Concurso PC MS: aval é republicado com novo quantitativo de vagas
A autorização do concurso PC MS foi republicada com um novo quantitativo de vagas. As oportunidades foram de 250 para 206 cargos.
26/05/2021 15:07 | Atualizado: 28/05/2021 10:35Por: Mateus Carvalho
26/05/2021 15:07 | Atualizado: 28/05/2021 10:35 - Por: Mateus Carvalho

O decreto de autorização do concurso PC MS foi republicado nesta quarta-feira, 26. O documento altera o quantitativo, que passou de 250 para 206 vagas, em cargos de agente, perito e papiloscopista. 

A retificação do decreto foi publicada no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul. O novo texto já está em vigor, sendo redigido da seguinte forma:

“Art. 1º Autoriza-se a realização de Concurso Público de Provas e Títulos, para o provimento de 206 (duzentos e seis) vagas, nas categorias funcionais de Perito Papiloscopista, de Agente de Polícia Cientifica e de Perito Oficial Forense, integrantes das carreiras da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com as especificações constantes do Anexo deste Decreto.” 

O decreto ainda traz a nova distribuição das vagas por cargo, que ficou sendo:

  • Perito papiloscopista: 42 vagas;
  • Agente de polícia científica: 36 vagas;
  • Perito oficial forense e perito criminal: 75 vagas; e 
  • Perito médico-legista: 53 vagas.

A mudança mais significativa foi no cargo de agente de polícia científica, que pasou de 100 vagas para 36 oportunidades. O edital de abertura ainda não tem data prevista para ser divulgado.

(Foto: Divulgação)
Concurso da PC MS tem novo aval publicado
(Foto: Divulgação)

A primeira autorização veio no dia 3 de março, quando foram autorizadas as antigas 250 vagas. Vale destacar que o concurso será realizado pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Concurso PC MS já tem comissão formada

Um mês após ser autorizado, em abril, o concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul já teve a sua comissão organizadora formada. O grupo ficará  responsável por acompanhar e fiscalizar todos os trâmites envolvendo a seleção.

O grupo será responsável, por exemplo, por elaborar o projeto básico do concurso. O documento reúne algumas informações básicas sobre a seleção para que as bancas interessadas possam avaliar e encaminhar suas propostas. 

A comissão formada presidida por Roberto Gurgel de Oliveira Silva. Os servidores Viviane dos Santos Lima, Paulo Victor dos Santos Oliveira, Paulo Sérgio de Souza Lauretto e José de Anchieta Souza Silva também fazem parte da comissão.  

Também foram designados servidores para uma comissão permanente de avaliação específica para cada um dos cargos que serão ofertados no concurso. Com isso, Marcio Cristiano Paroba ficará responsável pela seleção de perito papiloscopista.

Já Keller Luiz de Oliveira vai acomapnhar os trabalhos referentes a seleção de agentes de Polícia Científica. Enquanto isso, Antônio César Moreira de Oliveira fará parte da comissão permanente para os cargos de  perito criminal e de perito médico legista.

O próximo passo é dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Em seguida, poderá ser feita a publicação do edital do concurso.

Edital PC MS 2021 será para graduados

Todos os cargos têm como requisito o nível superior. No caso do médico-legista, o candidato deve ser graduado, especificamente, em Medicina. 

A expectativa é de que o concurso siga os mesmos critérios da última seleção, realizada em 2013. Se isso de fato ocorrer, os interessados ainda deverão ter idade mínima de 21 anos e máxima de 45 e CNH a partir da categoria B.

Último concurso PC MS

O último concurso foi realizado em 2013 com os candidatos sendo submetidos a sete etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Títulos;
  • Avaliação Psicológica (exame psicotécnico);
  • Avaliação Médico-Odontológica;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Investigação Social; e
  • Curso de Formação.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...