Concurso PC PE: sai convocação de aprovados para delegado

A Polícia Civil de Pernambuco convoca 60 aprovados no último concurso de delegado para o curso de formação.

10/06/2021 13:40 | Atualizado: 10/06/2021 13:49

Por: Fernanda Gomes

10/06/2021 13:40 | Atualizado: 10/06/2021 13:49 - Por: Fernanda Gomes

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou na manhã desta quinta-feira, 10, a chamada de mais aprovados do último concurso PC PE. De acordo com postagem feita no Instagram da corporação, estão sendo convocados 60 aprovados para o cargo de delegado.

O edital de convocação para o curso de formação já foi publicado pelo Cebraspe, que é a banca organizadora. 

Ainda segundo a Polícia Civil, as matriculas serão online, entre os dias 17 e 19 de junho. A previsão para o início das aulas é julho.

O reforço para a área de Segurança de Pernambuco já havia sido anunciado, em maio, pelo governador Paulo Câmara. Na época, ele informou que: 

"Nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos  30  dias.  A  maioria  dos profissionais  deve  estar  reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados  mais  840  profissionais”,  frisou  Paulo  Câmara.

Também foi prometida a convocação de do concurso PM PE e Bombeiros PE, com chamada de 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar. Além de 100  para  os cargos de soldados do CBM-PE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros, mais 95 para a Polícia Científica. 

Próximo concurso PC PE é planejado

Um próximo concurso está no radar e a Polícia Civil de Pernambuco estava realizando estudos preliminares para a abertura da nova seleção. 

O assunto chegou a ser discutido em março de 2020. Na época, a realização do concurso público para a PC PE foi pauta de uma reunião entre secretários do Estado e o chefe da instituição, Joselito Kehrle do Amaral. O encontro debateu diversos temas de interesse da categoria. 

Até o momento, no entanto, não foi anunciado formalmente nenhum cargo ou quantitativo de vagas. Os próximo passos deverão ser a autorização e formação da comissão organizadora.

PC PE (Foto: Divulgação/ Polícia Civil PE)
Polícia Civil PE reforça quadro de delegados (Foto: Divulgação)

Já se sabe que as carreiras contempladas são de nível superior, mas o número de oportunidades ainda não foi revelado. 

Último concurso PC PE foi em 2016

O último concurso da Polícia Civil de Pernambuco foi feito em 2016, com organização do Cebraspe. Foram oferecidas 650 vagas mais cadastro, nos cargos de agente, delegado e escrivão. Todas as funções de nível superior.

Na época, os salários para escrivão e agente era de R$ 3.276,42, enquanto o de delegado de R$9.069,81.

Foque seus estudos com a Folha Cursos

 

Botão com link para Folha Cursos

Os candidatos aos cargos de agente e escrivão foram avaliados por provas objetivas com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos. 

Já a prova para delegado foi composta por 100 questões de Conhecimentos Específicos mais uma prova discursiva.

A seleção da PC PE também conta com as fases de: 

  • Prova de capacidade física
  • Avaliação psicológica
  • Exame médico
  • Investigação social 
  • Avaliação de títulos
  • Curso de Formação

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...