Concurso PC MT: governador confirma edital no segundo semestre

Governador Mauro Mendes anunciou a flexibilização do orçamento e confirmou o concurso PC MT para o segundo semestre de 2021. Veja mais!

10/08/2021 12:31 | Atualizado: 16/08/2021 10:41

10/08/2021 12:31 | Atualizado: 16/08/2021 10:41

Quem estava se preparando para o concurso PC MT e ficou triste com as notícias no início do ano, já pode comemorar. O jogo virou e o governador Mauro Mendes confirmou que o edital sairá neste segundo semestre.

Segundo ele, foi possível construir um equilíbrio fiscal e agora o orçamento não é mais um problema. Serão realizados todos os concursos da Segurança, inclusive o da Polícia Civil.

“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Em março deste ano, o secretário de Segurança Alexandre Bustamanteque confirmou que há déficit na Segurança Pública e ratificou a importância dos novos concursos para a área.

O governador, a corporação e a pasta ainda não confirmaram para quais cargos será o concurso da Polícia Civil. A expectativa é de que os preparativos avancem nas próximas semanas.

Viatura da Polícia Civil do Mato Grosso
Concurso da PC MT tem edital confirmado para este ano
(Foto: Divulgação)

O anúncio do novo concurso da PC MT foi feito durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na última sexta-feira, 6 de agosto. Ele esteve acompanhado de vários representantes, entre eles o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que disse:

“Nós tínhamos um planejamento, primeiro de organizar e melhorar os equipamentos, viaturas, armamento. Agora estamos mexendo na infraestrutura e, o último passo, é a realização do concurso público. Para nós, para nossa tropa que é tão aguerrida, são investimentos muito importantes, porque o Estado tem crescido muito e o governador, sensível a isso, autorizou o concurso para que a gente possa melhorar ainda mais o serviço oferecido à população”, destaca.

Além da Polícia Civil, também estão previsos concursos na PM e Bombeiros MT, e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Delegado da PC MT confirma estudo para concurso

Em fevereiro, o delegado geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, informou que já teriam sido iniciadas as tratativas do novo edital. 

Em entrevista ao Olhar Direto, o chefe da corporação disse que estudos já estão em fase final.

“Estamos finalizando um estudo para apresentação ao governo, fizemos diversos pedidos formais tanto nesta gestão, quanto na anterior, para que houvesse concurso para investigadores e escrivães e agora estamos apresentando o estudo final e acreditamos que tenhamos isto muito próximo”, pontuou  o delegado.

Concurso PC MT: corporação tem 2,6 mil cargos vagos

O quantitativo de vagas do concurso da Polícia Civil ainda não foi confirmado. No entanto, já se sabe que o órgão tem um número elevado de cargos vagos e eles certamente vão influenciar na escolha da oferta inicial.

Afinal, de acordo com a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos. Na Polícia Civil, as vacâncias são de:

► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegado, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

Entretanto, nem todas as vacâncias devem ser oferecidas inicialmente nos concursos - já a corporação realiza estudo da viabilidade para as nomeações.

 

Concurso PC MT está autorizado desde 2018. Veja!

Os futuros servidores estão há mais de três anos na espera por este novo edital. Isso porque a seleção está prevista desde 2017, quando foram anunciadas e confirmadas 1.200 vagas para escrivão e investigador.

Em 2018, o concurso PC MT foi autorizado. Essa informação foi confirmada por uma fonte da Secretaria de Segurança Pública à Folha Dirigida, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

Naquela época, estavam previstas 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. A seleção, no entanto, ainda precisava escolher a banca organizadora.

Também em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar a seleção. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.

Quer ser aprovado em um concurso público?

Se o seu sonho é ser aprovado em um concurso público, sua hora chegou! A Folha Cursos te convida a entrar para o melhor time e garantir presença nas próximas listas de nomeações em 2022. 

Que tal ter acesso a uma equipe de professores qualificados e materiais completamente atualizados para que você tenha uma super preparação? Venha fazer parte!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados.

Folha Cursos

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...