Quais concursos fiscais oferecem vagas para o nível médio?

Saiba quais são as opções de vagas em concursos fiscais para candidatos que têm o nível médio como escolaridade. Confira!

15/03/2021 06:33

15/03/2021 06:33

Normalmente, a área Fiscal costuma oferecer vagas para profissionais de nível superior em qualquer área. No entanto, você sabia que existem opções de concursos fiscais para candidatos de nível médio?

No geral, as vagas de nível médio em órgãos da área Fiscal são destinadas ao setor administrativo, como na Receita Federal. O órgão aguarda autorização de novo concurso, incluindo oportunidades para assistente técnico-administrativo, carreira de nível médio.

O mesmo ocorre em Secretarias Estaduais de Fazenda. Enquanto as vagas para quem atua diretamente com os serviços de fiscalização são destinadas a profissionais de nível superior (na maioria das vezes para graduados em qualquer área), a parte administrativa costuma ofertar chances para candidatos de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação.

Quem tem o ensino médio e quer atuar diretamente no setor de fiscalização deve ficar atento, porque algumas oportunidades costumam surgir. Geralmente, em Secretarias Municipais de Fazenda. Mas há exceções, como o cargo de técnico da fazenda estadual, da Secretaria Estadual de São Paulo. 

A Sefaz SP aguarda autorização para abertura de 789 vagas para a carreira, que tem como exigência o nível médio. Esse profissional atua prestando apoio às atividades fazendárias e de fiscalização.

Outra secretaria estadual que contempla oportunidades para técnicos fazendários com exigência do nível médio é a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG). No início de 2020, a SEF-MG chegou a falar sobre a solicitação de um novo concurso, mas a seleção ainda não apresentou avanços.

Quantos aos concursos ficais com vagas de nível médio previstos em secretarias municipais, também há algumas oportunidades previstas. Veja a seguir como está o andamento desses concursos.

Candidato estudando
Mesmo quem não tem formação em nível superior pode atuar na área de
fiscalização (Foto: Divulgação)


Concurso Nilópolis RJ aguarda publicação do edital


A Prefeitura de Nilópolis, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já realizou todos os trâmites iniciais para a realização de seu próximo concurso, desde a formação de comissão organizadora até a escolha de banca.

Agora, os interessados nessa seleção devem aguardar a publicação do edital. Esse concurso não é exclusivo para área Fiscal. Mas, dentre as 527 vagas que serão ofertadas, duas serão destinadas à carreira de fiscal de tributos, cujo requisito é o nível médio.

O concurso será organizado pelo Instituto IAN. Além das vagas para área fiscal, a seleção ainda contemplará oportunidades para cargos de outras áreas. Entre elas: Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Cidadania, além da Procuradoria do município.
 

► Veja mais detalhes sobre o concurso ISS Nilópolis RJ
 

Botão com link para Folha Cursos


Concurso ISS Belo Oriente MG aguarda aval para retomada


O concurso para a Prefeitura de Belo Oriente, em Minas Gerais, também não é exclusivo para área fiscal. A seleção, que já teve edital publicado, oferece 79 vagas para diversas carreiras. Entre elas, há oportunidades para fiscal de renda, cuja exigência é o nível médio.

O concurso estava com inscrições abertas quando foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Segundo consta em nota publicada no site da prefeitura e da Conscam, organizadora da seleção, o TCE MG solicitou a correção de apontamentos referentes ao edital.

A seleção ainda não foi retomada. As informações sobre o retorno do processo de seleção de novos servidores serão divulgadas no site da prefeitura e da organizadora, além de publicação em Diário Oficial.
 

► Veja mais detalhes sobre o concurso ISS Belo Oriente MG

Próximo concurso ISS Rio pode ter vagas para o nível médio

Um dos concursos mais aguardados no município do Rio de Janeiro é o concurso ISS Rio. A maior expectativa é que a seleção ofereça oportunidades para fiscais de renda, cujo requisito é o nível superior.

Mas, também há previsão para agente de fazenda, que tem como exigência o nível médio. O trabalho desses profissionais é auxiliar e complementar aos trabalhos dos fiscais de rendas.

O concurso ISS Rio ainda depende de autorização do prefeito, Educardo Paes, para acontecer. Durante sua campanha eleitoral, Paes chegou a afirmar que um dos concursos prioritários de sua gestão será o da Secretaria Municipal de Fazenda.

Para o presidente do Sindicato Carioca dos Fiscais de Rendas (Sincaf-Rio), Luiz Antonio Barreto, a realização de um novo concurso para o órgão  deve ser tratada com urgência, considerando o déficit na instituição.

► Veja mais detalhes sobre o concurso ISS Rio

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...