Concurso AGE MG de procurador define a FGV como organizadora
Concurso AGE MG para procuradores avança nos preparativos e tem banca organizadora definida. Edital sairá ao longo de 2022, diz órgão.
30/05/2022 12:04 | Atualizado: 30/05/2022 14:07
30/05/2022 12:04 | Atualizado: 30/05/2022 14:07

O concurso AGE MG 2022 já tem banca definida. A Advocacia-Geral do Estado escolheu a Fundação Getulio Vargas (FGV) como organizadora da próxima seleção que deve ter edital publicado em breve.

O ato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial, confirmando a instituição como a banca responsável.

O documento ratifica que a seleção será destinada ao cargo de procurador do estado e visará provimento de vagas imediatas mais formação de cadastro. No entanto, não adianta mais informações.

O próximo passo deve ser a assinatura do contrato e, em seguida, a finalização dos últimos ajustes visando publicar o edital com todas as regras. 

Concurso AGE MG: saiba a previsão do edital

Com a banca definida, a publicação do edital fica cada vez mais perto. Em resposta à Folha Dirigida, a Advocacia-Geral do Estado informou que trabalha com a expectativa de divulgá-lo ao longo de 2022. 

A expectativa, no entanto, é que isso ocorra muito em breve já que os preparativos estão bem avançados.

Ainda não foram confirmadas as informações de quantitativo de vagas e cronograma com as possíveis previsão de recebimento de inscrição e aplicação de provas.

Fachada do MP MG
Concurso da AGE MG avança e tem banca definida. Edital iminente!
(Foto: Divulgação)

Novo concurso AGE MG já está autorizado

A realização de um novo concurso AGE MG com vagas para a carreira de Procurador do Estado está autorizada desde setembro de 2021. O aval foi dado pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

O chefe do executivo mineiro, na época, chegou a prometer que o edital seria "divulgado nas próximas semanas", o que não aconteceu.

O cargo de procurador de Minas Gerais é lotado nos quadros da   Advocacia-Geral do Estado (AGE MG)  . Ou seja, o documento com todas as regras também será publicado pela AGE.

"Nós daremos agora início aos trabalhos internos para a estruturação do concurso, mas desde já convocamos os profissionais do Direito que se interessam pela advocacia pública para participarem do concurso e comporem com os quadros que já temos da AGE nesse trabalho fundamental de assessoramento dos gestores públicos de Minas Gerais", disse Sérgio Pessoa.

Quais os requisitos do concurso AGE MG?

A carreira tem regime de contratação estatutária e exige graduação em Direito, com habilitação legal para o exercício da profissão. Mas, dez anos após, o vencimento inicial está em aproximadamente R$21.218,73.

A remuneração do procurador é composta por:

  • vencimentos básicos
  • honorários advocatícios; e/ou
  • Gratificação Complementar de Produtividade – GCP.

Além do bacharel em Direito, o procurador deverá ter inscrição na OAB e, no mínimo, três anos de exercício de atividade jurídica. A seleção foi realizada pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc).

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon