A espera acabou! Foi divulgado o edital do concurso PM CE para soldados. A oferta é de 2 mil vagas para homens e mulheres, de nível médio completo. A carreira tem remuneração de R$4.192,72. As inscrições foram abertas nesta segunda, 16.
O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará e também já está disponível na íntegra no site da Fundação Getulio Vargas, a organizadora da seleção.
As 2 mil vagas de soldado estão distribuídas de acordo com o sexo, sendo:
Vagas | ||||
Masculino | Feminino | Total | ||
Ampla Concorrência | Cota Racial | Ampla Concorrência | Cota Racial | |
1.360 | 340 | 240 | 60 | 2.000 |
Além do nível médio, os candidatos deverão ter de 18 a 29 anos. Haverá a reserva de 20% das vagas para a população negra, o que representa 400 oportunidades do total, das quais são 340 para homens e 60 para mulheres.
“Quero lembrar a importância de que esse será um reforço para a Polícia Militar, um incremento importante. O último concurso que fizemos foi para 5 mil homens, e convocamos todos. Quero dizer que assim que for homologado o resultado oficial, serão convocados e nomeados imediatamente todos os 2 mil homens a assumirem os seus cargos na Polícia Militar”, disse o governador Camilo Santana.
Ficou interessado em participar? Então é preciso ficar atento ao cronograma para não perder a inscrição. O prazo foi aberto nesta segunda, 16 de agosto.
Os candidatos terão até 15 de setembro de 2021 para realizar o cadastro. Para isso, será necessário acessar o site da Fundação Getulio Vargas (FGV) , a banca organizadora.
O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados para cadastro. As informações precisam estar atualizadas e corretas, pois será preciso comprovar posteriormente.
Por fim, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição. O valor cobrado é de R$120, para ambos os sexos.
“Serão dois mil novos policiais militares a serem selecionados, o que representa aproximadamente um aumento de 12% do efetivo existente hoje em toda a Polícia Militar do Ceará (PMCE). Eu destaco que esses novos aprovados já passarão então pelo novo modelo de formação, recentemente alterado aqui no Estado. Durante o curso de formação, eles já farão parte da estrutura da Polícia Militar do Ceará. Então receberão os uniformes e já irão participar de estágios supervisionados, o que permite uma maior efetividade na formação, com ênfase sempre na hierarquia, na disciplina e na operacionalidade”, disse o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), Sandro Caron.
Os candidatos poderão solicitar a isenção do valos da taxa entre os dias 16 e 18 de agosto. Somente será contemplado aqueles que se declararem e comprovarem que se enquadram nas seguintes hipóteses:
“É importante essa iniciativa porque dessa forma poderemos robustecer ainda mais os quadros da corporação da Polícia Militar do Ceará e pôr em prática projetos, como a expansão da capacidade operativa do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), como a expansão do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), aumentando ainda os efetivos nas unidades policiais militares de diversos batalhões de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado”, pontuou o coronel comandante geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira.
Todos os candidatos ao concurso da PM CE serão avaliados pelas mesmas etapas de seleção. São cinco fases, sendo elas:
1ª fase -> Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
2ª fase -> Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
3ª fase -> Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
4ª fase -> Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
5ª fase -> Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
A primeira etapa, composta por prova objetiva, está prevista para o dia 7 de novembro de 2021. O exame terá caráter eliminatório e classificatório. A prova escrita terá quatro horas de duração, sendo realizada em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital.
Os candidatos responderão a 80 questões, divididas em dois módulos:
Primeiro módulo - Conhecimentos Básicos
Segundo módulo - Conhecimentos Específicos
De acordo com o Governo do Ceará, em razão do período de pandemia da Covid-19, a data provável da aplicação das provas será confirmada com 30 dias de antecedência, por meio de um comunicado que deverá ser divulgado pela banca organizadora.
O concurso PM CE de soldado terá prazo de validade de dois anos. O período será contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez e pelo mesmo período.
Além das etapas citadas acima, os candidatos ao concurso PM CE ainda terão pela frente o curso de formação profissional (CFP), sendo convocados apenas os aprovados em todas as etapas de seleção.
A formação terá duração de sete meses e será realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). No período de aulas, o aluno-soldado receberá uma bolsa de custeio.
A Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!