Concurso MP-PA: cronograma do edital está em elaboração

As datas de publicação do edital, assim como das provas do concurso MP-PA estão em discussão pela comissão e banca organizadora.

17/04/2019 12:59 | Atualizado: 17/04/2019 16:06

17/04/2019 12:59 | Atualizado: 17/04/2019 16:06

O cronograma do concurso para nível médio do Ministério Público do Pará (MP-PA) já está em elaboração. O setor de Recursos Humanos do órgão informou à FOLHA DIRIGIDA que a data para publicação do edital ainda está em definição. Assim como o período para inscrições e o dia das provas objetivas e discursivas. 

A comissão responsável pelo concurso está em contato com o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap), banca organizadora, para fechar os últimos detalhes. A boa notícia é que fontes do MP-PA disseram que o “edital está para sair”.

A contratação da Cetap como banca do concurso ocorreu no dia 15 de fevereiro. Essa é a última etapa antes do edital. O que reforça a ideia de que o documento com as regras da seleção não deve demorar muito para ser publicado.

O Ministério Público do Pará prepara novo concurso para auxiliar de 
administração (Foto: Divulgação/MP-PA)

 

De acordo com o projeto básico do concurso MP-PA, ao qual a FOLHA DIRIGIDA teve acesso, o edital aprovado pela Administração do órgão deve ser publicado em até 40 dias. Esse prazo é contado após a assinatura do contrato com a banca organizadora.

As provas, por sua vez, deverão ser aplicadas em, no máximo, quatro meses após a contratação da Cetap. O concurso terá oferta de 15 vagas mais cadastro de reserva para auxiliar de administração. O cargo exige apenas o ensino médio completo.

O projeto básico adianta que as oportunidades do concurso MP-PA serão distribuídas pelas seguintes regiões administrativas:

  • Belém (2 vagas mais CR);
  • Nordeste (3 mais CR);
  • Tocantins (1 mais CR);
  • Marajó (2 mais CR);
  • Sudeste (4 mais CR);
  • Sudoeste (2 mais CR); e
  • Baixo Amazonas (1 mais CR).

A remuneração inicial da carreira de auxiliar é de R$2.320,42 para jornada de 30 horas de trabalho semanais. Os aprovados serão contratados pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado do Pará.

A taxa de inscrição no concurso será de R$40. Apenas pessoas com deficiência ou membros de famílias de baixa renda, que estiverem inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), poderão pedir isenção desse valor.

•  Quizz: você sabe fazer um bom planejamento para concursos?

Concurso MP-PA terá provas objetivas e discursivas

Os candidatos do concurso MP-PA serão avaliados provas objetivas e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão, segundo o projeto básico, é que 35 mil pessoas se inscrevam para os exames que serão compostos por 70 questões.

As disciplinas cobradas serão:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Noções de Informática;
  3. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará;
  4. Lei Orgânica do MP-PA;
  5. Noções de Administração Pública;
  6. Noções de Direito Constitucional;
  7. Noções de Direito Administrativo;
  8. Noções de Direito Civil

A prova de redação será realizada na mesma data da objetiva, devendo o candidato elaborar um texto com no mínimo 30 linhas e, no máximo, 50 linhas.

•  Tenha acesso a cursos de preparação para concursos!  

Serão corrigidas as provas discursivas dos 500 candidatos melhores classificados de cada região administrativa. Para isso, será preciso alcançar nota igual ou superior a 60% das questões de Conhecimentos Gerais e 60% das perguntas de Conhecimentos Específicos.

No vídeo abaixo, saiba como estudar quando o concurso tem banca organizadora definida:

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

MP-PA - 2021 - nível médio

PA
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação