Concursos Segurança MT: editais em outubro, diz governador
O governador Mauro Mendes informou que os concursos PM e PC MT estão em reta final para que os editais sejam divulgados. Veja mais!
29/09/2021 16:10 | Atualizado: 30/09/2021 15:33
29/09/2021 16:10 | Atualizado: 30/09/2021 15:33

Estão chegando aí os novos editais de concursos da Segurança MT. O governador Mauro Mendes anunciou nesta quarta-feira, 29, que a Polícia Civil e a Polícia Militar terão suas seleções abertas no próximo mês, em outubro.

A informação foi confirmada em entrevista do governador à Rádio CBN Cuiabá. Ele diz, inclusive, que os trâmites estão em fase final.

"Acredito que nos próximos 15 dias eu já fecho isso lá. Estamos trabalhando para que a Segurança fique melhor, para que ela seja mais eficiente", diz Mauro Mendes.

Sobre os próximos passos a partir de agora, Mauro Mendes diz que os responsáveis pelos concursos vão apresentar para ele os trâmites para que seja dado o aval e os editais possam ser divulgados. 

Mauro Mendes disse ainda que, quanto as outras áreas, ele vai fazer concurso e chamar apenas se houver necessidade.

Viatura da PC MT
Concurso da PC MS tem previsão de edital para o mês de outubro
(Foto: Divulgação)

Comissão dos concursos já foi formada

Em agosto, os concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar tiveram comissão formada. A portaria que confirma e designa os membros do grupo foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

De acordo com a portaria, as comissões dos concurso são compostas pelos seguintes membros:

Polícia Civil

Presidente:

► Eliane da Silva Moraes, Delegada de Polícia, Matrícula 44069, PJCMT.

Membros:

► Fabiano Pitoscia, delegado de Polícia, PJCMT;
► Wagner Bassi Junior, delegado de Polícia, PJCMT;
► Indianara Bertoldo Vestana Ribeiro, escrivã de Polícia, PJCMT;
► Waldicéia da Silva Costa, investigadora de Polícia, PJCMT;
► Isabel Cristina Melón de Souza Neves, analista administrativo da área meio, Seplag;
► Adriana A. de Queiroz Rezende, técnica de nível médio do SUS-Gerente de recrutamento e seleção, Seplag.

Polícia Militar

Presidente:

► Cel André Avelino Figueiredo Neto - PMMT.

Membros:

► Ten Cel André Wilian Dorileo - PMMT;
► Ten Cel Anderson Luiz do Prado - PMMT;
► Ten Cel Neder Salles de Siqueira - PMMT;
► Ten Cel Fernando Giroto Santiago - PMMT;
► Ten Cel Almir de França Ferraz - PMMT;
► Félix Lautom Marques da Silva, analista administrativo da área meio - SEPLAG;
► Francisvaldo Pereira de Assunção, analista administrativo da área meio - SEPLAG.

Quer ser aprovado no concurso PC MT?
A Folha Cursos tem a melhor preparação para concursos de Polícia Civil e pode te ajudar. Venha conhecer!

Folha Cursos

Orçamento era entrave, mas não é mais

De acordo com o governador Mauro Mendes, uma questão orçamentária impedia o estado de realizar concursos. Mas, ao que tudo indica, isso não existe mais, segundo o próprio chefe do executivo. Por isso, os editais estão confirmados para este ano.

”Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Vale lembrar que, em março, o próprio governador chegou a falar sobre a situação dos concursos. Ele declarou que havia déficit, mas não orçamento.

O anúncio dos concursos Segurança MT 2021 foi feito durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na última sexta-feira, 6. Ele esteve acompanhado de vários representantes, entre eles o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que disse:

“Nós tínhamos um planejamento, primeiro de organizar e melhorar os equipamentos, viaturas, armamento. agora estamos mexendo na infraestrutura e, o último passo, é a realização do concurso público. Para nós, para nossa tropa que é tão aguerrida, são investimentos muito importantes, porque o Estado tem crescido muito e o governador, sensível a isso, autorizou o concurso para que a gente possa melhorar ainda mais o serviço oferecido a população”, destaca.

Quem também comemorou a realização de novos concursos foi o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis. Ele conta: “O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais."

Concursos MT já têm vagas definidas?

Os concursos da Segurnaça MT nunca tiveram seus quantitativos de vagas confirmados oficialmente. No entanto, há uma possibilidade da oferta ser bem atrativa.

Conforme consta na emenda, o orçamento disponível é para abertura de concursos para a recomposição dos quadros. Entretanto, a oferta prevista é apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados. Isso porque de acordo com a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos.

Confira as vacâncias de cada órgão:

► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegados, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de Perito Oficial Criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.

► Polícia Militar: 4.392 cargos vagos de cabos e soldados.

► Corpo de Bombeiros: 2.275 cargos vagos, sendo 1.401 de cabos e soldados e 874 de sargento.

Mas, mesmo assim, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos - já que cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações. Por isso, os órgãos podem estar limitados à outros fatores, além dessa aprovação.

Quer ser aprovado em concursos de Polícia Civil?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Folha Cursos

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...