'Resiliente' conta história da delegada de Polícia Civil, Thaianne Moraes

Documentário 'Resiliente' traz a trajetória da delegada de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Thaianne Moraes. Assista!

20/10/2021 14:56 | Atualizado: 22/10/2021 19:14

20/10/2021 14:56 | Atualizado: 22/10/2021 19:14

Delegada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro desde 2013, Thaianne Moraes nunca imaginou se tornar exemplo para quem sonha com a carreira Policial. Pois ela é, e agora tem um documentário para chamar de seu.

Já está disponível no YouTube da Folha Dirigida, "Resiliente", uma produção da Folha Dirigida, com apoio da Folha Cursos. 

O documentário, dividido em três episódios, tem como gancho principal a reprovação de Thaianne no primeiro concurso de delegado que prestou, em 2009.

 

Ela foi reprovada na prova discursiva de Direito Constitucional, disciplina que, no futuro, a levaria para a docência. 

Estão presentes também relatos da influência do esporte na trajetória da delegada.

Atleta de polo aquático desde nova, foi dessa experiência que Thaianne Moraes aprendeu a ser estrategista e persistente na luta pelo cargo público.

“Resiliente” reúne entrevistas com o esposo de Thaianne, William Rodrigues Cavalcante, e a amiga de faculdade, Maria Gabriela Slaib.

Ambos destacaram a forte personalidade da delegada, que não se deixou abalar pelas dificuldades da vida no estudo para concurso.

"Ela é resiliente. Ela é uma pessoa que, mesmo diante de qualquer adversidade que a vida lhe impuser, ela cai, ela levanta e continua até que não caia mais", diz o esposo, que também é policial civil.

William Rodrigues Cavalcante é esposo de Thaianne Moraes (Foto: Adalberto Neto / Folha Dirigida)
William Rodrigues Cavalcante é esposo de Thaianne Moraes
(Foto: Adalberto Neto / Folha Dirigida)


Thaianne Moraes não teve apenas as reprovações no seu caminho até a posse como delegada de Polícia Civil. Ela também passou por problemas de saúde nesta trajetória.

Além de uma infeccção urinária às vésperas da prova discursiva, a delegada também viu em risco a vida dos avós, inspirações para ela. A solução foi estudar, até mesmo dentro de um hospital. 

O documentário também traz relatos da mulher Thaianne na realidade da Polícia, assim como o desafio de equilibrar as tarefas profissionais com as domésticas e familiares.

"A Thaianne foi aprovada em um concurso onde tem muitos homens. É um mundo muito machista. E ela entrou super feminina dentro de tudo isso. Tempos depois veio a construção da família. E nisso tudo, nós amigos nos perguntamos como ela arruma tempo para administrar tantas coisas ao mesmo tempo, de forma incrível e absolutamente competente. Ela acompanha o dia a dia da casa dela com o marido, participa de todas as atividades do filho, do avô e da mãe. E é absolutamente dedicada à carreira dela. E sempre com uma voz muito doce. Sempre muito carinhosa. Sem dúvidas, é uma super mulher", conta a amiga Maria Gabriela Slaib.

CEO da Folha Dirigida, Ricardo Marsili falou do projeto.

"Nossos alunos estão sempre perguntando mais sobre a Thaianne, como conseguiu, como se preparou. Por isso tivemos a ideia de consolidar toda a historia em um documentário, para inspirar nossos alunos e leitores, e mostrar que, assim como eles, ela também passou por uma jornada difícil."

 

 

1º Episódio - Prazer, delegada Thaianne

 

2º Episódio - O gosto da reprovação

3º Episódio - Distintivo no peito: sou policial

Quem é Thaianne Moraes

Delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro há oito anos, Thaianne Moraes já passou pelas mais variadas situações dentro da corporação. 

Após assumir o cargo, foram anos lotada no plantão, onde é preciso responder pelas ocorrências que surgem no intervalo de 24h.

Já esteve lotada também na 12ª Delegacia de Polícia (DP), durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

Depois das Olimpíadas, ela passou a trabalhar na Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT).

Atualmente ela está lotada na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE), onde o universo de investigações é mais complexo e exige técnicas específicas.

Na docência, Thaianne Moraes se dedica a ajudar no estudo para concursos aqueles que sonham com a carreira pública.

Hoje, além de professora de Direito Constitucional, ela é coordenadora da área de Segurança da Folha Cursos e embaixadora para esse segmento.

Delegada lidera o Destrava PC RJ, online e gratuito

Ainda na área de preparação para concursos, Thaianne Moraes tem um desafio pela frente após a publicação do edital da PC RJ.

Ela vai liderar o Destrava PC RJ, mentoria online e gratuita da Folha Dirigida para quem vai prestar a seleção este ano.

Neste projeto, a delegada vai ajudar os candidatos a destravarem a preparação.

A mentoria é ideal para aqueles que não sabem por onde começar, já iniciaram a preparação, mas têm dúvidas sobre o material ou enfrentam dificuldades de concentração e organização.

Quer participar? Então corre e se inscreve

 a seguir porque o número de participantes é LIMITADO! 

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...