Concursos em 2020: entre candidatos, maioria é mulher com até 35 anos

Confira levantamento feito por Folha Dirigida com 13 dos principais cursos preparatórios do país para traçar o perfil dos candidatos

27/10/2020 09:00 | Atualizado: 03/12/2020 12:48

27/10/2020 09:00 | Atualizado: 03/12/2020 12:48

Qual o perfil dos candidatos de concursos públicos no país? A maioria é mulher ou homem? Quais editais geram maior interesse? Qual é a idade média dos futuros servidores?

Para responder a essas perguntas, Folha Dirigida entrou em contato com 13 dos principais cursos preparatórios do Brasil. O objetivo foi entender o cenário este ano e conhecer as expectativas para 2021.

Os cursos entrevistados foram: 

  1. Estratégia Concursos ;
  2. Gran Cursos Online ;
  3. Focus ;
  4. Alfacon ;
  5. Ronaldo Bandeira ;
  6. QConcursos ;
  7. Degrau Cultural ;
  8. Progressão Concursos ;
  9. Focado no Edital ;
  10. Fox Trot ;
  11. EduQC ;
  12. CPC ;
  13. Direção Concursos .

De acordo com os dados coletados, as mulheres lideram as matrículas nos cursos preparatórios. A maioria dos alunos tem entre 25 e 35 anos de idade e ainda não tem cargo no serviço público.

A reportagem também questionou o número de alunos nos cursos. Ao todo, as instituições movimentaram 300 mil pessoas ao longo deste ano. No entanto, esse número não é totalmente real, já que alguns cursos não responderam a essa pergunta.

Presencial x Online

A cada 13 cursos preparatórios, oito disponibilizam conteúdo apenas em plataformas online (Gran Cursos Online, Estratégia Concursos, Alfacon, Focus, Direção Concursos, QConcursos, FoxTrot e EduQC). 

Outros seis atuam na forma online e presencial (CPC, Alfacon, Ronaldo Bandeira, Degrau Cultural, Progressão Concursos e Focado no Edital).

A pandemia do Coronavírus modificou a forma de estudos para concursos. A partir das medidas de isolamento social, cresceu a procura por cursos de preparação online. 

As vantagens do estudo à distância, ligadas ao tempo e deslocamento, têm chamado a atenção dos futuros servidores.

Tempo médio de aprovação

O tempo médio de matrícula entre os cursos entrevistados é de um ano. Os candidatos podem levar até quatro para conquistarem a aprovação.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, não realiza concursos desde 2015. Dessa forma, o tempo para a aprovação acaba sendo maior. Situação similar ocorre com a Receita Federal. 

"Os alunos que estudam para a Receita Federal, por exemplo, estão desde 2014 esperando um concurso", enfatizou Heber Carvalho, CEO e fundador da holding Estratégia Educacional.

Há casos também em que o tempo médio para aprovação em um concurso público pode ser menor. Como nas Polícia Militares, Civis e Tribunais de Justiça, conforme o cargo.

Concursos de Segurança têm maior procura

Dos 13 cursos entrevistados por Folha Dirigida, nove tiveram maior procura em preparatórios na área de Segurança. Em seguida, apareceram os concursos de tribunais, fiscais e administrativos.

Confira as áreas mais procuradas na preparação para concursos:

  • 1º lugar: Segurança;
  • 2º lugar: Tribunais;
  • 3º lugar: Fiscal;
  • 4º lugar: Administrativa;
  • 5 º lugar: Jurídica.

A seguir, veja o perfil dos candidatos a concursos públicos em cada curso preparatório:

Estratégia Concursos

O Estratégia informa ter 200 mil alunos ativos na plataforma, divididos em diversas áreas, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concursos para carreiras fiscais, policiais, tribunais, saúde, vestibulares, ENEM, etc.

Na área de Vestibulares e Enem, por exemplo, a faixa etária média é inferior a 21 anos, em grande parte composta por mulheres. Porém, a faixa etária média, considerando todas as áreas do Estratégia, é entre 29 e 34 anos, mulheres são maioria e apenas uma minoria dos alunos já possui cargo público.

Em 2020, os grandes destaques são os cursos para a área policial. Concursos como o da Polícia Civil do Distrito Federal (escrivão e agente), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Depen são os mais procurados.

As matrículas duram de um ano e meio a dois anos. Já o tempo médio para aprovação é de até três anos.

