Concurso PMERJ: governador anuncia chamada de 700 aprovados em 2021

Governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, anuncia convocação de 700 remanescentes do concurso PMERJ 2014 para soldados em 2021. Veja!

18/12/2020 11:45 | Atualizado: 18/12/2020 12:27

18/12/2020 11:45 | Atualizado: 18/12/2020 12:27

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que os 700 remanescentes do último concurso para soldados da Polícia Militar serão convocados em 2021. A previsão foi passada na formatura de mais de 400 novos praças, nesta sexta-feira, 18.  

Os candidatos foram aprovados no concurso PMERJ, aberto em 2014, para mais de 6 mil vagas. Cerca de seis anos depois, ainda há remanescentes para início no curso de formação de soldados.

“Tínhamos a promessa de acabar com a espera. O concurso ocorreu em 2014 e muitos esperaram anos para servir ao Estado. Ainda faltam 700. No próximo ano, chamaremos todos. A PMERJ precisa estar cada dia mais capacitada e preparada. Contem conosco”, disse o governador Cláudio Castro.

Em entrevista de imprensa no dia 8 de outubro, o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, informou que a próxima turma com 400 aprovados deve ser chamada em janeiro ou fevereiro de 2021.

Aa convocações serão para ingresso no Curso de Formação de Soldados (CFSd). Tendo concluído as instruções ministradas durante o curso, os candidatos estarão aptos a assumir as funções desempenhadas por um profissional de segurança pública nas ruas do Estado.

Os novos soldados serão direcionados para atuação mais próxima da população, visando o aumento da sensação de segurança, a integração com a sociedade e a consequente redução dos índices de criminalidade – explicou o secretário Rogério Figueredo.

Segundo Cláudio Castro, 700 remanescentes do concurso PMERJ para soldados serão convocados em 2021
Segundo Cláudio Castro, 700 remanescentes do concurso PMERJ para
soldados serão convocados em 2021 (Foto: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro esteve presente na formatura dos novos policiais militares nesta sexta, 18. Em seu discurso, ele ressaltou a missão dos soldados, que dão a própria vida para defender os demais cidadãos.

"O trabalho de vocês é um dos mais sublimes do Brasil. Oferecem a sua vida pela vida de terceiros. Por muitas vezes, vocês estarão sós, terão apenas Deus ao seu lado. Se preparem cada vez mais. Porque numa fração de segundo está em risco a sua vida", disse o presidente.

Estiveram presentes ainda o ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Neto; o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), entre outras autoridades.

LDO 2021 prevê convocações do último concurso PMERJ 

As novas convocações de aprovados estão previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Rio de Janeiro para o próximo ano. Dessa forma, o governo pode concretizar a chamada dos remanescentes do concurso de 2014 para soldados. 

A LDO, sancionada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem a previsão de convocações em concursos realizados antes do Regime de Recuperação Fiscal. O Estado aderiu ao RRF no dia 5 de setembro de 2017.

Dessa maneira, a seleção para PMERJ, aberta há seis anos, pode ser incluída nas convocações previstas. Além dessa norma, as chamadas só serão autorizadas para concursos que tiveram seus prazos de validade suspensos pela   Lei nº 8391/2019 

O que também se aplica ao concurso de soldados da Polícia Militar, que teve a validade sobrestada em função do estado de Calamidade Pública do Rio de Janeiro.

Assim, o concurso PMERJ poderá ter novas convocações até o próximo ano. Vale destacar que a LDO é apenas uma previsão de diretrizes orçamentárias. O governo ainda deve autorizar as chamadas e divulgá-las no Diário Oficial. 

As chamadas de aprovados no concurso PMERJ também estão previstas no Plano Plurianual do Estado até 2023. 

Concurso PMERJ: novo edital está previsto para 2021

A Polícia Militar do Rio de Janeiro também prepara um novo concurso para soldados em 2021. Porém, o edital só poderá ser publicado com a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014.

O secretário da PM RJ já revelou que o próximo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 8 de outubro, ele afirmou novamente que o novo concurso está previsto para 2021. "Vamos finalizar o concurso de 2014 e preparar o novo concurso. Não há nenhuma decisão contrária", respondeu o secretário à Folha Dirigida.

O cargo de soldado exige ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Também é preciso ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Resumo concurso PMERJ soldados

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
  • Banca: a definir
  • Cargos: soldado
  • Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
  • Vagas: 2.000 
  • Salários: R$3.452,55 após o curso de formação
  • Link para último edital publicado

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PM-RJ - 2013 - 6.000 vagas - Soldado

RJ
Até R$2382,89
Fund...
6000 vagas

Carregando...