Aprovados no concurso PMERJ fazem manifestação no Palácio Guanabara

Os candidatos do PMERJ reivindicam que até hoje não foram convocados para tomar posse do cargo.

18/08/2020 15:08 | Atualizado: 18/08/2020 15:09

Por: Natalia Fuly

18/08/2020 15:08 | Atualizado: 18/08/2020 15:09 - Por: Natalia Fuly

Os candidatos aprovados no concurso PMERJ, promovido pela Polícia Militar e pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), realizaram uma manifestação em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira, 18. 

Eles reivindicam que até hoje não foram convocados para tomar posse do cargo para dar início ao trabalho. A seleção foi realizada em 2014. O protesto foi pacífico e não chegou a atrapalhar o trânsito na região. 

Uma comissão de futuros servidores foi formada para tentar uma reunião com representantes do governo. De acordo com um dos concorrentes, a comissão pretende pedir a anulação de uma parte das questões da avaliação de História. Ele alega que três das cinco questões do exame estavam em desacordo com o edital.
 

Aprovados no concurso PMERJ fazem manifestação no Palácio Guanabara (Foto: Divulgação / PMERJ)
Aprovados no concurso PMERJ fazem manifestação no Palácio Guanabara
(Foto: Divulgação / PMERJ)


Seleção convocou mais 400 aprovados no início de agosto

No início do mês de agosto, o governador Wilson Witzel assinou um ato de convocação imediata de mais 400 concorrentes aprovados no concurso PMERJ, realizado em 2014. O documento foi assinado durante uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, no 6 de agosto.

Já no dia 13 de agosto, a Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial do Estado a convocação para o curso de formação profissional e o o cronograma para a incorporação desses profissionais chamados. 

O curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) tem o objetivo de preparar os novos soldados para reforçar o policiamento no Estado.

Mesmo com essa convocação, a seleção ainda apresenta 400 aprovados remanescentes. Mas de acordo com o governo do Estado, a intenção é que todos sejam chamados para o curso de formação até o final do ano. 

Já o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo, prevê que em até quatro meses possa chamar os demais 400 aprovados. Para isso, a corporação deve ter esse número de cargos vagos contabilizado. 

Isso considerando as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ao qual o Estado está submetido. De acordo com as regras do RRF, os órgãos estaduais só podem realizar novas contratações para cargos que tenham vagado a partir de setembro de 2017, data da assinatura do Regime.
 


Resumo concurso PMERJ 2014

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
  • Banca: Exatus
  • Cargos: soldado
  • Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 35 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
  • Vagas: 6 mil 
  • Salários: R$3.452,55 após o curso de formação
  • Link para o edital de abertura

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PM-RJ - 2013 - 6.000 vagas - Soldado

RJ
Até R$2382,89
Fund...
6000 vagas