“Como o material da nossa plataforma é inteiramente baixável, é praticamente impossível sabermos quantos desistem e quantos prosseguem nos estudos ao longo do tempo”, ressaltou Heber Carvalho, CEO e fundador da holding Estratégia Educacional.

A Edtech tem como braços à Estratégia Concursos, Estratégia Vestibulares, Estratégia OAB, Estratégia Carreiras Jurídicas, Estratégia Militares, e está lançando agora também o braço na área de saúde.

Gran Cursos Online

Os concursos com maior procura por preparatórios no Gran Cursos Online são: PC PA, PC DF, PM TO, Senado, TCU, INSS, Bacen e Sefaz. O pacote com mais vendas é o da assinatura ilimitada.

Gabriel Granjeiro, presidente do Gran Cursos explicou que a modalidade de ensino digital tem crescido ao longo da pandemia. 

"Porque muitos candidatos foram privados da possibilidade de estudar presencialmente e optaram por estudar em suas casas pela Web".

Leia também:

Focus

Entre janeiro e agosto deste ano, o Focus registrou 80 mil matrículas em seus cursos preparatórios. Desse total, 46% são mulheres e 54% homens. Apenas 14% já têm algum cargo público.

Os estudantes, de acordo com o curso, são das classes B e C e tem faixa etária entre 21 e 38 anos. O Focus atua somente com aulas na modalidade online. A maior procura é para os concursos da PRF, PF e Depen, no pacote de assinatura anual.

A porcentagem de procura por área se configura da seguinte maneira:

De acordo com o Focus, o tempo médio de aprovação de seus alunos fica entre um e quatro anos.

Alfacon

Por sua vez, o Alfacon tem 700 alunos matriculados nas aulas online e 100 no presencial. Do total de estudantes, 80% são homens, com idade entre 20 e 30 anos. Mais de 90% ainda não têm cargo no serviço público.

O pacote preparatório com mais procura é o Plano Black (carreiras policiais), que tem o curso online agregado ao presencial. Os destaques ficam para os cursos da Polícia Federal e PRF – em média, 80% procuram por polícias.

“Os cursos para tribunais, administrativos e fiscais correm por fora”, disse o Alfacon em entrevista à Folha Dirigida.

O tempo médio de aprovação é de dois a cinco anos. “No presencial nossa taxa de aprovação é acima de 70%, já no online ficamos na faixa de 50%”, afirmou o curso.

Ronaldo Bandeira

Enquanto no presencial o curso Ronaldo Bandeira tem 80 alunos, no online há milhares de inscrições. O perfil dos alunos é de 23 a 44 anos, com 12 meses de matrícula.

Um diferencial em relação aos demais preparatórios é que 43% dos alunos do Ronaldo Bandeira já têm cargo no funcionalismo. O tempo médio para aprovação é de 18 a 24 meses.

Os cursos com mais matrículas são para concursos policiais.

QConcursos

O QConcursos não respondeu sobre o número de alunos em seus cursos. Apenas disse que a média de idade é de 25 a 35 anos. De acordo com o preparatório, 53% são de mulheres e 47% de homens.

Eles ficam matriculados por dois anos. Somente 10% já tem algum cargo no serviço público.

Como exceção aos demais cursos, a carreira mais procurada no QConcursos é a de técnico judiciário, que exige nível médio para ingresso em tribunais. As aulas do preparatório são apenas online, cujo tempo médio para aprovação é de quatro anos.

Degrau Cultural

Cerca de 10 mil futuros servidores estão matriculados na Degrau Cultural. Eles têm idade de 17 a 64 anos. Em 90% dos casos, a procura é por concursos policiais e de tribunais e apenas 10% para concursos fiscais.

Os alunos ficam, em média, até um ano e meio com a matrícula ativa. A Degrau Cultural sempre teve um quantitativo de estudantes no presencial superior ao online. Mas, a pandemia do Coronavírus inverteu essa lógica.

“O número de matrículas que fazemos para o presencial é um pouco maior do que para o online. A pandemia restringiu a oferta de cursos presenciais. Passamos, então, a oferecer um curso online ao vivo em tempo real com os alunos podendo fazer pergunta aos professores”, disse o curso.

Progressão Concursos

Já o Progressão Concursos informou que tem em torno de 1.500 alunos em suas três unidades no estado do Rio de Janeiro: Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Ilha do Governador.

Além de 10 mil alunos que estudam só online em São Paulo, Acre, Mato Grosso e no Brasil inteiro. “O online engloba concursos públicos, pré-militar e pré-vestibular”, afirmou Renato Biancardi, diretor do Progressão. 

