Governador anuncia concurso Bombeiros PI. Edital em 20 dias!

O governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou a autorização para o novo concurso Bombeiros PI, com 60 vagas. Edital sairá em 20 dias!

14/09/2021 11:45 | Atualizado: 16/09/2021 10:48

14/09/2021 11:45 | Atualizado: 16/09/2021 10:48

O governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou a autorização para o novo concurso Bombeiros PI. A confirmação foi feita nesta terça-feira, 14, durante uma visita à sede da corporação.

Segundo o governo, o concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí contará com 60 vagas para soldados, de nível médio completo. O objetivo é a descentralização com o efetivo maior.

 "Estamos anunciando a autorização de concurso para 60 vagas para, em 2022, já termos as condições do treinamento. O objetivo é a descentralização. Criamos um programa integrado com a rede de educação para formação, que garante o preparo estratégico para situações como essa que vivemos agora, de colaboração de brigadistas que já foram treinados para conter incêndios", afirmou Wellington Dias.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, o edital será publicado em 20 dias, com previsão de provas ainda este ano.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da complementação do efetivo.

"Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital, para que seja lançado daqui a 20 dias e faremos o possível para que aconteça ainda este ano", frisou.

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) pode ser confirmado como o organizador do próximo edital.

Concurso Bombeiros PI é confirmado (Foto: GOV PI)
Governador anuncia aval para novo
c​​​​​oncurso Bombeiros PI (Foto: GOV PI)

Ex-comandante falou sobre a necessidade de edital

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Ronaldo Macedo, falou sobre a necessidade de um novo concurso em junho deste ano.

Ele deixou o posto em agosto, pouco tempo depois de assumir. Na época, Macedo falou sobre a necessidade de aumentar o efetivo.

Segundo ele, a corporação conta com um dos menores quadros do país. São cerca de 350 militares na ativa e um déficit de, aproximadamente, mil vagas.

"Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri", disse o coronel à TV Cidade Verde.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Corpo de Bombeiros do Piauí
  • Cargos: soldado
  • Vagas: 60
  • Requisitos: nível médio, CNH tipo "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
  • Remuneração: a partir de R$3.100
  • Edital: 2021 (previsto)

Folha Cursos

Veja como foi o último concurso Bombeiros PI

O último edital para um concurso Bombeiros PI foi publicado no mês de setembro de 2017. Na época, foram abertas 110 vagas para soldados.

Desse total, 100 foram para homens e dez para mulheres. Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) foi o responsável pela seleção, que teve seis etapas de seleção mais o curso de formação.

A primeira etapa, a prova objetiva, contou com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Noções de Informática, Legislação Institucional e Noções de Direito.

Os aprovados tiveram seus exames discursivos corrigidos. De acordo com a aprovação, os selecionados ainda realizaram: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social.

Os aprovados foram convocados para o curso de formação. Em 2017, a remuneração inicial era de R$3.100.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...