Concursos PM SP: Doria anuncia 4,9 mil novos policiais militares

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou que chamará 4.990 aprovados nos concursos da PM SP de 2019, que estão suspensos.

27/11/2020 10:18 | Atualizado: 27/11/2020 13:19

Por: Mateus Carvalho

27/11/2020 10:18 | Atualizado: 27/11/2020 13:19 - Por: Mateus Carvalho

Para quem achava que o ano estava acabando e que os concursos da Segurança de São Paulo estavam ficando esquecidos, o governo trouxe novidades. Nas polícias militar e civil serão providas mais de 5 mil vagas.

O anúncio foi feito pelo governador, João Doria, que confirmou reforço de 4.990 novos policiais militares na PM SP. Todos esses serão chamados de concursos que estão em andamento e foram suspensos em função da pandemia da Covid-19.

Doria garantiu que estes aprovados serão empossados em 2021, ou seja, indica que brevemente as seleções serão retomadas, conforme já antecipou Folha Dirigida, após entrevista com a gestão da Polícia Militar.

“É um importante reforço na Segurança Pública do Estado. A polícia de São Paulo, tanto a Civil como a Militar, são as polícias mais bem preparadas e treinadas do Brasil”, destacou Doria.

Na PM, segundo o governo, a ordem é nomear 2.100 soldados de 2ª classe do primeiro edital de de 2019, até então suspenso e com etapas bem avançadas. 
 

Após a nomeação, esses candidatos irão tomar posse e iniciar o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados. As aulas devem começar em dezembro deste ano e a previsão é que a turma esteja apta para o policiamento preventivo no final do ano que vem.


O governo de São Paulo ainda prevê, para o primeiro semestre de 2021, nomear mais 2.700 soldados de 2ª classe e 190 alunos-oficiais de outros concursos, também suspensos em virtude da pandemia.

“Muito brevemente, teremos 16.602 policiais novos atendendo a população de São Paulo”, foi o que destacou o general João Camilo Pires de Campos, secretário de Segurança Pública.

Os demais 885 provimentos anunciados serão para oconcurso da Polícia Civil, de editais de concursos já realizados, que ainda têm candidatos esperando convocação. 

(Foto: Divulgação)
Concursos da PM SP terão convocações
realizadas em breve, garante Doria
(Foto: Divulgação)

'Convocações serão realizadas', garantiu a PM SP

Antes mesmo do governador João Doria ter vindo a público confirmar as novas contratações, a gestão da Policia Militar já havia garantido que os policiais seriam convocados.

O único entrave tem sido a suspensão, que impede a continuidade das etapas e a retomada da seleção. Mas, a corporação garante que os aprovados dentro do limite de vagas serão empossados, em breve.

prepare-se

Em entrevista à Folha Dirigida, o capitão da PM, Obrien Pineda Teixeira, chefe da Seção de Gestão e Coordenação de Concurso, confirmou que os candidatos serão convocados, independentemente de tempo de paralisação.

A paralisação, como todos já sabem, não foi proposital, por algum erro ou negligência da PM SP, tampouco da banca organizadora. O motivo foi única e exclusivamente a pandemia, que também afetou diversos outros concursos pelo país.

"Temos dois concursos de soldado em andamento. Eles são referentes a autorizações que tivemos ainda no ano de 2019 para 5.400 cargos, que seriam providos agora em 2020. Devido a toda a questão da pandemia e suspensão dos concursos, tivemos que interromper todo o andamento das etapas. No concurso 02/2019, que estamos nas fases finais, antes da pandemia tinhamos candidatos que entraram com recurso administrativo e outros que foram convocados de última hora que vamos reconvocar para concluir a etapa de investigação social e análise de documentos. Não posso soltar o resultado dos demais sem cumprir essa fase. Além disso, algumas turmas ainda não fizeram os exames toxicológicos. Eles passarão por esses exames, assim que tivermos a retomada dos concursos", explicou Obrien.

Concurso PM SP de oficial também aguarda aval para retomada

Similar a situação do soldado, o concurso PM SP para aluno-oficial, suspenso durante o recebimento das inscrições, também aguarda aval do governo para retomada.

Sobre este edital de aluno-oficial, a Polícia Militar de São Paulo garantiu que será divulgado um novo cronograma e reabertas as inscrições.

Até porque a suspensão do governo aconteceu enquanto o prazo de candidaturas ainda estava aberto. A intenção é que quem já se inscreveu não seja prejudicado e possa aproveitar essa mesma candidatura.

A retomada ainda não tem um prazo previsto para acontecer. Isso dependerá de quando o governo de São Paulo irá liberar essa autorização, que deve acontecer quando a situação da pandemia estiver mais amenizada. Há a expectativa para que isso possa acontecer ainda este ano, mas sem confirmação.

Resumo do concurso PM SP (oficial)

  • Órgão: Polícia Militar do Estado de São Paulo
  • Banca: Fundação Getulio Vargas - FGV
  • Cargo: aluno-oficial
  • Salário: R$3.268,33
  • Vagas: 130
  • Requisito: nível médio
  • Inscrição: a definir

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PM-SP (2º edital) - 2019 - soldado

SP
Até R$3164,58
Fund...
2700 vagas

Carregando...

Preparação