Concursos Segurança CE: 'edital em março', diz Camilo Santana

O governador do Ceará, Camilo Santana, falou nesta segunda-feira, 22, sobre concursos da Segurança e estima que os editais sairão em março.

22/02/2021 16:37 | Atualizado: 22/02/2021 17:21

22/02/2021 16:37 | Atualizado: 22/02/2021 17:21

Será que dessa vez sai? O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, realizou uma live nesta segunda-feira, 22, e falou sobre os concursos da Segurança Pública. Segundo ele, os editais sairão no próximo mês, em março.

"Já vamos agora abrir, em março, possivelmente o edital do concurso. A Assembleia Legislativa aprovou recentemente todos os planos de valorização da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Pefoce - também da Polícia Penal. É a valorização dos profissionais da Segurança Pública."

Vale lembrar que, no final de janeiro, a publicação dos editais chegou a ser cogitada para este mês de fevereiro. A previsão foi passada pelo secretário de Segurança, Luciano Caron, em live realizada no Facebook.

"Fica também esse nosso compromisso de acelerar os editais para os concursos da Polícia Militar, Polícia Civil e da Pefoce. Já temos expectativa aí dos primeiros editais para o mês de fevereiro. Estamos trabalhando com muito afinco nisso pela necessidade de selecionar cada vez mais profissionais", disse o secretário Luciano Caron.

No total, o Governo do Ceará vai preencher 2.870 vagas nos três órgãos. O chefe da pasta ainda complementou:

"Temos a necessidade de selecionar mais profissionais e da permanente capacitação e valorização da Segurança Pública do Ceará”.

No entanto, para quem está acompanhando a situação de cada um dos concursos separadamente e os anúncios do governo, é muito difícil que este prazo de fevereiro se cumpra. É mais seguro, talvez, acreditar na possibilidade de edital em março, bem como prevê Camilo.

Um dos motivos para que o edital não saia em fevereiro é o fato de que nenhuma das três corporações com edital previsto ainda não tem banca organizadora definida.

(Foto: Reprodução)
Camilo Santana autorizou concursos em três corporações da Segurança
(Foto: Reprodução)

Camilo Santana anuncia novidades no concurso PM CE

O governador anunciou uma novidade no concurso da Polícia Militar. Segundo ele, serão acrescidas oportunidades para a área da saúde, que, até então, não seria contemplada.

"Também mais uma novidade. No concurso da Polícia Militar também vamos colocar profissionais da área da saúde no concurso. Era uma reclamação da categoria. Esse será um apoio psicológico para os nossos profissionais."

A autorização de Camilo para a PM CE foi destinada apenas a cargos de soldado e oficial. Inclusive, entre as três a PM é a que tem a maior demanda de vagas.

Para a Polícia Militar, o governador confirmou 2.200 vagas, sendo 2 mil para soldados e 200 para oficiais.

Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.

Folha Cursos

Concurso Pefoce já começou a escolher banca

Das três corporações, a Perícia Forense é a que caminha de forma mais ágil para realizar o concurso Pefoce. O edital com 170 vagas já começou a escolher a banca organizadora.

De acordo com o aviso de convocação, as instituições interessadas deverão entregar as documentações necessárias até as 17h do dia 25 de fevereiro. As bancas devem protocolar na Coordenadoria Administrativo-Financeiro da Aesp (Avenida Presidente Costa e Silva, 1251, Mondubim, Fortaleza). 

Assim que a banca for definida, o próximo passo será assinar o contrato e, em seguida, publicar o documento com todas as regras - o edital de abertura, que confirmará o cronograma completo.

► Concurso Pefoce

Na Perícia Forense, o governador Camilo Santana anunciou 170 vagas para diversos cargos, sendo os mesmos do último concurso. Os interessados poderão concorrer a:

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

O perito criminal pede graduações em: Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e Química.

Graduados em Farmácia poderão concorrer às vagas de perito legista. Já as oportunidades para auxiliar de perícia poderão ser concorridas por graduados em qualquer área. 

► Concurso PC CE

Para a Polícia Civil, foram anunciadas 500 vagas em um novo concurso PC CE. A novidade foi a ausência do cargo de delegado, ficando distribuídas as oportunidades entre:

  • 100 escrivães; e
  • 400 inspetores.

Ambas são carreiras que exigem nível superior em qualquer área, com salários de até R$19 mil, de acordo com o cargo pretendido, em fim de carreira. O último concurso aconteceu em 2014.

Prepare-se para os concursos Ceará com a Folha Cursos

A Folha Dirigida agora também é CURSO! 

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

PM-CE - soldado - 2021

CE
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...