O
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários(Anffa Sindical) iniciou
campanha contra o
Projeto de Lei 334/2015, em tramitação na Câmara e que objetiva
terceirizar o
Serviço de Inspeção Federal (
SIF), sem
concurso desde 2014 e com um quadro de servidores desfalcado, em razão também de exonerações e aposentadorias.
Segundo o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, esse projeto coloca em risco a qualidade dos alimentos e a idoneidade da fiscalização, uma vez que os profissionais responsáveis por essa tarefa seriam contratados pela própria indústria, tendo, então, a imparcialidade comprometida. Por isso, o sindicato iniciou uma campanha contra a terceirização e em defesa do concurso, que conta com um abaixo-assinado em seu site.
Apesar desse quadro, o Ministério da Agricultura comprometeu-se a enviar pedido de realização de concurso para o cargo de fiscal agropecuário, função de nível superior que garante remuneração inicial de R$14.584. Ainda não há informações sobre quando esse pedido será encaminhado, mas isso deverá ocorrer até o dia 31 de maio, data limite estabelecida pelo Ministério do Planejamento. A oferta de vagas a ser solicitada também não foi definida, porém o sindicalista Maurício Porto estima que serão 300.
Veja abaixo como foi o último concurso
O último concurso para auditor fiscal contou com organização da Consulplan, que aplicou questões objetivas de Língua Portuguesa (dez), Raciocínio Lógico (cinco), Conhecimentos de Informática (cinco), Conhecimentos Gerais (dez) e Conhecimentos Específicos (20). Além disso, os candidatos fizeram uma redação e, no caso dos que optaram pelas unidades do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário), também houve uma prova de títulos.