Com concurso PC ES confirmado, governo nomeia 401 policiais

Prestes a realizar novo concurso PC ES, o governador Renato Casagrande assinou a nomeação de 401 novos policiais que concluíram o CFP.

22/10/2021 10:08 | Atualizado: 22/10/2021 10:32

22/10/2021 10:08 | Atualizado: 22/10/2021 10:32

Perto de realizar um novo concurso PC ES, a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo receberá reforços. O governador Renato Casagrande assinou a nomeação de 401 policiais civil que ingressarão em breve.

O decreto assinado pelo chefe do executivo beneficia os candidatos que finalizaram com êxito o Curso de Formação Profissioanal (CFP), para diversos cargos, que estava em execuação.

Esses candidatos são oriundos do concurso PC ES de 2018. Ao todo, serão empossados:

  • 85 escrivães
  • 147 investigadores
  • cinco psicólogos
  • 77 peritos criminais
  • 53 auxiliares de perícia médica legal
  • 29 médicos legistas
  • cinco assistentes sociais

"Essa é mais uma medida de reestruturação das forças da Segurança Pública, que vem sendo feita desde o início da gestão, em 2019", diz o governo do estado.

O próximo passo será a publicação do nome dos aprovados no Diário Oficial do estado. Eles terão 30 dias para tomar posso no cargo. A formatura dos novos policiais aconteceu em Vitória, capital capixaba.

“Esse momento faz parte da minha história como governador. Essa responsabilidade que eu tenho, mas faz parte da história de vocês. Vocês jamais esquecerão esse momento, de como ele é importante na família de vocês e na vida de vocês. Para ser policial é preciso ter uma característica diferente de outras profissões e de outras atividades.  Um policial, para ser eficiente, tem que ter atitude. A atitude muda o mundo, dependendo da atitude muda para o mal, mas quando a gente fala em atitude, geralmente, fazemos referência a uma boa atitude”, dissea o governador Renato Casagrande.

Foto do governador do ES assinando nomeação de candidatos
Concurso PC ES de 2018 nomeia mais de 400 candidatos
(Foto: Governo do ES)

'Já temos outros concursos autorizados', diz chefe da Segurança

Outros representantes do governo e da Polícia Civila também estiveram presentes no evento. Entre eles, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho. Segundo ele, o foco do Governo é repor o efetivo perdido.

Dito isso, ele confirma oficialmente que há outros concursos já autorizados, devento estar se tratando dos próximos editais PC , PM e Bombeiros.

“Essa entrega mostra mais uma vez o cuidado do Governo em relação à Segurança Pública do Espírito Santo. Em sua primeira gestão, de 2011 a 2014, o governador Renato Casagrande entregou os quadros praticamente completos nas corporações, com a realização de diversos concursos. Em 2019, ele retorna e recebe um efetivo igual a 2009. O programa Estado Presente em Defesa da Vida é retomado e novamente e o olhar para a segurança pública também. Já temos outros concursos autorizados e seguiremos com o objetivo de retomar o caminho da redução da violência que estamos registrando nos últimos anos”, disse Ramalho. 

Edital PC ES terá 40 vagas de delegado

Recentemente, o concurso PC ES foi confirmado. O deputado Bruno Lamas recebeu um ofício do governo confirmando as seleções previstas para 2021 e 2022, podendo os editais já serem publicados.

As novas oportunidades para a Polícia Civil contemplarão apenas a carreira de delegado, que não teve seu concurso passado concluído.

Serão 40 vagas para a carreira, que tem o nível superior em Direito como exigência. O parlamentar questionou sobre a publicação do editais, cuja resposta foi:

"A previsão para publicação do Edital de Abertura dos concursos autorizados é a partir do segundo semestre de 2021."

Ou seja, o edital do concurso PC ES para delegado pode sair ainda este ano, ou a qualquer momento, basta que as tratativas sejam finalizadas internamente.

Em agosto, a Assessoria de Comunicação confirmou que o processo de escolha da banca já está em andamento. No entanto, ainda não há uma definição e nem nome divulgado de qual será a instituição que realizará a seleção.

Folha Cursos

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...