Concurso PMERJ 2021 soldado: saiba por que edital pode sair este ano

Você está na expectativa pelo novo concurso PMERJ para soldados? Então entenda os motivos para que o novo edital seja publicado em 2021!

06/01/2021 07:08

06/01/2021 07:08

O ano começa com a expectativa pelo novo concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O governo do Estado já anunciou o planejamento do edital com 2 mil vagas para ingresso na carreira.

Mas, o que falta para abertura do concurso PMERJ 2021 de soldados?

Para que o novo concurso seja aberto, a Polícia Militar deve resolver um obstáculo que enfrenta desde 2014: a convocação dos aprovados na última seleção. A corporação só poderá divulgar o próximo edital quando todos os remanescentes forem chamados para o curso de formação.

De acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro, os 700 remanescentes do concurso PMERJ 2014 devem ser convocados este ano.

“Tínhamos a promessa de acabar com a espera. O concurso ocorreu em 2014 e muitos esperaram anos para servir ao Estado. Ainda faltam 700. No próximo ano (2021), chamaremos todos. A PMERJ precisa estar cada dia mais capacitada e preparada”, disse o governador, em dezembro.

O secretário da Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueredo, informou em coletiva de imprensa, que uma primeira turma com 400 aprovados seria chamada em janeiro ou fevereiro de 2021.

Novo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldado pode ser aberto em 2021
Novo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldado pode
ser aberto em 2021 (Foto: Divulgação)

Vale destacar que o Rio de Janeiro está submetido ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF). Assim, os órgãos estaduais só podem convocar aprovados em concursos para preenchimento de cargos que vagaram após setembro de 2017, quando foi assinado o acordo fiscal com a União.

Dessa maneira, a PMERJ deve contabilizar as vacâncias para chamar aprovados no concurso. No dia 18 de dezembro, mais de 400 concluíram o curso de formação de soldados. Por isso, o Centro de Formação de Praças já conta com estrutura para receber os novos alunos.

Caso os remanescentes sejam convocados no começo deste ano, a expectativa é que o novo concurso possa ser aberto em seguida.  

enlightenedVocê sabia que a Folha Dirigida agora também é curso preparatório? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões comentadas

Acesse os cursos!

 

Concurso PMERJ 2021: quais serão as etapas até o edital?

Depois da convocação de todos os remanescentes do concurso PMERJ 2014, o governo do Estado deverá autorizar a abertura de novo processo seletivo para soldados.

Com isso, a Polícia Militar estará apta a tocar os preparativos do próximo edital. É esperado que uma comissão seja formada para prosseguir os trâmites internos do concurso.

Esse grupo será responsável por verificar o impacto orçamentário e a necessidade de vagas (dentro das normas do Regime de Recuperação Fiscal). A comissão ainda deverá elaborar o projeto básico, que funciona como um espelho para o edital.

Um processo licitatório para escolha da banca organizadora também será aberto. Instituições poderão enviar seus preços para receber as inscrições do concurso e viabilizar a aplicação das etapas da seleção, como provas objetivas.

Com a contratação da banca, os detalhes do concurso serão finalizados, como por exemplo, o cronograma de inscrições, provas e resultados. O próximo passo será, enfim, a publicação do edital.

Resumindo... o que falta para abertura do novo concurso PMERJ?

  1. Convocação de todos os aprovados no concurso PMERJ 2014;
  2. Autorização do governo do Estado para abertura do novo concurso;
  3. Formação da comissão que tocará os preparativos;
  4. Escolha e contratação da banca organizadora;
  5. Finalização do cronograma entre a PMERJ e a banca contratada.

Governo estadual quer promover concursos PMERJ anuais

O secretário da PMERJ, coronel Rogério Figueredo, já revelou que o próximo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual. De acordo com ele, a intenção é realizar seleções anuais para ingresso de policiais.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 8 de outubro, ele afirmou novamente que o novo concurso está previsto para 2021. "Vamos finalizar o concurso de 2014 e preparar o novo concurso. Não há nenhuma decisão contrária", respondeu o secretário à Folha Dirigida.

A carreira de soldado requer o ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Também é necessário ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Resumo concurso PMERJ soldados

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
  • Banca: a definir
  • Cargos: soldado
  • Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
  • Vagas: 2.000 
  • Salários: R$3.452,55 após o curso de formação
  • Link para último edital publicado​​​​​​​

Confira os cursos preparatórios disponíveis na Folha Cursos!

Por cargo

Por carreira

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

PMERJ - 2020 - Soldado

RJ
Até R$3452,55
Fund...
Não informado

Carregando...