Tatuagem nas Forças Armadas: o que é permitido?
Muitos candidatos têm dúvidas se é possível ingressar nas Forças Armadas com tatuagem. Confira as exigências da Marinha, do Exército e da Aeronáutica sobre o tema.
22/11/2017 16:18 | Atualizado: 09/07/2019 18:07
22/11/2017 16:18 | Atualizado: 09/07/2019 18:07
Tatuagem nas Forças Armadas pode? Essa é uma pergunta muito comum feita por milhares de candidatos que sonham ingressar na área militar.
 
Se você, no auge da juventude resolveu fazer um registro no corpo e agora está preocupado quanto à aceitação para ingresso no concurso público, não se desespere. A FOLHA DIRIGDA te explicará quaias as exigências de Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
 
Tatuagem nas forças armadas pode?
Tatuagem nas Forças Armadas pode?

STF veta suspensão de candidato com tatuagem em concurso público

Em agosto de 2016, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como inconstitucional a proibição de tatuagens a candidatos que concorrem a cargos públicos. De acordo com o ministro Luiz Fux, a criação de barreiras arbitrárias que impedem este acesso dos candidatos aos cargos públicos ferem os princípios constitucionais da isonomia e da razoabilidade.
 
A inconstitucionalidade foi concebida após um candidado ter aberto recurso extraordinário porque foi eliminado em seleção realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo devido a uma tatuagem na perna. “Um policial não se torna melhor ou pior em suas funções apenas por ter tatuagem”, disse Fux.
 
Para o ministro, a exceção acontece em casos de tatuagens que prejudiquem a disciplina e a boa ordem, sejam extremistas, racistas, preconceituosas, ou então que atentem contra a instituição. Ele ressaltou ainda que um policial não deve aparentar em seu corpo sinais que façam apologia ao crime ou exaltem organizações criminosas.

Aeronáutica permite a concorrência de candidatos com tatuagem

Em resposta à reportagem da FOLHA DIRIGIDA, a Força Áerea Brasileira informou que não restringe o ingresso de candidatos em suas seleções pelo uso de tatuagens, exceto em situações julgadas como excepcionais pela Aeronáutica.

Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, serão permitidos participantes com tatuagens de conteúdos que não violem os valores constitucionais.

 . Saiba como ingressar na Força Áerea Brasileira

Aeronáutica
FAB inscreve em concursos para oficiais temporários


A Força Áerea Brasileira divulgou diversos editais de concurso público visando a contratação de oficiais temporários . Há oferta de vagas para as áreas da educação, saúde e técnica, todas exigindo nível superior e com salário inicial de R$2.250.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 24 de novembro. O requisito é ter menos de 45 anos em 2017. São 917 vagas, das quais 430 para oficiais técnicos e do magistério e 487 para oficiais médicos, farmacêuticos, veterinários e dentistas. Os seleiconados farão parte do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon)

Marinha permite tatugens discretas e ocultas em uniforme

De acordo com a Marinha, é permitido o uso de tatuagens discretas, sendo estas entendidas como aquelas que se ocultem sob o uniforme básico. Entretanto, é proibido o uso de tatuagens ofensivas ou que sejam incompatíveis com o comportamento militar e com a tradição naval, mesmo que sejam discretas. 

. Concursos 2018: conheça as formas de ingresso na Marinha!

A restrição a tatuagens na Marinha está relacionado àqueles que apresentarem símbolos, desenhos ou inscrições que estejam relacionadas a:

- ideologias terroristas ou extremistas;
- ideias contrárias as instituições democráticas; 
- violência ou criminalidade;
- discriminação ou preconceitos de raça, credo, sexo ou origem;
- ideias ou atos libidinosos; e
- ideias ou atos ofensivos às Forças Armadas.

"Esses requisitos estão previstos nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil, aprovada pela Portaria Nº 286/MB de 13 de novembro de 2007, alterada pela Portaria Nº449/MB de 08 de outubro de 2015. Há, também, a Lei nº 11.279/06, de 9 de fevereiro de 2006, com redação dada pela Lei nº 12.704, de 8 de agosto de 2012 (Lei de Ensino na Marinha)." - Resposta enviada pela Marinha à FOLHA DIRIGIDA

Marinha do Brasil
Marinha permite tatuagens discretas e ocultas em uniforme
Foto: Divulgação

A Marinha tem várias formas de ingresso. Para ficar por dentro de todos os detalhes de como ingressar nesse serviço militar, confira o e-book preparado pela FOLHA DIRIGIDA, onde você descobre todos os detalhes de como fazer um concurso e processo seletivo.

Baixe o e-book!

Exército também aceita integrantes com tatuagens

O Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro informou à FOLHA DIRIGIDA que a tatuagem é aceita em candidatos pela Comissão de Seleção do Exército Brasileiro, desde que não seja ofensiva ou preconceituosa, não tenha palavrões ou suásticas.
Exército Brasileiro
Exército informa que admite candidatos com tatuagens
(Foto: Divulgação)
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon