Concursos 2021 Polícia Civil: confira a lista de seleções previstas

Folha Dirigida reuniu todos os concursos 2021 Polícia Civil já previstos. Confira a lista para se manter atualizado sobre as seleções!

01/12/2020 17:54 | Atualizado: 03/12/2020 11:55

01/12/2020 17:54 | Atualizado: 03/12/2020 11:55

Em 2020, as polícias civis de diferentes estados apresentaram avanços em relação às suas seleções. No entanto, os concursos Polícia Civil 2021 também prometem ofertar boas oportunidades, em todo o país.

Para muitos candidatos, é um grande objetivo assumir um cargo em um desses órgãos de âmbito estadual, cuja principal atribuição é repreender e investigar crimes. As oportunidades em relação às carreiras são diversas.

O futuro servidor pode optar por vagas de delegado de polícia, perito legista, inspetor, investigador, entre outros cargos.

Concurso policial: veja cronograma das provas 2021 já marcadas

Para quem está curioso sobre quais Polícias Civis têm previsão de concursos no próximo ano, Folha Dirigida preparou uma lista, com informações sobre o andamento de cada concurso até o momento. Confira!

Concursos previstos Região Sudeste
Concursos previstos Região Nordeste
Concursos previstos Região Norte
Concursos previstos Região Centro Oeste  

Polícia Civil
Oportunidades para Polícias Civis contemplam diferentes cargos
(Foto: Divulgação)

Confira a lista de Concursos 2021 Polícia Civil previstos

Concursos previstos Região Sudeste

Polícia Civil do Rio de Janeiro

O concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro é um dos mais aguardados e a expectativa é de que seja realizado no próximo ano. O concurso PCERJ teve uma nova autorização publicada no início de novembro. 

Os trâmites para publicação dos editais já foram iniciados. A PC RJ já está em contato com sete organizadoras, para definir quem assumirá as etapas de seleção do concurso.

Saiba como fazer um plano de estudos para concurso policial

De acordo com o Governo do Estado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro deve preencher até 864 vagas até 2022. 

As oportunidades serão distribuídas pelos cargos de:

  • auxiliar de necropsia (12);
  • técnico de necropsia (16);
  • investigador (118);
  • inspetor (597);
  • perito legista (54);
  • perito criminal (20);
  • delegado(47).

Lembrando que ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) um projeto de lei que prevê a mudança na escolaridade de investigador de Polícia, do nível médio para o nível superior.

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC RJ

Polícia Civil de São Paulo

Em São Paulo, também tem concurso previsto para a Polícia Civil. O órgão já tem novo concurso PCSP autorizado com 2.939 vagas, que serão distribuídas, também, pela Polícia Técnico-Científica.

+ Concursos 2021 PM somam mais de 13 mil vagas previstas

Esse total de vagas está distribuído da seguinte forma: 

  • 250 para delegado;
  • 1.600 para escrivão;
  • 900 para investigador;
  • 189 para médico legista.

Todas as carreiras têm como exigência o nível superior. Segundo o delegado-geral da corporação, Dr. Ruy Ferraz, os trâmites da nova seleção já estão prontos. 

No entanto, o governador do estado, João Doria, publicou um decreto no início do ano que suspende temporariamente novas contratações em São Paulo, para que esses recursos sejam destinados ao combate à pandemia do novo Coronavírus. 

Sendo assim, os preparativos do concurso PC SP só devem ser retomados com o fim da pandemia e do estado de calamidade pública.

+ Confira todos os detalhes sobre o concurso PC SP

Polícia Civil de Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais já realizou um pedido para abertura de concurso com 1.514 vagas para reforçar os quadros de servidores da corporação. No entanto, o estado ainda não liberou o aval para esta seleção.

O pedido contempla cargos da área policial e administrativa. A seleção está em análise pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins). Se autorizado, o concurso contará com vagas para funções de níveis médio e superior. 

Para área policial, as chances serão para as funções de:

  • delegado (201);
  • escrivão (317);
  • investigador (689);
  • médico legista (16);
  • perito (51).

Já para área administrativa, haverá  oportunidades para analista (80) e técnico (160).

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC MG

Concursos previstos Região Nordeste

Polícia Civil do Ceará

O concurso da Polícia Civil do Ceará foi uma das surpresas de 2020. A seleção já está autorizada e já tem até comissão formada, mas o edital deve ficar para o início de 2021.

O concurso terá uma oferta de 500 vagas, para os cargos de inspetor (400) e escrivão (100). Em ambos os casos, o requisito para participação é o nível superior. 

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC CE

Polícia Civil do Sergipe

Em Sergipe, a Polícia Civil tem concurso autorizado para 60 vagas. Desse total, 50 serão destinadas para agentes de polícia e dez para escrivães. As oportunidades são para cargos de níveis superior.

A autorização foi anunciada em setembro. Os próximos passos para o concurso serão a formação da comissão e a contratação da organizadora, que já está em andamento, com quatro empresas em disputa. Só então poderá ser feita a publicação do edital.

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC SE

Polícia Civil de Alagoas

A partir de janeiro de 2021, a Polícia Civil de Alagoas pode ter novos editais. O próprio governador do estado, Renan Filho, falou sobre o assunto em suas redes sociais.

O concurso PC AL estava previsto para acontecer ainda este ano, mas foi adiado por conta da pandemia. A expectativa é que o concurso ofereça 300 vagas, para os cargos de agente e delegado. Ambas carreiras exigem o nível superior.

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC AL

Polícia Civil de Pernambuco

Os estudos para a realização de um novo concurso para Polícia Civil de Pernambuco foram iniciados em março deste ano. A oferta de vagas ainda não foi definida, mas são esperadas oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Ainda em março, quando foi anunciada a possibilidade de uma nova seleção, o governo estadual informou que os cargos cogitados para o concurso eram de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista.

Os próximos passos deverão ser a autorização, formação da comissão organizadora e contratação da banca que ficará responsável pelas etapas de seleção. 

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC PE

Polícia Civil da Bahia

Na Bahia também tem concurso previsto para a Polícia Civil da Bahia. O novo edital para o órgão já tem previsão orçamentária na Proposta de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2021 (PLOA 2021) do Estado.

A expectativa é que sejam oferecidas 1.109 vagas. Porém, ainda não se sabe quais cargos deverão ser contemplados na seleção. Apesar da indicação na PLOA, o concurso PC BA ainda depende de autorização para ser realizado.

+ Confira todos os detalhes sobre o concurso PC BA

Polícia Civil da Paraíba 

A Polícia Civil da Paraíba aguarda aval para a realização de um novo concurso. E a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel) está confiante de que a autorização deve ser concedida em breve.

Ainda não há informações sobre quantidade de vagas e cargos. A Polícia Civil da Paraíba não realiza concurso há 12 anos, de modo que a nova seleção pode ofertar vagas semelhantes às oferecidas em 2008, data do último edital.

Naquele ano foram contempladas vagas para: delegado de polícia, perito oficial criminal, perito químico legal, perito médico-legal, perito odonto-legal, agente de investigação e escrivão de polícia.

+ Confira todos os detalhes sobre o concurso PC PB 

Botão com link para assinatura

Concursos previstos Região Norte

Polícia Civil do Amazonas

O próximo concurso da Polícia Civil do Amazonas pode ser realizado já no 1° semestre de 2021. A previsão foi dada pelo próprio governador do Amazonas, Wilson Lima.

Segundo o governador, a seleção já está dentro do planejamento do Governo estadual para o próximo ano, junto com o concurso da PM. No entanto, tudo dependerá de como o ano fiscal do Amazonas vai fechar.

Os deputados já discutem incluir o concurso no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA 2021), que está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) do Estado.

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC AM

Polícia Civil Roraima

O governador de Roraima, Antonio Denarium, já autorizou a realização de estudos para avaliar os impactos econômicos para realização de um novo concurso para a Polícia Civil. O estudo também identificará o quantitativo de vagas e cargos que deverão ser oferecidos na próxima seleção. 

O delegado-geral da PC RR, Herbert Amorim Cardoso, também falou sobre a previsão de um novo concurso para a instituição. Segundo ele, estariam sendo finalizadas algumas pendências do concurso anterior, cancelado em 2019, para formar a comissão organizadora de um novo edital. 

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC RR

Concursos previstos Região Centro Oeste

Polícia Civil Goiás

O Ministério Público de Goiás já publicou uma recomendação para realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado. A seleção deve ofertar vagas para os cargos de agente e escrivão.

A nota foi publicada pelo MP GO em maio deste ano. De acordo com o documento, o concurso deveria ser concluído no prazo de um ano, a partir do recebimento da recomendação.

Ou seja, o edital deveria ser publicado ainda em 2020, o que ainda não aconteceu. Em 2017, a PC GO chegou a publicar um aval para a realização de um novo concurso PC GO com 550 vagas. No entanto, a seleção não foi realizada por questões orçamentárias.

+ Confira todos os detalhes sobre o concurso PC GO

Polícia Civil Mato Grosso

No Mato Grosso do Sul a Polícia Civil tem edita previsto desde 2018. A seleção também não foi realizada por falta de orçamento.
 
A expectativa é que o concurso ofereça 120 vagas. As oportunidades serão distribuídas pelas seguintes carreiras: agente criminal (40), médico legista (40) e papiloscopista (40). 

+Confira todos os detalhes sobre o concurso PC MS

Polícia Civil Mato Grosso

No Mato Grosso o impeditivo para a realização de um novo concurso para a Polícia Civil também é a questão orçamentária. O concurso está autorizado desde 2018, mas ainda não foi realizado. 

A situação no estado é crítica. A falta de um novo concurso já acarretou, inclusive, no fechamento de delegacias.

O concurso prevê a oferta de 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. As carreiras exigem os níveis superior.

+ Confira todos os detalhes sobre o concurso PC MT

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...