Concurso PMERJ para oficiais pode ter idade máxima de 30 anos

O próximo edital do concurso PMERJ para oficiais passou por adequações, após um parecer da PGE. Entre elas está a idade limite de 30 anos.

14/06/2021 13:10 | Atualizado: 14/06/2021 14:57

14/06/2021 13:10 | Atualizado: 14/06/2021 14:57

Previsto desde 2020, o concurso PMERJ para oficiais segue sem data para abertura. Isso porque a minuta do edital passa por algumas adequações, conforme parecer da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) emitido em maio deste ano.

De acordo com o documento, a minuta do edital elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora, passou por alguns ajustes. O edital normativo, já com essas mudanças, foi apresentado no último dia 25 de maio.

Caso tenha seguido as recomendações da PGE, o próximo edital deve contar com uma mudança na idade máxima para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO). No último edital, de 2018, era preciso ter até 35 anos.

No entanto, pelo novo parecer da PGE, "à luz da vigência da Lei Estadual nº 3.363 de 7/01/2000, impõe-se que o limite máximo de idade seja de 30 (trinta) anos", sendo o limite etário mínimo de 18 anos.

Ainda segundo a PGE, a partir das adequações, o documento deve passar pelo crivo do Núcleo de Monitoramento do Regime de Recuperação Fiscal. Com o aval dos órgãos de controle, o edital deve ser publicado no próximo semestre.

Concurso PMERJ para oficiais pode exigir idade de 30 anos (Foto: GOV RJ)
Concurso PMERJ para oficiais pode exigir
novo limite de idade (Foto: GOV RJ)

Concurso PMERJ tem 32 vagas previstas

Neste ano, quem sonha em ingressar como oficial da PMERJ pode se preparar. Um novo concurso está previsto, com oferta de 32 vagas para a carreira

Para concorrer, será preciso ter o nível superior em Direito, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e, possivelmente, entre 18 e 30 anos de idade. 

Até o momento, o contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV) já foi assinado e publicado. Essa etapa costuma ser a última antes da divulgação de um edital.

No entanto, no caso do concurso para o CFO da Polícia Militar do Rio de Janeiro, outros fatores atrasaram a publicação do documento, sendo eles:

  • a crise de saúde no estado devido à pandemia de Covid-19;
  • as adequações exigidas pela PGE; e
  • o novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Folha Cursos

 

Resumo da seleção

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
  • Cargo: oficial
  • Vagas: 32
  • Escolaridade: nível superior em Direito
  • Remuneração: a partir de R$7.605,10
  • Banca: FGV
  • Previsão de edital: em 2021

Concurso PMERJ terá cinco etapas de avaliação

Em setembro de 2020, Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso PMERJ. O documento revela as etapas de seleção e confirma alguns dos requisitos, além das disciplinas que serão cobradas nas provas.

Conforme o projeto, o concurso contará com cinco etapas, sendo elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: exame psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: exame de saúde (PMERJ); 
  • 5ª etapa: exame social e documental (PMERJ).

Somente as provas objetivas e discursivas serão realizadas pela banca organizadora. Neste caso, a empresa deve se preparar para receber, aproximadamente, 4 mil candidatos, como ocorreu no último concurso para a carreira.

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões (20 a mais que o último edital), com a seguinte distribuição: Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (15), Penal Militar (dez) e Direitos Humanos (dez).

Já a prova discursiva abordará temas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal.

O exame terá valor máximo de 20 pontos e será composto por quatro questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com até cinco pontos cada.

As provas serão realizadas no mesmo dia, sendo a objetiva das 9h às 13h e a discursiva das 15h às 18h. Os aprovados realizarão as demais etapas.

TAF contará com teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino) e teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...