Como estudar para concursos? Conheça os métodos pedagógicos!

Quer estudar para concursos públicos, mas não sabe como? Folha Dirigida reúne os principais métodos pedagógicos do mercado. Confira!

05/11/2020 12:55 | Atualizado: 03/12/2020 12:46

05/11/2020 12:55 | Atualizado: 03/12/2020 12:46

Quem anseia por uma carreira pública já deve ter se perguntado: como estudar para concursos públicos? A dúvida, por mais comum que seja, ainda não tem uma resposta absoluta, mas há um caminho. Por isso, Folha Dirigida reuniu os principais métodos pedagógicos praticados no mercado.

Para isso, a nossa reportagem ouviu 13 dos principais cursos preparatórios do país, sendo eles:

Entre os objetivos do estudo está o de oferecer um levantamento sobre os métodos pedagógicos mais praticados atualmente.

Com isso, o futuro servidor tem acesso a informações de cada curso e, a partir daí, pode escolher o caminho que deseja seguir, com base no seu perfil e concurso desejado. Confira!

Videoaula é o método pedagógico mais praticado

Em tempos de tecnologia digital cada vez mais acessível, a videoaula ganhou força e é, hoje, o método pedagógico mais praticado no mercado de concursos públicos.

Segundo o estudo realizado por Folha Dirigida, a videoaula é o principal método praticado. Na mesma proporção, estão as aulas presenciais, mas algumas foram suspensas devido à pandemia de Coronavírus.

Neste caso, a videoaula e as aulas presenciais foram apontadas por 84,6% dos cursos. Ou seja, 11 dos 13 cursos preparatórios procurados pela reportagem afirmaram adotar este método de ensino.

Foram eles: Direção Concursos, CPC, Gran Cursos Online, Estratégia Concursos, Focus Concursos, Alfacon, Ronaldo Bandeira, QConcursos, Degrau Cultural, Progressão Educação e FoxTrot.

Em segundo lugar, o método pedagógico mais aplicado foi a ferramenta de questões. Na pesquisa, oito cursos informaram contar com este recurso, o que equivale a 61,5% do total dos entrevistados.

Entre os que afirmaram seguir este modelo estão: Direção Concursos, CPC, EduQC, Focus, Gran Cursos, Estratégia, QConcursos e Progressão Educação.

Videoaula é o método pedagógico mais pratico em cursos para concursos (Foto: Pixabay)
Videoaula é o método pedagógico mais praticado
em cursos para concursos (Foto: Pixabay)

Já no terceiro método mais apontado houve um empate entre dois tipos de recursos. A utilização de simulados e apostilas foi informada por seis dos 13 cursos entrevistados, representando cada um 46,15% dos entrevistados. 

Na lista dos que afirmaram adotar apostilas estão: CPC, QConcursos, Degrau, Focado no Edital, Progressão Educação, FoxTrot.

Já os cursos Estratégia, Focus, Alfacon, Ronaldo Bandeira, Degrau e Focado no Edital apontaram que aplicam simulados para os alunos.

Seguindo entre os métodos pedagógicos informados, o uso de PDFs foi indicado por cinco das 13 empresas consultadas.

Afirmaram ter essa opção: Direção Concursos, Gran Cursos Online, Estratégia Concursos, Alfacon e Focado no Edital. Equivalendo a 38,46% do total. 

Já sobre a ferramenta de planejamento, o resultado obtido foi de 23,7% dos cursos pesquisados. O recurso em si foi informado apenas por EduQC Concursos, Direção Concursos e Focus Concursos.

Apesar de não afirmarem especificamente ter uma ferramenta, os cursos CPC, Gran Cursos Online, Alfacon, Focado no Edital e FoxTrot mencionaram realizar uma espécie de planejamento de estudos de outras formas. 

Por fim, a adoção de mentoria foi o método pedagógico menos utilizado, sendo apontado apenas pelo curso Ronaldo Bandeira.

Outros tipos de métodos também foram informados, de maneira mais específica pelos cursos. Como, por exemplo, o FoxTrot, que afirmou contar com uma preparação física e acompanhamento psicológico.

Já o QConcursos informou ter guias de estudos baseados no edital, além do documento já esquematizado.

Métodos Pedagógicos mais comuns nos cursos para concursos públicos em 2020

 

Confira os métodos pedagógicos de cada curso

Cada curso possui um método pedagógico específico para concursos públicos. E para quem deseja conhecer um pouco mais dos 13 cursos entrevistados por Folha Dirigida, abaixo separamos os principais meios de ensino de cada empresa. Confira!

  • Gran Cursos Online

O método de ensino consiste em um sistema de preparação que engloba videoaulas, PDFs e livros digitais. O aluno também conta com acesso a questões em uma plataforma própria.

  • Estratégia Concursos

Neste curso, além das videoaulas didáticas, os alunos têm acesso a PDFs, aplicativo de cursos em formato de áudio, trilhas de estudo, simulados com correção em vídeo, monitorias com coaches, fórum das aulas (para tirar dúvidas com os professores) e um sistema de questões, com mais de 2,5 milhões de exercícios, sendo quase 850 mil resolvidos.

  • Focus

Segundo o curso, o aluno pode contar com o Método Focus de Aprovação (MFA), que é pautado em três pilares: mundo dos concursos, técnicas de estudos e inteligência emocional. A empresa conta ainda com uma ferramenta de questões, simulados e planejamento de estudo, com vídeoaulas de apoio.

  • Alfacon

No curso, os alunos contam com aulas de conteúdo, de exercícios e de reforço das matérias mais importantes, além de: simulados e módulos de matérias específicas. Basicamente, as aulas ocorrem de segunda a segunda. Há ainda planos de estudos individualizados, simulados e listas de exercícios por matéria. Os materiais de apoio são oferecidos em PDFs.

  • Ronaldo Bandeira

O método do Ronaldo Bandeira consiste em um conteúdo programático baseado em análise dos últimos concursos, com aulas presenciais (teoria e exercícios), videoaulas, simulados e mentorias.

  • QConcursos

O método pedagógico do curso conta com questões comentadas pelos professores, videoaulas, guias de estudos baseados no edital e apostilas em texto. É também oferecido um edital esquematizado. Todas as ferramentas ficam disponíveis no próprio perfil do aluno, em uma plataforma virtual.

  • Degrau Cultural

A Degrau Cultural conta com aulas objetivas direcionadas e turmas de simulados avançados após o curso. O curso conta com a venda de apostilas e soluções de aplicação para o aluno fazer questões de provas anteriores em casa.

  • Progressão Concursos

No curso, as aulas são expositivas e presenciais. No entanto, os alunos contam com tecnologias de apoio, por meio do Progressão Online. O Progressão afirma ainda que indica um material básico, para que o aluno tenha como estudar e trabalhar as questões, buscando a teoria.

  • Focado no Edital

A empresa trabalha com apostilas física e em PDF, além de cursos online, aulões focados em questões, plano de estudo referente ao concurso desejado e simulados gratuitos até a prova.

  • FoxTrot

Na grade semanal, geralmente as aulas ocorrem de domingo a domingo. Os alunos também contam com uma preparação física e acompanhamento psicológico, além de materiais próprios e apostilas diferentes para cada curso.

  • EduQC

Na EduQC o aluno conta com planejamento, mas não o material teórico. Neste caso, a metodologia é baseada em metas semanais e diárias, de acordo com os conhecimentos dos alunos, em cada disciplina e calculadas na plataforma. As avaliações são feitas frequentemente com questões de concursos dentro da área de interesse de cada aluno.

  • CPC Concursos

O curso oferece aulas teóricas e de revisão, além da resolução de questões para os alunos.

  • Direção Concursos

O Direção Concursos procura oferecer uma preparação direcionada para cada cargo público, fornecendo aulas em vídeo e escritas, cobrindo os tópicos do edital da seleção de interesse.

Na assinatura, o aluno tem acesso à plataforma de questões do site QConcursos, incluindo ferramentas como o Raio-X, que permitem que o aluno planeje seu estudo com base nos assuntos mais cobrados pela sua banca organizadora ou pelos concursos anteriores para o seu cargo. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Curtiu os dados que trouxemos aqui? Que tal saber ainda mais? Preparamos uma série aprofundada sobre o que ainda não te contaram da preparação para concursos, que vai muito além do candidato!

Confira mais da nossa série de reportagens!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...