Estudando para concurso? Confira os principais cursos do mercado

Folha Dirigida reuniu os principais players no setor de concursos públicos atualmente. Confira a lista completa!

12/11/2020 17:40 | Atualizado: 03/12/2020 12:59

12/11/2020 17:40 | Atualizado: 03/12/2020 12:59

Estudar para o concurso público é um dos sonhos que requer muita disciplina. Além disso, o futuro servidor precisa tomar algumas decisões importantes ao longo do caminho. Uma delas é como vai ser sua preparação e, se for para um curso preparatório, qual escolher.

Vários aspectos precisam ser considerados nesse processo de escolha: métodos pedagógicos utilizados, modalidade oferecida (presencial ou online), concursos nos quais o curso é focado, entre outros.

Mas, antes de tudo, os candidatos devem conhecer quais são os cursos preparatórios que atuam no mercado de concursos públicos hoje em dia. Por isso, Folha Dirigida conversou com 13 dos principais players do mercado.

Dentre os tópicos comentados pelos cursos, está a  importância de procurar materiais, cursos e profissionais de qualidade para apoiar o candidato no momento da preparação. A recomendação é evitar métodos milagrosos e buscar cursos que trabalham com seriedade.

Além disso, os representantes dos cursos ressaltaram a importância de não utilizar materiais piratas, que podem conter erros ou estarem desatualizados, o que só atrasa ainda mais a preparação. Por isso, o ideal é verificar a procedência dos materiais e a reputação do curso que pretende contratar. 

Outra dica é utilizar os recursos gratuitos disponibilizados pelos preparatórios, para identificar se vão atender às suas necessidades ou não. 

Participaram das entrevistas os cursos: Gran Cursos Online, Estratégia Concursos, Direção Concursos, Focus, Alfacon, Ronaldo Bandeira, QConcursos, Degrau Cultural, Progressão Concursos, Focado no Edital, FoxTrot, EduQC e CPC.

Conheça um pouco mais sobre essas instituições e entenda as particularidades de cada um delas.

+ Como estudar para concursos? Conheça os métodos pedagógicos!

+ Mercado de concursos em 2020: Segurança é destaque e online cresce

Candidato fazendo prova
Cursos preparatórios ajudam candidatos com conteúdos e planejamento 
dos estudos (Foto: Divulgação)

Conheça 13 dos principais players no mercado de concursos atualmente

Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online tem opções de cursos para diferentes concursos, em diversas áreas, incluindo preparatório para o Exame da Ordem. No entanto, a maior procura, atualmente, tem sido para carreiras policiais.

A palavra de ordem para o curso é autossuficiência. O aluno pode acessar videoaulas, PDFs, livros digitais e questões e planejar seus estudos de acordo com suas necessidades. 

Além disso, o candidato tem acesso a ferramentas que o ajudam a organizar os estudos, avaliar seu desempenho e a possibilidade de tirar dúvidas sobre os conteúdos estudados.

Estratégia Concursos

O Estratégia Concursos também conta com uma base de cursos diferenciados. Mas, as formações para área policial são as mais buscadas.

O curso atua, apenas, na modalidade online. De acordo com o Estratégia, o diferencial em relação aos outros é o compromisso em oferecer um conteúdo escrito de qualidade. Além das videoaulas, o curso oferece aos alunos PDFs atualizados, com todas as informações necessárias.

Outro foco é a resolução de questões, que ajudam os futuros servidores a entenderem de maneira prática tudo o que é estudado na teoria.

Focus

Outra opção de preparatório, que oferece cursos para diferentes áreas é o Focus. Os cursos para áreas policial e administrativa são o destaque.

O curso atua na modalidade online. Para garantir a aprovação de seus alunos, o Focus afirma apostar em um método próprio, pautado em três pilares: Mundo dos Concursos, Técnicas de Estudos e Inteligência Emocional.

Aliado a isso, os estudantes têm acesso a uma ferramenta de questões, com simulados, videoaulas e planejamento  de estudos. 

Alfacon

O Alfacon também integra a lista de cursos que oferecem opções para candidatos interessados em diferentes áreas. A maior procura é para concursos da carreira policial, especialmente as polícias no âmbito federal (PF e PRF). Mas cursos para as áreas de Tribunais, Administrativa e Fiscais também são requisitados.

Diferentemente dos outros cursos já citados, o Alfacon conta com opções para as modalidades presencial e online. Os cursos presenciais são apenas para as carreiras policiais, carreiras militares e Policia Militar PR. Já no online são contempladas todas as áreas. 

A maior busca acaba sendo pelo curso online. Um dos motivos são as comodidades apresentadas pelo estudo à distância. Além disso, o Alfacon tem estudantes de todo o Brasil. O curso oferece aulas de conteúdo, exercícios e reforço, além de disponibilizar simulados aos candidatos.

Ronaldo Bandeira

O curso Ronaldo Bandeira é focado em carreiras policiais. E, há opções para modalidades presenciais e online, sendo a segunda a mais procurada.

O curso, que tem duração média de 12 meses, oferece conteúdos programáticos baseados em análises dos últimos concursos. Além de aulas, que mesclam teoria e exercícios, simulados e mentorias.

