Concurso MP-MS: saiba mais sobre as provas preambular e escrita
O concurso MP-MS já lançou edital e aplicará a primeira etapa de provas em abril. Saiba mais sobre o concurso e o conteúdo das provas.
26/01/2018 08:26 | Atualizado: 26/01/2018 08:31
26/01/2018 08:26 | Atualizado: 26/01/2018 08:31
O concurso MP-MS para o preenchimento de dez vagas, no cargo de promotor de justiça substituto, já está com inscrições abertas. Os interessados têm até às 18h, do dia 16 de fevereiro para se inscreverem pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura ( Fapec ), organizadora da seleção. A taxa de participação é de R$250.
 
O salário inicial do cargo é de R$23.512,65 e os candidatos serão selecionados através de provas preambular e escrita. O procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, falou sobre a importância do concurso.
 
"O Ministério Público, por vocação constitucional, é a instituição voltada para a efetivação da cidadania no Brasil. O concurso de ingresso para o cargo de promotor de Justiça substituto no MP-MS possibilitará a seleção de pessoas qualificadas e compromissadas em tornar concreto o que a Constituição Federal veicula, preenchendo nossos quadros e permitindo ao cidadão deste estado a elevação do patamar de cidadania e, por conseguinte, aprimorando a democracia", disse.
 
Ministério Público Mato Grosso do Sul
Concurso MP-MS seleciona para vagas de promotor
(Foto: divulgação)

As provas preambular e escrita do concurso MP-MS

Na prova preambular, a ser realizada sem consulta a qualquer material, serão considerados classificados os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50% das questões formuladas, em número correspondente a seis vezes o número de cargos de promotor, ultrapassando-se tal limite (60) apenas para inclusão de candidatos empatados em último lugar da classificação.
 
Estes classificados serão convocados para as provas escritas, que permitirão a consulta à legislação e súmulas de jurisprudência, desde que sem comentários ou anotações.
  
A prova preambular está prevista para ser realizada no dia 22 de abril. Já as provas escritas acontecem nos dias 24 e 26 de junho. Os candidatos deverão passar também por:
 
• Avaliação psicológica;
• Investigação social;
• Prova oral;
• Prova de títulos;
• Exames de sanidade física e mental.
 
Nas provas, será preciso responder à questões de disciplinas como Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Administrativo, Eleitoral, Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direitos Humanos, Direito Institucional do Ministério Público e Língua Portuguesa. 
 
Os requisitos para concorrer são ter concluído curso de bacharelado em Direito e contar com, no mínimo, três anos de efetivo exercício de atividade jurídica. Graças à formação de cadastro de reserva, durante a validade do concurso, que é de dois anos, poderão ser feitas contratações além das vagas inicialmente abertas, nos cargos que eventualmente ficarem vagos.

Estude para o concurso MP-MS

As provas do concurso MP-MS acontecem em abril e abordarão diferentes disciplinas. Confira alguns materiais sobre Direito Constitucional e Penal, além de dicas de Língua Portuguesa que podem te auxiliar nos estudos para a seleção. 
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...