Concurso Guarda de Palmas TO: prefeita anuncia edital para março

A prefeita de Cinthia Ribeiro confirmou a publicação do edital do concurso Guarda de Palmas TO, com 100 vagas no total, para o mês de março.

29/01/2020 05:40 | Atualizado: 29/01/2020 08:39

29/01/2020 05:40 | Atualizado: 29/01/2020 08:39

O edital do concurso Guarda de Palmas, no Tocantins, será publicado em março. O anúncio foi feito pela prefeita Cinthia Ribeiro, na última terça-feira, 28, após a assinatura do contrato com a banca organizadora, a Fundação Vunesp.

"Esse é um momento muito aguardado por todos e o nosso desejo era que o número de vagas fosse superior ao que ofertamos, mas vamos continuar trabalhando para fortalecer essa instituição que tem quase 27 anos de serviços prestados à comunidade. O edital será divulgado na primeira semana do mês de março", garantiu a prefeita.

Ao todo, serão ofertadas 50 vagas imediatas mais cadastro de reserva. A previsão é que o cadastro conte com mais 50 oportunidades. Segundo a Prefeitura de Palmas, as inscrições serão abertas a homens e mulheres, que tenham concluído o nível médio e tenham idades entre 18 e 45 anos.

De acordo com a prefeitura, o concurso Guarda de Palmas será composto pelas seguintes etapas: prova objetiva, exame físico, avaliação psicológica, avaliação médica, idoneidade moral e curso de formação, com carga horária prevista de 728 horas/aula.

Guarda Metropolitana de Palmas prepara novo concurso (Foto: Governo TO)
Concurso Guarda de Palmas TO terá edital em março
(Foto: Governo TO)

 

A remuneração atual ainda não foi revelada. Segundo estabelece o estatuto da corporação, os guardas têm direito também a 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há também estabilidade e possibilidade de progressão na carreira. 

Concurso Guarda de Palmas TO ocorre após 13 anos

A Guarda Metropolitana de Palmas vê sua carência de servidores aumentar desde 2007, quando realizou seu último concurso público. De acordo com os dados da prefeitura, faltam 412 guardas no município.

Dessa forma, é esperado que o cadastro de reserva do concurso Guarda de Palmas TO seja bem utilizado ao longo do prazo de validade. A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, revelou que a seleção deve renovar 25% do efetivo. 

"Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e, além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população", reforçou a titular da pasta.

O último edital ofereceu 100 vagas para guardas, sendo 90 para homens e dez para mulheres. Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação médica, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

Na primeira fase, o exame foi composto por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.

Prepare-se para concursos

 

Desde dezembro de 2019, a Guarda Metropolitana conta com a chefia da superintendente, Sandra Letícia Thomazi Bordin. Ela foi nomeada como a primeira mulher a comandar a corporação.

Sandra Bordin assume o posto no momento em que a corporação vive a expectativa de renovar o seu quadro efetivo, com a realização do concurso público.

"Nosso efetivo precisa dessa renovação para continuarmos escrevendo essa história, com muito trabalho, para garantir a segurança da nossa população", disse a superintendente.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Guarda Metropolitana de Palmas-TO - 2020

TO
Não informado
Fund...
50 vagas