Concurso PM TO: deputados pedem acréscimo de 500 vagas no edital

A Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu de deputados um pedido para o aumento no número de vagas do concurso PM TO, em andamento.

02/09/2021 15:56 | Atualizado: 02/09/2021 16:14

02/09/2021 15:56 | Atualizado: 02/09/2021 16:14

Os candidatos do concurso PM TO 2020 devem ficar atento ao noticiário, pois em breve novidades podem surgir. E serão boas! Isso porque parlamentares solicitaram o aumento no número de vagas, o que pode impactar em mais aprovados.

O que aconteceu foi que alguns deputados enviaram um requerimento à Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL TO) solicitando a apliação na oferta.

Com destino ao Governo do Estado, o requerimento é encabeçado pelo deputado Elenil da Penha (MDB), que justifica o efetivo de policiais militares abaixo do previsto.

Ele tem como base informações de um levantamento feito em 2017 pelo Ministério Público. Na época, a PM tinha menos da metade do efetivo ideal. Mas qual seria este número base?

Segundo a lei, são necessários 9 mil agentes. Mas, na época, o estado somava apenas 3.660. Isso é aproximadamente 40%, ou seja, menos da metade.

“Mesmo com os aprovados no último concurso, ainda não se chegará ao número ideal de policiais. Por isso, solicitamos a retificação do edital”, disse o deputado Elenil.

Segundo ele, caminhar com este efetivo gera insegurança em função do aumento da criminalidade, principalmente em regiões consideradas mais "pacatas". Mas, ele não está sozinho.

As mesmas jusificativas e desejos são defendidos por outros deputados , como Vanda Monteiro (PSL), Zé Roberto (PT), Leo Barbosa (Solidariedade), Júnior Geo (PROS) e Valderez Castelo Branco (PP).

Eles ainda argumentam o fato de que concursos da área policial têm altos níveis de reprovação. Isso sem contas as abstenções e desistências. Afinal, são muitas etapas até chegar no curso e tomar posse no cargo, em seguida.

Foto de policiais do Tocantins perfilados com cães
Concurso da PM TO poderá ter acréscimo no número de vagas
(Foto: Divulgação)

TAF do concurso PM TO aconteceu em agosto

Após as provas serem adiadas em função da pandemia, o teste de aptidão física (TAF) do concurso PM TO aconteceu em agosto. A banca comunicou que as datas escolhidas foram entre 20 e 26 de agosto .

Em julho, a banca divulgou o resultado final da etapa de prova discursiva e convocou os aprovados para a realização dos testes físicos.

Além do TAF, os candidatos ainda passarão por outras fases, sendo elas:

  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação Médica e Odontológica
  • Investigação Social
  • Curso de formação

PM TO tem oferta de mil vagas em vários cargos

edital do concurso PM TO conta com mil vagas em vários cargos. O destaque é o soldado, de nível médio.

A distribuição das vagas ficou da seguinte forma:

  • 50 vagas para músicos;
  • 20 vagas para técnico em enfermagem;
  • 5 vagas para técnico em saúde bucal;
  • 950 vagas para soldado.

Além da provas e do teste físico, os concorrentes ainda devem passar por avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica, investigação social, curso de formação.

Estudando para concursos? Vem para Folha Cursos

Folha Cursos

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...