Concurso PMERJ 2014: divulgada a convocação de 329 aprovadas

Com o edital publicado há sete anos, PMERJ inicia convocação de 700 remanescentes do último concurso para soldados. Saiba mais!

11/02/2021 09:29

11/02/2021 09:29

Boa notícia para os aprovados no concurso PMERJ 2014! Nesta quinta-feira, 11, foi publicada a convocação de 329 classificadas para o curso de formação de soldados.

As listagens saíram no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, mas também podem ser consultadas abaixo:

Agora, esses candidatos deverão comparecer na Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal (antigo CRSP), localizada na Av. Marechal Fontenelle, 2906 - Sulacap Rio de Janeiro - RJ, conforme data e horário relacionados no botão acima. 

Na ocasião, todos deverão estar em trajes civis, munidos de caneta (azul ou preta), documentos pessoais e com os documentos presentes nas listagens acima. 

Em dezembro de 2020, o governador em exercício, Cláudio Castro, chegou a anunciar a chamada de 700 remanescentes da última seleção para soldados da Polícia Militar do Rio.

A promessa é de acabar com a espera desses aprovados, quem já esperam há sete anos desde a publicação do edital. Com a convocação de hoje (quinta-feira) restam 371 policiais.

enlightenedConcurso PMERJ: FGV é contratada e edital para oficiais pode sair

PMERJ convoca mais 329 aprovados no concurso de 2014 (Foto: Divulgação)
PMERJ convoca mais 329 aprovados no concurso
de 2014 (Foto: Divulgação)

LDO 2021 prevê convocações do último concurso PMERJ 

As novas convocações de aprovados estão previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Rio de Janeiro para o ano de 2021. Dessa forma, o governo pode concretizar a chamada dos remanescentes do concurso de 2014 para soldados. 

+ Concurso Bombeiros RJ: banca assina contrato e edital fica iminente

A LDO, sancionada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem a previsão de convocações em concursos realizados antes do Regime de Recuperação Fiscal. O Estado aderiu ao RRF no dia 5 de setembro de 2017.

Dessa maneira, a seleção para PMERJ, aberta há seis anos, pode ser incluída nas convocações previstas. Além dessa norma, as chamadas só serão autorizadas para concursos que tiveram seus prazos de validade suspensos pela  Lei nº 8391/2019

O que também se aplica ao concurso de soldados da Polícia Militar, que teve a validade sobrestada em função do estado de Calamidade Pública do Rio de Janeiro.

Assim, o concurso PMERJ poderá ter novas convocações até o próximo ano. Vale destacar que a LDO é apenas uma previsão de diretrizes orçamentárias. O governo ainda deve autorizar as chamadas e divulgá-las no Diário Oficial. 

As chamadas de aprovados no concurso PMERJ também estão previstas no Plano Plurianual do Estado até 2023. 

Novo edital de concurso PMERJ será publicado após chamada de remanescentes

A Polícia Militar do Rio de Janeiro também prepara um novo concurso para soldados em 2021. Porém, o edital só poderá ser publicado com a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014.

O secretário da PM RJ já revelou que o próximo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 8 de outubro, ele afirmou novamente que o novo concurso está previsto para 2021. "Vamos finalizar o concurso de 2014 e preparar o novo concurso. Não há nenhuma decisão contrária", respondeu o secretário à Folha Dirigida.

O cargo de soldado exige ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Também é preciso ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Conheça a Folha Cursos e inicie já seus estudos!

Folha Cursos

Resumo concurso PMERJ soldados

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
  • Banca: a definir
  • Cargos: soldado
  • Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
  • Vagas: 2.000 
  • Salários: R$3.452,55 após o curso de formação
  • Link para último edital publicado

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PM-RJ - 2013 - 6.000 vagas - Soldado

RJ
Até R$2382,89
Fund...
6000 vagas

Carregando...