QConcursos

No QConcursos, que trabalha somente com o online, a maior procura costuma ser para área de Tribunais. No entanto, são oferecidas opções para concursos de diferentes áreas.

O método utilizado pela instituição é baseado em estudos de caso. Ou seja, aprender a teoria por meio da prática.

Sendo assim, os candidatos têm acesso a questões comentadas, para que eles consigam resolver a questão, além de entender a teoria por trás da resposta. Na assinatura ainda são oferecidos recursos, como videoaulas, guias de estudos baseados no edital e apostilas.

Degrau Cultural

O foco dos cursos da Degrau Cultural são concursos nacionais e do Rio de Janeiro. Os três maiores eixos de procura são: área Policial, área de Tribunais e área Fiscal.

O curso trabalha com as modalidades presencial e online. Além das apostilas, são oferecidas aos alunos aulas direcionadas para cada concurso e turmas de simulados avançados ao final de cada curso.

Botão com link para assinatura

Progressão Concursos

Além do pré-vestibular, o Progressão também tem opções de cursos preparatórios para concursos. Diferentemente dos demais cursos, o Progressão trabalha sob demanda. Ou seja, a oferta de cursos fica maior, a medida que novos editais vão sendo publicados.

Normalmente, a área de maior procura é a da Segurança Pública. O curso tem as opções presencial ou online, sendo que esta última funciona de duas formas: como um curso à distância mesmo e como um complemento para os estudantes do curso presencial.

Para o curso, seu maior diferencial são os professores, que além de transmitir os conhecimentos necessários, motivam e aconselham os alunos. As aulas oferecidas são expositivas e os candidatos contam com o suporte das tecnologias de apoio educacional utilizadas no curso.

Focado no Edital

No Focado no Edital a maior procura costuma ser por concursos para carreiras da área administrativa. O curso, que normalmente trabalha com aulões presenciais, precisou migrar essa iniciativa para o online durante a pandemia.

Além dos aulões, também há cursos  e apostilas disponíveis. A proposta é apostar em poucos produtos, mas com ênfase numa entrega de qualidade.

Os alunos que adquirem o curso ou apostila completos recebem, ainda, um plano de estudos referente ao concurso e simulados gratuitos até a prova.

FoxTrot

No FoxTrot a maior demanda também costuma ser por concursos policiais, especialmente para as Polícias Militares. O curso trabalhava apenas presencialmente, mas este ano, por conta da pandemia, lançou o curso online.

O curso trabalha com uma agenda semanal, que funciona de domingo a domingo. Além dos conteúdos teóricos, os alunos do FoxTrot têm acompanhamento psicológico e preparação física. Os alunos também recebem um plano de estudos a longo prazo e acesso a materiais próprios.

EduQC

O EduQC oferece cursos para concursos de diversas áreas. Se destacam os destinados às áreas Policial, Tribunais e Jurídica. 

O EduQC conta, apenas, com a modalidade online. No entanto, a instituição não atua como um curso preparatório. O foco é ajudar o candidato a organizar seus estudos.

Os assinantes têm acesso a metas semanais e diárias, de acordo com as suas proficiências (seus conhecimentos) em cada disciplina, calculadas na plataforma da empresa. Além disso, são realizadas avaliações frequentes, com questões reais de concurso na área de interesse do aluno.

A medida que o aluno vai avançando nas avaliações, ele pode ir atualizando seu planejamento, mas com base em resultados reais. O controle indica quanto estudar de cada disciplina. Quanto avançar na teoria, quanto praticar e quanto revisar. 

CPC

No CPC concursos a maior procura é por cursos preparatórios para concursos da área de Tribunais. O curso trabalha com as modalidades presencial e online.

Os alunos têm acesso a aulas teóricas, revisões e resoluções de questões. Além de ferramenta de planejamento e apostilas.

Direção Concursos

O Direção Concursos oferece opções para concursos de diferentes áreas, mas a maior procura costuma ser para as áreas Policial, Tribunais e Fiscais. Os cursos são 100% online. 

Os alunos têm acesso a materiais de preparação até a data da prova, ao adquirirem o curso. De acordo com o Direção, são oferecidas aulas completas em vídeo e escritas, cobrindo todos os tópicos do edital do concurso de interesse do aluno.

Na opção de assinatura ilimitada, os candidatos ainda garantem acesso à plataforma de questões do QConcursos (parceiro do Direção Concursos) e ferramentas como o Raio-X, que permitem que o aluno planeje seu estudo com base nos assuntos mais cobrados pela sua banca organizadora ou pelos concursos anteriores para o seu cargo.

Ainda existe a ferramenta PDF 2.0, que permite a leitura mais ágil dos cursos. O que inclui ferramentas para grifar, mandar dúvidas para os professores, produzir mapas mentais e mais.

Curtiu os dados que trouxemos aqui? Que tal saber ainda mais? Preparamos uma série aprofundada sobre o que ainda não te contaram da preparação para concursos, que vai muito além do candidato!

Confira mais da nossa série de reportagens!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...