Concurso PC MT: "estamos finalizando um estudo", diz delegado geral

O delegado geral, Mário Dermeval, informou que estão sendo realizados estudos e tratativas para o novo concurso PC MT. Veja!

23/02/2021 10:13 | Atualizado: 23/02/2021 10:41

23/02/2021 10:13 | Atualizado: 23/02/2021 10:41

O novo concurso Polícia Civil MT ganhou ainda mais força e poderá ser realizado em breve. O delegado geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, informou que já está em tratativas com o governo para viabilizar o novo edital.

Em entrevista ao Olhar Direto, o chefe da corporação disse que estudos já estão em fase final e que há tratativas com o governo do Estado de Mato Grosso para a seleção sair do papel.

O delegado também pontuou e destacou a gestão de Mauro Mendes (DEM) referente ao chamamento dos delegados que aconteceu recentemente.

“Estamos finalizando um estudo para apresentação ao governo, fizemos diversos pedidos formais tanto nesta gestão, quanto na anterior, para que houvesse concurso para investigadores e escrivães e agora estamos apresentando o estudo final e acreditamos que tenhamos isto muito próximo”, comentou o delegado.

Sobre a chamada dos novos delegados, o chefe da corporação disse:

“Além disto, tivemos também a reposição de mais alguns, que acabaram saindo porque passaram em outros concursos. Governo foi sensível em nos permitir preencher as pequenas lacunas. Esperamos que tenhamos mais nomeações e ano que vem também, quando finalmente prescreve o concurso”.

(Foto: Divulgação)
Concurso PC MT está previsto e em tratativas com o governo
(Foto: Divulgação)

Concurso PC MT já tem orçamento aprovado; 2,6 mil cargos vagos!

Em janeiro deste ano, a Polícia Civil do Mato Grosso recebeu a notícia da aprovação de um orçamento para poder conseguir realizar, em breve, o preenchimento de até 2,6 mil vagas. Este é o total de cargos vagos atualmente na corporação.

Foi a Assembleia Legislativa do Estado quem aprovou a emenda ao Orçamento deste ano que garante recursos financeiros para a publicação dos editais.

Dessa forma, o governo do Mato Grosso poderá realizar até quatro novos concursos para Segurança Pública em 2021. Desses, a lista conta com:

  • Polícia Civil;
  • Polícia Militar;
  • Corpo de Bombeiros; e
  • Perícia.

Conforme consta na emenda, o orçamento disponível é para abertura de concursos para a recomposição dos quadros. No entanto, vale destacar que a oferta será apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados.

Isso porque de acordo com a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos. Na Polícia Civil, as vacâncias são de:

► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegado, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

Mesmo assim, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos - já que cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.

Também vale destacar que a reserva no Orçamento não é uma certeza de que os concursos serão realizados. É apenas um indício de que as seleções estão no radar do governo. No caso da Polícia Civil, há tratativas avançadas.

Concurso PC MT está autorizado desde 2018. Veja!

Os futuros servidores estão há mais de três anos na espera por este novo edital. Isso porque a seleção está prevista desde 2017, quando foram anunciadas e confirmadas 1.200 vagas para escrivão e investigador.

Em 2018, o concurso PC MT foi autorizado. Essa informação foi confirmada por uma fonte da Secretaria de Segurança Pública à Folha Dirigida, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

Naquela época, estavam previstas 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. A seleção, no entanto, ainda precisava escolher a banca organizadora.

Também em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar a seleção. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.

Folha Cursos

Prepare-se para o concurso PC MT com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Civil-MT - 2020 - escrivão e investigador

MT
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...