Concurso MP PE para promotor tem regulamento publicado
Regulamento do concurso MP PE para promotores de justiça é publicado nesta quinta-feira, 16. Documento traz vagas, requisitos e etapas!
16/12/2021 12:24 | Atualizado: 16/12/2021 14:08
16/12/2021 12:24 | Atualizado: 16/12/2021 14:08

O Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco aprovou, em sessão ordinária de 1º de dezembro, o regulamento do novo concurso MP PE para promotores. O texto foi publicado na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do órgão desta quinta-feira, 16.

De acordo com o regulamento, há 48 cargos vagos de promotores de justiça aptos à nomeação. Porém, o concurso será destinado, inicialmente, ao preenchimento de 15 vagas. As demais poderão ser providas durante o prazo de validade da seleção.

Do total de oportunidades imediatas, nove serão para ampla concorrência e duas para pessoas com deficiência e quatro para negros. O regulamento ainda traz detalhes sobre requisitos para carreira e estrutura de provas. Confira a seguir: 

Requisitos

A carreira de promotor de justiça tem como requisitos: Bacharelado em Direito com, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Não há informações sobre os salários atualizados. 

Etapas do concurso 

O concurso MP PE para promotores de justiça será composto pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Prova oral;
  • Inscrição definitiva;
  • Prova de títulos.

Os exames objetivos e discursivos versarão sobre as seguintes matérias:

GRUPO TEMÁTICO I - Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal e Medicina Legal.

GRUPO TEMÁTICO lI - Direito Civil, Direito Comercial, Direito Processual Civil.

GRUPO TEMÁTICO IlI - Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Eleitoral.

GRUPO TEMÁTICO IV - Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente e Legislação Institucional.

GRUPO TEMÁTICO V - Promoção da igualdade étnico-racial e legislação específica correspondente.

A prova objetiva terá 100 questões sobre Conhecimentos Gerais de Direito. Somente serão convocados para realização das provas discursivas os candidatos que obtiverem aprovação na objetiva e que forem classificados no quantitativo de até 150 vagas.

Já as provas discursivas serão realizadas em dois períodos distintos, consistindo o primeiro exame na elaboração de uma manifestação e resposta a duas questões. O segundo exame discursivo exigirá a elaboração de uma denúncia. 

Conforme o regulamento, na execução das provas discursivas, os candidatos poderão consultar legislação, desde que desacompanhada de qualquer comentário, anotação, súmulas e jurisprudência.

Fachada do Ministério Público de Pernambuco
MP PE prepara novo concurso para promotores de justiça
(Foto: Divulgação)

Por sua vez, a prova oral versará sobre pontos do programa sorteados para arguição por componentes da Banca Examinadora por tempo não superior a 60 minutos.

Os pontos serão referentes às disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Difusos e Coletivos e Direito da Criança e do Adolescente.

Na inscrição definitiva, os participantes serão submetidos a entrevistas, inclusive de sindicância de vida pregressa, aos exames (médico e psicotécnico) - às expensas do candidato - e aferição da prática jurídica.

Após apreciação da idoneidade moral dos candidatos, a banca organizadora julgará os títulos obtidos até a data de publicação do edital do concurso. Serão pontuadas especializações acadêmicas e experiências profissionais.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. 

Baixe o regulamento do concurso MP PE na íntegra:

Concurso MP PE pode ter edital em dezembro

O edital do concurso MP PE está previsto para ser divulgado até dezembro. A informação foi passada pelo subprocurador-geral de justiça em assuntos jurídicos do órgão, Francisco Dirceu Barros, em setembro, por meio das redes sociais.

O representante do órgão revelou que a estimativa é ter o documento divulgado no máximo até o final de 2021.

O Ministério Público do Estado de Pernambuco não abre concurso para promotor de justiça há, pelo menos, sete anos. O último ocorreu em 2014, quando também foram disponibilizadas 15 vagas para promotores.

A banca foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), com remuneração inicial de R$19.383,87. Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de três etapas de seleção e contou com as disciplinas sendo divididas em quatro grupos temáticos:

  • Prova Seletiva;
  • Provas Discursivas, em número de duas;
  • Prova Oral.

Grupo 1: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal e Medicina Legal.

Grupo 2: Direito Civil, Direito Comercial e Direito Processual Civil.

Grupo 3: Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Eleitoral.

Grupo 4: Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente e Legislação Institucional.

Estude para concursos com a Folha Cursos

Assim como o Ministério Público de Pernambuco, diversos outros órgãos preparam concursos públicos para efetivos. Por isso, quem deseja entrar para o serviço público deve manter a preparação em dia.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon