público para esclarecer as questões sobre o concurso. O perfil oficial da Polícia Militar informou a realização de uma coletiva nesta quinta-feira, 4, às 15h, garantindo:

"O Governo do Tocantins realiza nesta quinta-feira, 4, às 15 horas, uma coletiva de imprensa on-line para anúncios relativos ao concurso público da Polícia Militar do Tocantins. Participam da coletiva o comandante-geral da PMTO, coronel Silva Neto, a representante da comissão do concurso , tenente coronel Lorena Alfonso e o secretário da Saúde, Edgar Tollini.

Durante a coletiva, a representante da comissão organizadora, tenente coronel Lorena, destacou um dado importante: o alto número de inscritos na seleção. Segundo ela, o concurso da Polícia Militar do Tocantins registrou mais de 45 mil candidatos, sendo: 

  • 44 mil inscritos para soldado;
  • 1.016 inscritos para área da Saúde;
  • 780 inscritos para especialistas músicos.

Assista à coletiva completa:

A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, já havia anunciado mais cedo que as provas do concurso PM TO não seriam aplicadas na cidade, no dia 14 de março, como previsto. 

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 4, Cinthia informou que nenhum concurso será realizadao enquanto estiver valendo as regras do novo decreto, que suspende atividades não essenciais e grandes eventos.

A medida começa a valer no próximo sábado, 6, e vai até o dia 16 de março, dois dias após a data prevista para aplicação das provas do concurso da Polícia Militar.

A prefeitra se antecipou à banca organizadora, que é o Cebraspe. Ela já disse, inclusive, que os exames seriam confirmados para o dia 4 de abril, dizendo:

“Ficou definido que eles publicarão agora no Diário Oficial do estado a prorrogação do concurso. Ele não vai acontecer agora [...] para esse momento, pelo menos para os próximos dias, todos os concursos que estiverem organizados vão ter que se reprogramar. Dentro dessa data é impossível acontecer qualquer concurso público”, anunciou a prefeita.

Veja os serviços que poderão continuar funcionando em Palmas TO:

  • Em estabelecimentos de saúde relacionados a atendimento de urgência e emergência, clínicas médicas e de reabilitação, emergências odontológicas, clínicas de vacinação, clínicas de imagem, serviços de testagem para Covid-19, laboratórios, bem como clínicas veterinárias para atendimento emergencial;
  • Farmácias e drogarias;
  • Cemitérios e funerárias;
  • Distribuidores e revendedores de gás e de combustíveis;
  • Estabelecimentos de comércio varejista e atacadista de produtos alimentícios;
  • Call center, restritos às áreas de segurança, alimentação, saúde, telecomunicações e de utilidade pública;
  • Segurança pública e privada;
  • Serviços públicos executados mediante concessão;
  • Empresas privadas de transporte, incluindo táxis, transportadoras e aquelas que realizem entrega em domicílio;
  • Empresas que atuam como veículo de comunicação;
  • Hotéis, pousadas e correlatos;
  • Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
  • Oficinas mecânicas e borracharias para realizar atendimento a urgências/emergências;
  • As centrais de atendimento do Resolve Palmas, mediante agendamento prévio;
  • Organizações religiosas para atendimentos individualizados previamente agendados.

 
Concurso PM TO soma mil vagas em vários cargos

Publicado em dezembro, o esperado edital do concurso PM TO conta com todas as vagas previstas, sendo mil em vários cargos. O destaque é o soldado, de nível médio.

Quem anunciou de forma antecipada o edital foi  o governador Mauro Carlesse já havia anunciado o lançamento pelas redes sociais. O governador confirmou a oferta de mil vagas com a seguinte distribuição:

Na área da Saúde, quem quiser concorrer, além dos requisitos gerais, precisa de ter cursos de Técnico em Enfermagem ou Técnico em Saúde Bucal.

Para o quadro de músicos, todavia, não há necessidade de ser portador de certificado de cursos na área. Mas, o candidato será submetido a uma prova prática instrumental como etapa da seleção.

Além das provas objetivas, previstas para o dia 14, o concurso PM TO também contará com outras etapas. Elas terão caráter eliminatório e/ou classificatório, sendo:

Prepare-se para o concurso PM TO com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...