Concurso PMERJ forma 500 novos soldados nessa sexta, 18

O evento de formatura do concurso PMERJ acontece a partir das 10h e será transmitido por meio do perfil do órgão no Instagram.

18/12/2020 09:03 | Atualizado: 18/12/2020 09:09

Por: Natalia Fuly

18/12/2020 09:03 | Atualizado: 18/12/2020 09:09 - Por: Natalia Fuly

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira, 18, a formatura de 500 novos policiais militares. Os alunos concluíram o Curso de Formação de Soldados (CFSd), do concurso PMERJ 2014

A cerimônia acontece no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Estarão presentes autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, dentre elas, o Governador em exercício, Claudio Castro. Também está prevista a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Tendo concluído as instruções ministradas durante o curso da Turma Aluno CFSd Rodrigo Leite de Almeida, esses candidatos estão aptos a assumir as funções desempenhadas por um profissional de segurança pública nas ruas do Estado.
 

Concurso PMERJ forma 500 novos soldados nessa sexta, 18 (Foto: Divulgação)
Concurso PMERJ forma 500 novos soldados
nessa sexta, 18 (Foto: Divulgação)


O nome da turma é uma homenagem a um companheiro de farda do formandos que faleceu após um atropelamento em agosto de 2020.

Foi um ano de curso, que além das aulas voltadas para técnicas de patrulhamento e capacitação para porte e uso de armamentos, ensinou também a filosofia do policiamento de proximidade aos novos policiais.

Estes novos soldados serão direcionados para atuarem mais próximos da população, visando o aumento da sensação de segurança, a integração com a sociedade e a consequente redução dos índices de criminalidade – explicou o Secretário de Estado de Polícia Militar, Comandante-Geral Coronel PM Rogério Figueredo.

Durante o evento, que começará às 10h, haverá um telão exibindo imagens da formatura para que o público presente, que foi limitado, possa acompanhar a cerimônia evitando aglomerações. A Polícia Militar também transmitirá o evento pelo seu perfil oficial no Instagram (@policiamilitar_rj).

Os novos soldados prestarão o compromisso perante a Bandeira Nacional seguindo as orientações específicas desse período - distanciamento, uso de máscaras, higienização com álcool em gel e medição de temperatura.

Essa é a segunda turma ingressante no ano de 2019 e oriunda do concurso de 2014. E com este novo grupo, um total de 1.900 policiais militares foram formados nos últimos dois anos. No entanto, cerca de 1.500 alunos ainda seguem em formação no Centro de Formação.

 

PMERJ já tem edital previsto para novo concurso de soldados em 2021

A Polícia Militar do Rio de Janeiro está preparando um novo concurso para 2021. No entanto, a nova seleção PMERJ para soldados só poderá ser iniciada depois da chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014. E se o número de aprovados crescer, a perspectiva é que o novo edital seja postergado.

O secretário da PM RJ já revelou que o próximo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

E na coletiva de imprensa realizada no dia 8 de outubro, ele afirmou novamente que o novo concurso está previsto para 2021. "Vamos finalizar o concurso de 2014 e preparar o novo concurso. Não há nenhuma decisão contrária", respondeu o secretário à FOLHA DIRIGIDA.

Poderão entrar na disputa pelo cargo de soldado candidatos com ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Também será preciso ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
 


Resumo concurso PMERJ soldados

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
  • Banca: a definir
  • Cargos: soldado
  • Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
  • Vagas: 2.000 
  • Salários: R$3.452,55 após o curso de formação
  • Link para último edital publicado

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PM-RJ - 2013 - 6.000 vagas - Soldado

RJ
Até R$2382,89
Fund...
6000 vagas

Carregando...