A faixa etária fica em torno de 30 a 35 anos, 48% de homens e 52% de mulheres. Em termos de porcentagem, 90% dos alunos vêm da iniciativa privada e não têm cargo público. O tempo de aprovação é de dois anos.

“O curso mais procurado, normalmente, é segurança pública. Duas grandes procuras são os tribunais e segurança pública. Hoje, se eu tirasse uma foto lá, eu ia te dizer que 60% está buscando uma carreira de segurança pública e 40% está buscando tribunais”, explicou o diretor.

Um pacote que chama atenção é da Turma Pro, que oferece grade curricular com disciplinas básicas cobradas em concursos. Ainda conta com uma equipe de professores muito qualificada (juízes, delegados, servidores públicos).

Focado no Edital

Mais de 6.300 pessoas estão cadastradas no sistema do Focado no Edital. Elas, segundo o curso, já compraram um preparatório ou uma apostila. A pandemia desacelerou o fluxo de novas matrículas. Em 2020, foram 352 novos clientes.

O perfil se desempenha da seguinte forma: 18 a 55 anos, sendo 65% de mulheres. A maioria começa o curso preparatório sem carreira no serviço público.

A maior procura é para área administrativa, sobretudo para o cargo de assistente em administração.

Fox Trot

O Fox Trot recebe 80 alunos por semestre nos cursos presenciais, o que totaliza 160 por ano. Enquanto na modalidade online, são cerca de 500 estudantes.

Eles têm entre 18 e 30 anos, sendo 70% de homens e 30% de mulheres.

“São difíceis os casos que vêm nos procurar e já têm um cargo público. Mas, eu posso dizer que desde que eu abri o curso, cerca de apenas 5% já tinham cargo público”, esclareceu Harisson Chaves, fundador do FoxTrot.

Atualmente, os cursos com maior procura são para Polícia Militar do Paraná.  

“Sobre o tempo médio, para a PM do Paraná leva pelo menos um ano de preparação. Para a PM de São Paulo, pelo menos seis meses e para a Polícia Civil, pelo menos dois anos. Atualmente, o nosso curso está com 85% de aprovação em concursos de polícia”, garantiu o fundador do curso. 

EduQC

Por sua vez, a EduQC tem em torno de 10 mil alunos. Eles são desde jovens até pessoas experientes. Porém, a maioria tem entre 25 e 35 anos. Há um equilíbrio entre homens e mulheres.

Somente 10% já é concursado, mas procura um cargo melhor (como por exemplo, sair das esferas municipais e estaduais para federal). Os cursos mais procurados são de preparação para concursos policiais, de tribunais e área jurídica.

A EduQC atua apenas online. Os alunos ficam matriculados, em média, 10 meses. E o tempo para aprovação é de cerca de dois anos.

CPC

Com foco nos concursos do Sul do país, o CPC tem cerca de 2 mil alunos, com faixa etária entre 20 e 40 anos. Desse total, 60% são mulheres e apenas 5% já foram aprovados em concursos antes.

Segundo o curso preparatório, os cargos mais procurados são de nível médio e em tribunais. O CPC atua nas modalidades online e presencial. Com a pandemia, a procura caiu em 80%.

O tempo médio para aprovação dos alunos é de um ano. Acima de 80% conseguem êxito nos concursos.

Direção Concursos

No Direção Concursos, o principal público tem entre 25 e 34 anos. As mulheres estão em número um pouco maior que os homens. Embora ocorra variação entre as carreiras.

Por exemplo, as carreiras policiais costumam ter uma predominância de público masculino, enquanto as carreiras de educação costumam ter predominância feminina.

A maioria dos alunos não tem cargo público, sendo que grande parte não tem nenhum emprego, sendo sustentados pelos pais ou pelo cônjuge, além de realizarem atividades informais.

Os cursos do Direção Concursos são 100% online. A maior procura é por concursos da área policial (cerca de 40%). As áreas de Tribunais (20%) e Fiscal (15%), além da área de controle (10%) fecham as mais relevantes.

Para conquistar a aprovação, é necessário mais de um ano de estudo, segundo o curso. A assinatura ilimitada anual é líder de vendas.

Curtiu os dados que trouxemos aqui? Que tal saber ainda mais? Preparamos uma série aprofundada sobre o que ainda não te contaram da preparação para concursos, que vai muito além do candidato!

Confira mais da nossa série de reportagens!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...