Mesmo com decreto, concurso PC ES 2021 está confirmado

Mesmo com o decreto de suspensão, o Governo do Espírito Santo confirmou a realização do concurso PC ES, que deve sair este ano.

16/03/2021 08:38 | Atualizado: 16/03/2021 09:55

Por: Mateus Carvalho

16/03/2021 08:38 | Atualizado: 16/03/2021 09:55 - Por: Mateus Carvalho

Em fevereiro, o governador do Espírito Santo divulgou um novo decreto que suspende a abertura de concursos públicos. No entanto, o governo recentemente confirmou à Folha Dirigida que os sete concursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 serão realizados.

Entre a confirmação, está o concurso da Polícia Civil do Espírito Santo, que já foi anunciado pelo governador Renato Casagrande.

A confirmação de que os concursos serão realizados foi dada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em resposta à reportagem.

A justificativa dada é a possibilidade de os órgãos pedirem exceção ao decreto. Eles deve encaminhar tal solicitação à Comissão de Melhoria da Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP)..

“Mesmo com o Decreto nº 4.818-R, de 10 de fevereiro de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (11/02), que estabelece medidas de contingenciamento e racionalização de gastos do Poder Executivo Estadual no ano de 2021, serão realizados os concursos públicos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021”, consta em nota enviada à reportagem.

(Foto: Divulgação)
Concurso PC ES está confirmado pelo governo
(Foto: Divulgação)

Governador garante concursos Segurança ES e quer novos policiais

Em janeiro deste ano, o governador Renato Casagrande falou sobre o novo edital e garantiu que, independentemente de quando, ele quer mais policiais no estado.

Casagrande falou sobre as perspectivas de novos concursos públicos, garantindo duas áreas prioritárias: Segurança e Educação. O governador garantiu que vai contratar novos policiais, ao dizer:

"Eu vou abrir concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos abrir um outro edital em 2021 para policiais. Queremos abrir para professores também em 2021", disse.

Ele também complementou dizendo que o edital para a Polícia Militar é certo de ser publicado, explicando sobre o da Polícia Civil, que:

"Pode ser dos dois. PM, com certeza. PC está numa fase mais anterior ao concurso que já está em andamento. PC, talvez. Mas não podemos falar de quantidade ainda."

Com isso, tanto PM quanto PC seguem com editais de concursos previstos para 2021. E ambas seguem sem informação de quantitativo de vagas, que não foi confirmado pelo governador.

Casagrande prevê edital do concurso PC ES para este ano

É importante destacar que, mesmo com o decreto e sem revelar vagas, o governador já havia confirmado o edital anteriormente. Ainda em dezembro, ele afirmou:

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande.

Tal fala do governador sobre concursos para a Segurança foi durante a sua participação e discurso na Assembleia Legislativa, quando prestou contas do seu mandato.

Ele não chegou a dar prazos, mas comentou que o objetivo é realizar concurso todo ano, nem que seja para um número pequeno.

 

Concurso PC ES: CFP passa a ser considerado atividade essencial

Antes mesmo de Casagrande anunciar a previsão de um novo concurso para este ano, a própria Polícia Civil confirmou uma nova seleção à Folha Dirigida. Em outubro, a corporação informou que deu início aos preparativos para um possível edital em 2021. 

A corporação informou que a elaboração do concurso está em andamento. Entretanto, ainda não há cargos e vagas definidos.

"Polícia Civil informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definido o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021."

A Polícia Civil, portanto, deixou em aberto se o próximo edital será para vários cargos ou apenas para a carreira de delegado. O último concurso para delegado, que estava em andamento, foi anulado. Logo, não chegou a chamar aprovados e permanecem as vacâncias dos últimos anos.

Recentemente, inclusive, o deputado Danilo Bahiense (PSL) disse que esteve com o delegado chefe da Polícia Civil, Darcy Arruda, que garantiu o empenho para realizar o concurso para delegado o quanto antes.

Estude para concursos com a Folha Cursos

Ei, futuro servidor, você já conhece a Folha CursosEla chegou para acelerar os seus estudos e agora você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.

Notícia boa que chama, né? Então dá uma olhada!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...