Concurso PC MS com 206 vagas anuncia a Fapec como banca
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul anunciou a banca organizadora do concurso PC MS. A seleção será realizada pela Fapec. Veja mais!
14/10/2021 09:35 | Atualizado: 15/10/2021 11:24
14/10/2021 09:35 | Atualizado: 15/10/2021 11:24

É oficial! A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul já tem banca organizadora definida para o concurso PC MS, que terá vários cargos. A instituição escolhida foi a Fapec, por meio de dispensa de licitação.

O ato que confirma a Fundação de Apoio a Pesquisa ao Ensino e a Cultura (Fapec) como banca do concurso foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 14.

O documento não traz muitas informações, apenas a assinatura do secretário de administração e desburocratização, Édio de Souza Viegas, além da data da homologaçao do processo.

O próximo passo será assinar o contrato com a banca. Com a contratação oficializada, o caminho fica liberado para definir o cronograma, finalizar o edital e publicar o documento com todas as regras.

Concurso PC MS tem 206 vagas autorizadas

Ao que tudo indica, este processo é referente ao primeiro concurso PC MS autorizado, com 206 vagas. A previsão, inclusive, é de que este edital saia no decorrer do segundo semestre de 2021.

primeira autorização veio no dia 3 de março, quando foram autorizadas as antigas 250 vagas. Mas, em maio, o aval foi republicado com uma nova oferta, de 206 vagas, nos seguintes cargos:

  • Perito papiloscopista: 42 vagas;
  • Agente de polícia científica: 36 vagas;
  • Perito oficial forense e perito criminal: 75 vagas; e 
  • Perito médico-legista: 53 vagas.

A mudança mais significativa foi no cargo de agente de polícia científica, que pasou de 100 vagas para 36 oportunidades. O edital de abertura ainda não tem data prevista para ser divulgado.

Comece a se preparar para o concurso PC MS!

Folha Cursos

Concurso PC MS tem comissão formada

Em abril, o concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul teve a sua comissão organizadora formada. O grupo ficará  responsável por acompanhar e fiscalizar todos os trâmites envolvendo a seleção.

A comissão é presidida por Roberto Gurgel de Oliveira Silva. Os servidores Viviane dos Santos Lima, Paulo Victor dos Santos Oliveira, Paulo Sérgio de Souza Lauretto e José de Anchieta Souza Silva também fazem parte da comissão.  

Também foram designados servidores para uma comissão permanente de avaliação específica para cada um dos cargos que serão ofertados no concurso. Com isso, Marcio Cristiano Paroba ficará responsável pela seleção de perito papiloscopista.

Já Keller Luiz de Oliveira vai acomapnhar os trabalhos referentes a seleção de agentes de Polícia Científica. Enquanto isso, Antônio César Moreira de Oliveira fará parte da comissão permanente para os cargos de  perito criminal e de perito médico legista.

 

Foto de um distintivo da PC MS
Concurso da PC MS tem banca definida para novo edital
(Foto: Divulgação)

Concurso PC MS também tem edital autorizado para delegado

Em seguida do aval para diversos cargos, foi autorizado também o concurso PC MS para delegado. Ainda não se sabe, porém, se a Fapec também organizará este concurso.

Para a carreira, foram autorizadas 30 vagas. Para concorrer, é preciso ter graduação em Direito.

O último concurso para o cargo de delta da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi realizado em 2017 e ofertou 210 vagas para delegados e agentes. De acordo com o cargo, o concurso foi composto pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva
  • Prova Discursiva
  • Avaliação Médico-Odontológica
  • Avaliação de Aptidão Física
  • Avaliação Psicológica
  • Prova de Títulos
  • Prova Prática de Digitação
  • Investigação Social
  • Prova Oral
  • Curso de Formação Policial

Na prova objetiva, as disciplinas cobradas para o delegado foram: Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Civil, Legislação Institucional, Medicina Legal e Criminologia.

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Folha Cursos

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...