Concurso PM CE: Idecan é confirmado como quarta banca na disputa

A reportagem da Folha Dirigida confirmou que o Idecan também está na disputa pela organização do concurso PM CE de soldado.

09/06/2021 07:31 | Atualizado: 10/06/2021 10:42

Por: Mateus Carvalho

09/06/2021 07:31 | Atualizado: 10/06/2021 10:42 - Por: Mateus Carvalho

Agora são quatro bancas na disputa pelo concurso PM CE de soldado. A reportagem da Folha Dirigida obteve, com exclusividade, a informação de que o Idecan também enviou proposta e está na concorrência.

Com a chegada da nova participante, a concorrência pelo edital de soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará tem quatro instituições na disputa, sendo elas:

  • Cebraspe (antigo Cespe/UnB)
  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Fundação Vunesp; e
  • Idecan.

As três primeiras foram confirmadas pela reportagem por meio de um parecer que está disponível para consulta na Secretaria de Fazenda do Ceará. Além dessas três, uma quarta banca foi contatada.

Mas, essa quarta banca não enviou proposta, de acordo com o relatório do documento. Ela é a Fundação Carlos Chagas.

O nome da vencedora deve ser anunciado nos próximos dias. Segundo a minuta de ofício para recebimento de proposta, as documentações serão abertas no próximo dia 14 de junho.

(Foto: Governo do Ceará)
Concurso da PM CE ganha nova banca na disputa pelo edital
(Foto: Governo do Ceará)

Edital PM CE também está previsto para este mês

Outro fator indicativo de que o anúncio da banca não deve demorar é o fato do edital também estar previsto para sair neste mês. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, o edital do concurso PM CE está previsto para sair em junho

E o prazo de até junho já tinha sido dado pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana. Isso ocorreu durante a sanção das     leis que autorizam a realização dos concursos    da área da Segurança Pública do Estado do Ceará (PM, Polícia Civil e Pefoce).

“Por conta das mudanças na Polícia Militar, deverá sair a contratação da empresa que realizará o concurso. Então, no mais tardar, até no mês de junho sairá o edital do concurso para PM”, disse o governador.

Concurso PM CE oferecerá 2,2 mil vagas

concurso da Polícia Militar do Ceará terá uma oferta de 2.200 vagas efetivas, sendo elas distribuídas por:

  • 2 mil vagas de soldado
  • 200 vagas de oficiais.

Segundo o governador Camilo Santana, a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.

O governador não chegou a dar detalhes sobre o cronograma, nem prazos, mas disse que a Segurança Pública será prioridade. 

O que é necessário para concorrer ao concurso PM CE?

Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.

Para oficial, a exigência é possuir nível superior completo e ter CNH na categoria “AB”, além de idade entre 18 e 30 anos, bem como ser aprovado em todas as etapas de seleção.

Projeto básico confirma informações do concurso PM CE

A Folha Dirigida já teve acesso ao projeto básico do concurso PM CE, que será usado na concorrência para a escolha da banca. Mas, é importante mencionar que o documento é apenas para o edital de soldado.

Para o oficial, por ora, não foram confirmadas as informações, tampouco a data da disputa pela organização.

O projeto básico confirma informações sobre distribuição das vagas, etapas de seleção, estimativa de inscritos e possibilidades de isenção para os candidatos. Quer saber mais? Veja!

► Distribuição das vagas

O documento confirma as 2 mil vagas e traz a distribuição por sexo e cotas, sendo:

Vagas
MasculinoFemininoTotal
Ampla ConcorrênciaCota RacialAmpla ConcorrênciaCota Racial
1.360340240602.000

► Estimativa de inscritos

O documento traz que a estimativa é de 80 mil inscritos, sendo, desses, cerca de 12 mil isentos.

► Isenção

O documento traz cinco possibilidades de isenção, sendo elas:

  • Servidor Público do Estado do Ceará;
  • Doador de Sangue no Estado do Ceará;
  • Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades públicas;
  • Pessoa cuja família perceba renda de até dois salários-mínimos; e
  • Pessoa hipossuficiente.

► Etapas do concurso

As etapas de seleção do concurso PM CE para o cargo de soldado também estão confirmadas. Os candidatos serão avaliados por meio de:

1ª fase -> Exame intelectual
2ª fase -> Inspeção de saúde
3ª fase -> Avaliação psicológica
4ª fase -> Teste de Aptidão Física (TAF)
5ª fase -> Investigação Social

 

Prepare-se com a Folha Cursos

Que tal começar a se preparar para concursos com a Folha CursosEla chegou para acelerar os seus estudos e agora você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.

Notícia boa que chama, né? Então dá uma olhada!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...